5 meios de transporte mais ecológicos e sustentáveis

Saúde

A preocupação com o meio ambiente tem sido crescente. Com isso, passamos a entender a importância dos meios de transporte ecológicos e sustentáveis, como é o caso da bicicleta. Todos temos uma parcela de responsabilidade sobre os impactos negativos na natureza, uma vez que extraímos dela todos os recursos necessários para a nossa existência.

Sendo assim, é importante evitar ao máximo a emissão dos gases poluentes, bem como reduzir o desperdício de insumos. Dessa forma, conseguimos fazer a nossa contribuição — mesmo que pequena — para o meio ambiente.

Neste artigo, selecionamos 5 meios de transportes ecológicos e sustentáveis a fim de que você escolha o que mais atende às suas necessidades. Confira!

1. Bicicletas

Desde o século 19 — época em que foram inventadas — as bicicletas têm sido muito úteis, principalmente quando falamos em meios de transportes que não emitem gases nocivos. Outra poluição que elas diminuem é a sonora, uma vez que não emitem sons altos, como caminhões, carros e motos.

Além disso, a bicicleta tem um baixo custo. Para adquiri-la, não será necessário desembolsar muito, se você não quiser. É claro que existem modelos mais onerosos, mas tudo depende do seu objetivo. Se você deseja apenas se deslocar para o trabalho, por exemplo, pode comprar uma bicicleta mais simples.

2. Carros elétricos

Há quem não é adepto à nenhuma atividade física, e isso é algo particular de cada pessoa. Nesses casos, a bicicleta não aparece como uma alternativa interessante de meio de transporte ecológico e sustentável.

Para esse público, podemos indicar o uso de carros elétricos. Além de não emitir gases poluentes, esse tipo de veículo é mais “limpo” que os carros à base de combustível fóssil.

3. Transportes públicos

Muitos não gostam dessa opção, porém ela é menos poluente que carros — e outra, não é todo mundo que tem condições de comprar um carro elétrico, certo? Portanto, ao listar os transportes mais ecológicos e sustentáveis, precisamos ser o mais coerentes possível.

Nesse caso, o transporte público passa a ser uma alternativa mais vantajosa, porque ele permite que muitas pessoas sejam transportadas de um ponto a outro de uma só vez. Se ele consegue transportar 40 pessoas, por exemplo, são 40 carros a menos circulando e emitindo gases poluentes no meio ambiente.

4. Trem

O trem é uma opção tão sustentável quanto o ônibus. Ademais, ele costuma ser mais confortável que um avião, e você pode visualizar lindas paisagens durante a sua viagem. Alguns deles são equipados com camas, o que ajuda você a economizar com hospedagens durante a sua viagem.

No Brasil, esse meio de transporte ainda é pouco difundido, todavia é uma ótima opção para se deslocar com mais rapidez nos grandes centros.

5. Caminhada

As pernas são o meio de transporte mais antigo e, de longe, a forma mais ecológica e sustentável — afinal, para usá-las, só é preciso um pouco de força de vontade. Embora não seja tão rápida, a caminhada permite que você também cuide da sua saúde e do seu bem-estar. Inclusive, contribui para a sua saúde mental, principalmente depois de um dia agitado no trabalho, por exemplo.

Cogite fazer caminhadas não apenas para ir ao trabalho, mas para ir ao supermercado, à farmácia, à academia e a outros lugares convencionais. Com o passar do tempo, você passará a preferir fazer uma caminhada do que usar o próprio carro.

Agora que leu o artigo do nosso blog, você não tem mais desculpas, pois já conhece os meios de transportes mais ecológicos e sustentáveis que existem. Cada pequena contribuição que você faz para o meio ambiente trará retornos positivos às próximas gerações. Vamos, juntos, pensar um pouco mais no nosso futuro e construir uma cultura que realmente se importe em preservar a natureza e tudo o que ela oferece à nossa sobrevivência.