6 locais que você precisa conhecer no Sul

Diversos

O Brasil é um país com inúmeras possibilidades de locais e pontos turísticos para conhecer. É uma verdadeira diversidade de museus, lugares históricos, belezas naturais, culturas e gastronomias diferentes que atraem turistas para todos os cantos do território brasileiro.

Uma das regiões que mais valem a pena conhecer e que é sinônimo de boa viagem é o Sul do país. Já pensou em quais locais você deve conhecer por lá? Antes de comprar a sua passagem pela Eucatur, confira abaixo algumas dicas de bons destinos para visitar na região.

Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Mesmo que você ainda não tenha visitado Curitiba, você certamente já viu o Jardim Botânico da capital paranaense. É o principal ponto turístico da cidade, tendo 178 mil m² de área verde no qual você pode se conectar com a natureza, fazer piqueniques com a família e tirar belas fotos.

A estufa de vidro é o ponto mais procurado pelos visitantes no local. Ela é inspirada no Palácio de Cristal de Londres, apresentando uma arquitetura bonita e chamativa. Em seu interior, o visitante pode aprender sobre as características de diversas plantas tropicais.

Vale dos Vinhedos (RS)

Se você é um amante de vinhos, o estado do Rio Grande do Sul tem o destino perfeito para visitar. O Vale dos Vinhedos apresenta construções charmosas e uma série de vinícolas, que compõem o cenário ideal para degustar um vinho delicioso e boa gastronomia.

Você pode fazer um tour pelas diversas cidades da região, como Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Entre as principais vinícolas, não deixe de ir à Casa Valduga, Luigi, Aurora, Miolo e Pizzato. Outros passeios interessantes incluem o Café Colonial Filo, o Spa do Vinho e o Giordani.

Projeto TAMAR em Florianópolis (SC)

Um passeio interessante para quem quer aprender mais sobre a vida marinha é conhecer o Projeto TAMAR, que fica localizado na Praia da Barra da Lagoa em Florianópolis, Santa Catarina. O objetivo do projeto é preservar a vida das tartarugas marinhas que correm risco de extinção, por meio de iniciativas que diminuam os danos da pesca predatória.

O local apresenta uma excelente infraestrutura, com cinco tanques de observação, além de salas de vídeo e exposição, museu, espaço infantil e loja. Conhecer o projeto é uma ótima maneira de entender a importância de preservar a vida marinha, sendo um dos passeios mais educativos para se fazer na região Sul.

Gramado e Canela (RS)

Essa cidade colonizada por alemães e italianos é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros durante o inverno. O município de Gramado, que fica a 120 km de Porto Alegre, preserva até hoje uma rica arquitetura bávara em suas construções. Como o clima é frio na maior parte do ano, a impressão que o turista tem é que ele está em uma cidadezinha europeia.

Também ocorre por lá uma das principais premiações do cinema brasileiro, o Festival de Gramado. A cidade também é um dos mais importantes polos do roteiro gastronômico do sul do país. Ao visitá-la, também vale a pena ir em Canela, município vizinho que tem o mesmo clima e arquitetura.

Foz do Iguaçu (PR)

As cataratas do Foz do Iguaçu são consideradas uma das 7 maravilhas da Natureza e Patrimônio da Humanidade. Com uma visão encantadora, a paisagem do local encanta todos os turistas, rendendo passeios incríveis e fotos que serão lembradas para sempre.

Outra vantagem de conhecer a cidade paranaense é que ela fica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Com isso, você tem a chance de conhecer os países vizinhos sem precisar andar muito, aumentando o leque de possibilidades de passeios para fazer.

Parque Nacional de Aparados da Serra

Para fechar a lista, mais um passeio ligado à natureza. O Parque Nacional de Aparados da Serra fica localizado na Serra Geral, sendo uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Ele inclui os desfiladeiros naturais que marcam a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O local tem paisagens incríveis, que incluem muita vegetação e paredões que formam grandes cachoeiras. Um dos passeios mais recomendados para se fazer é conhecer o Cânion Itaimbezinho e Fortaleza. Para quem gosta de aventura, também vale a pena fazer a Trilha Malacara.

Agora que já conferiu nossa dica aqui do blog, não perca mais tempo, monte agora mesmo o seu roteiro e conheça as maravilhas do sul de nosso País