6 dicas de SEO para iniciantes

O Google é a ferramenta mais utilizada atualmente para buscar material na internet.

São mais de 40.000 buscas no Google por segundo no mundo inteiro. Por isso, o SEO é tão importante em seu site. SEO significa Search Engine Optimization. Em uma tradução literal isso quer dizer “Otimização para Motores de Busca”.

Em resumo, SEO é um conjunto de técnicas que você pode aplicar em seu site ou no conteúdo dele para melhorar seu posicionamento nos resultados do Google. Ou seja, para deixar seu site no topo quando alguém pesquisar por assuntos que sejam relacionados ao seu site.

Confira 6 dicas de SEO para iniciantes e esteja no topo dos resultados do Google.

1 – Planeje uma estratégia de palavras-chave

O primeiro passo para aparecer melhor no Google é elaborar uma boa estratégia de palavras-chaves. As palavras-chaves são termos que os usuários buscam no Google.

Há ferramentas gratuitas e pagas que visam mostrar quais são as palavras-chaves mais buscadas no Google para você utilizar em seu conteúdo do site.

Ter uma estratégia qualificada de palavras-chave implica em concentrar seus esforços para atrair visitantes e idealizá-los. Em uma estratégia de marketing para SEO você pode utilizar inúmeras palavras aleatórias, como por exemplo aluguel de martelete em sc é uma palavra que se encaixa no perfil de uma empresa de alugueis de máquinas e ferramentas e pode ser utizada para rankeamento no Google.

2 – Produza conteúdo relevante

O pilar do SEO é a produção de um conteúdo relevante. O Google tem várias maneiras de identificar o que é relevante para seus usuários, de acordo com as palavras-chaves procuradas.

Dessa forma, se o seu conteúdo for de qualidade, único, com informações relevantes, o visitante tende a voltar para seu site. Isso quer dizer que você terá visitantes fidelizados.

3 – Produza conteúdo grande

O Google tem como critério o tamanho do artigo para saber se uma postagem tem o tema aprofundado.  O recomendado é passar de 500 palavras. O Google evita alavancar conteúdo com menos palavras.

Por mais que 500 palavras sejam o mínimo, em geral os conteúdos que aparecem nas 10 primeiras posições do Google têm mais de 2000 palavras. Com esse tamanho de artigo, é possível abranger um assunto de forma adequada e informativa.

4 – Não cometa plágio

O Google não tolera plágio. Conteúdos copiados ou duplicados são penalizados na plataforma. Além da página do artigo, é possível que todo seu site seja penalizado, caso o conteúdo plagiado ocorra demais no site. Por isso, invista em artigos originais.

5 – Tenha qualidade de escrita

O Google é capaz de identificar, em variados idiomas, quando um artigo publicado tem erros de gramática e ortografia. Um conteúdo escrito de qualquer jeito pode ser entendido como uma página maliciosa ou até spam. E mais uma vez, seu site pode ser penalizado.

E isso não conta apenas para o Google. Um artigo cheio de erros também não é levado a sério pelos leitores.

6 – Conquiste links externos

A linkagem é a chave de ouro para suas publicações. Se um artigo seu é linkado por outros sites, o Google entende que seu conteúdo é tão bom que até recebe indicações. Por isso, invista em obter linkagem externa por sites de qualidade.