5 de Março: Dia do Filatelista Brasileiro

5marco2015O Dia do Filatelista Brasileiro foi instituído pela Comissão Estadual de Filatelia e Numismática da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e foi escolhido por ser a data da organização dos Correios do Brasil decretada por D. Pedro I em 5 de março de 1829, definindo tarifas e outras questões burocráticas.

Filatelista é a pessoa que se dedica à Filatelia, ou seja, ao colecionamento de selos e outros materiais a eles relacionados como os carimbos, franquias mecânicas, flâmulas postais, inteiro-postais, etc. Além de selecionar os selos de acordo com o país ou o tema escolhido, o filatelista dedica-se à pesquisa tanto da história postal como às diversas variedades, curiosidades e tipos de selos emitidos por um determinado país. Quando a escolha da coleção é de um determinado tema, há necessidade de se estudar além dos detalhes do assunto escolhido, as diversas emissões postais de todo o mundo.

Os países mais desenvolvidos do mundo tratam a Filatelia como uma atividade cultural e, em muitos lugares, faz parte dos currículos escolares. Através dos selos se conhece os diversos aspectos culturais, históricos, geográficos, esportivos, etc. de um país.

O Brasil foi o segundo país do mundo a instituir o pagamento do serviço postais através dos selos e o terceiro a emiti-los, o que aconteceu em 1º de agosto de 1843. Logo no início da adoção do selo postal, os países trataram de organizar e oficializar seu uso, o que levou à criação de um organismo internacional, a União Postal Universal – UPU, que regulamenta o serviço postal em todo o mundo.

Esta é a nossa homenagem a todos que se dedicam à nobre arte de colecionar selos!

Parabéns Filatelista Brasileiro!

Créditos: Prof. José Maurício do Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *