Dicas de Marketing digital

5 Dicas de Marketing Digital para marcas de animais de estimação

Tecnologia

O Marketing Digital para marcas de animais de estimação é uma necessidade para todas as empresas do setor que desejam atrair mais clientes e reter os existentes. O seu potencial cliente, o dono do animal, é um dos mais ativos na mídia e páginas web: ele expressa seu amor pelo animal em suas redes sociais, faz parte de grupos que compartilham seus interesses e busca conselhos sobre seus cuidados.

Além disso, esses proprietários estão se tornando cada vez mais importantes, devido ao aumento do mercado brasileiro de animais de estimação e ao investimento em seus cuidados.

É por isso que apresentamos as 5 principais dicas de Marketing Digital para marcas de animais de estimação.

1- IDENTIFIQUE O SEU CLIENTE

Conhecer o nosso cliente, para além da sua demografia, é o ponto de partida da estratégia, pois apenas assim podemos identificar suas necessidades e dizer como as satisfazer com as nossas soluções.

Conseguimos isso traçando um perfil semifictício dele, que responde a perguntas como: quantos anos ele tem? Onde mora? Que cargo ocupa ou o que faz para viver? Qual é o seu nível de estudos? Quais as raças de animais mais pesquisam? Quais são os seus desafios? O que gosta de fazer? Que mídia digital consome? Quem segue? Em quais redes sociais tem atividade? Etc.

Com as respostas a essas perguntas podemos construir um planejamento de estratégias que será a descrição, para cada um dos perfis de clientes em potencial, incluindo seus:

  • Medos e frustrações.
  • Dores
  • Desejos e aspirações.

Lembre-se que uma mesma marca possui vários compradores pessoais ou descrições semifictícias de seus clientes e você deve criá-los, pois nem todos procuram a mesma coisa ou estão nos mesmos canais digitais.

2- TENHA UMA PRESENÇA ÚTIL ONDE SEU CLIENTE ESTIVER

Quando você já sabe em quais canais digitais seu cliente ideal está frequente e ativo, é hora de implantar o mix de mídia de sua marca, definir sua presença e papel em cada uma dessas mídias. É neste ponto que entra o conteúdo orgânico nas redes sociais, os anúncios pagos nelas, o posicionamento do seu site e a publicidade nos motores de busca, publicação dos produtos e serviços oferecidos, como exemplo, preço filhotes Golden Retriever, entre outros.

Marketing digital para petshop
Marketing digital para petshop

3- PESQUISE O QUE SEU CLIENTE ESTÁ PROCURANDO

O que em Marketing Digital é conhecido como Social Listening é uma prática que deve ser realizada constantemente, se deseja o sucesso das estratégias de marketing e vendas de qualquer empresa, inclusive de animais de estimação.

Consiste em conhecer as tendências nas conversas nas redes sociais sobre os temas ou palavras-chave que você estabelece: você pode saber o que está sendo dito sobre uma marca ou um tema.

Porém, essa prática seria incompleta se você não soubesse o que seu público-alvo procura, supondo que a maioria das ações na internet seja desencadeada por buscas. Para descobrir em que tipo de informação seu cliente potencial está interessado, existem duas plataformas gratuitas por excelência: o Google Keyword Planner e o Google Trends.

Usá-los e aproveitá-los é muito simples: você insere as palavras-chave que deseja e a localização, depois o sistema lhe dará as estatísticas de pesquisa e recomendações dos termos associados mais pesquisados.

Você já sabe no que seu cliente ideal está interessado, então é hora de conhecer e implementar a seguinte dica de Marketing Digital para marcas pet.

4- FORNEÇA AO SEU CLIENTE POTENCIAL O QUE ELE ESTÁ PROCURANDO

Chegou o momento decisivo, do ponto de vista tático: criar e gerenciar o conteúdo que dará voz à sua marca nos canais digitais. Essa estratégia de conteúdo, como você já percebeu, é baseada em quem é seu cliente potencial, o que ele está procurando e em que mídia o faz.

A comunicação varia em cada canal, pois o público, seus gostos e usos, são diferentes. Para isso você deve adaptar sua estratégia à natureza de cada meio, em formatos, tendências e frequências. Você varia como se comunica, mas preserva uma linha comportamental em todos os seus canais para que eles sempre o reconheçam: a identidade de sua marca ou branding.

Uma parte importante de fornecer ao seu cliente potencial o que ele está procurando é manter o foco na geração de interação e feedback; lembre-se que os canais digitais são multidirecionais e, neles, a potência é do usuário.

5- DÊ PRESENTES FREQUENTES AOS SEUS CLIENTES

Cativar e manter é a sua missão. Cative e prenda os seus clientes, que sentem que a sua marca, produtos ou serviços constituem sempre uma solução para os seus medos, frustrações, dores, desejos e aspirações. Que se sintam compreendidos e mimados.

A maneira mais eficaz de mimar alguém é sempre dar mais, surpreendê-lo, doar. Nesta área, recomendamos que você aplique estratégias de marketing de afiliados, descontos para compras frequentes e incentivos para avaliações, comentários ou anedotas positivas da experiência de compra.

Promova que seus próprios clientes são os embaixadores de sua marca. Afinal, a mensagem que alguém conhecido envia é a mais poderosa, aquela em que mais confiamos.

Se você realmente deseja aproveitar essas 5 dicas de marketing digital para marcas de animais e traduzir sua implementação em resultados de sucesso, você deve aplicar perseverança, pesquisa, criatividade, análise e, o mais importante, recursos de desempenho valiosos: tenha um grupo de especialistas em Marketing Digital específico para marcas como a sua, pois só isso irá garantir foco constante e conhecimento real do seu potencial cliente.