5 maneiras de adquirir hábitos sustentáveis em casa

Casa

Nos últimos 100 anos, o ser humano destruiu 50% das reservas naturais do planeta. Isso sem contar outros danos ao meio ambiente, como o efeito estufa. Por isso, nunca foi mais importante adquirir hábitos sustentáveis em seu cotidiano.

Atualmente há muito interesse das pessoas na instalação de energia solar em casa. Isso é benéfico porque as fontes biocombustíveis de energia elétrica, como é o caso do petróleo, são escassas na natureza. Ao implantar um sistema de coleta de energia solar para criar energia elétrica, há a utilização de energia infinita do planeta, que é o caso dos raios solares.

Junto com a instalação de energia solar em casa, há outros hábitos simples que você pode criar em sua rotina para ser mais sustentável. Descubra 5 maneiras de adquirir hábitos sustentáveis em sua residência.

1. Troque as lâmpadas da casa

Uma atitude sustentável e simples é trocar as lâmpadas incandescentes de sua residência por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Estas últimas são muito mais econômicas que as fluorescentes. Além disso, lâmpadas de LED não possuem metais pesados, consomem apenas 8W para distribuir a mesma luminosidade de uma lâmpada incandescente de 60W e duram 40 vezes mais.

2. Faça reciclagem

No total, há 7 bilhões de habitantes na Terra, que geram 1,4 toneladas de lixo anualmente. Apenas em nosso país, são geradas 76 milhões de toneladas de lixo. Apenas 3% dessa quantia é reciclada. O restante vai parar em aterros sanitários.  

Você pode criar hábitos sustentáveis ao reduzir a quantidade de lixo gerado em casa, além de reciclar tudo que é possível, como papéis, plásticos, vidros e metais. Leve tudo para uma coleta seletiva perto de você, basta pesquisar na internet.

3. Reduza o uso de embalagens

Nem sempre é preciso utilizar embalagens. Na academia, leve uma garrafa de água térmica, substituindo garrafas plásticas durante a prática das atividades físicas. No trabalho e em casa, não utilize copos descartáveis. Use um mesmo copo lavável.

Ao fazer compras, use ecobags ou caixas de papelão em vez de sacolas plásticas. O Brasil só recicla apenas 17,5% de plástico rígido. O restante vai parar em aterros e demoram até 400 anos para se degradar. 

Outra informação importante é que para produzir apenas um quilograma de plástico, é gasto 1,5 de petróleo, que é um biocombustível escasso no planeta.  

4. Decore sua casa com objetos reutilizados

Você pode ser sustentável até na hora de mobiliar e decorar sua casa. Aproveite a mobília antiga de familiares ou até de brechós. Vale a pena participar de grupos de desapego regionais do Facebook para conseguir produtos mais em conta e que outras pessoas não tenham mais interesse em utilizar.

Você também pode reutilizar materiais para criar objetos decorativos através de tutoriais de DIY (do it yourself), que em português significa “faça você mesmo”. Eles estão disponíveis no Youtube com mais praticidade. 

5. Tire os aparelhos da tomada

Aparelhos conectados na tomada, mesmo desligados, representam 12% do total da conta de energia elétrica de sua residência. Por isso, não tire os eletrônicos das tomadas apenas em viagens, mas sempre que você não estiver utilizando. Luzes de alerta nos dispositivos consomem energia, mesmo que desligados, como é o caso de uma TV, por exemplo.