6 maneira de atrair leads para seu e-commerce

A geração de leads para e-commerce, como qualquer outro domínio, é crucial para o crescimento. As empresas de procuram ideias inovadoras de geração de leads o tempo todo devido à natureza altamente competitiva dos negócios.

Como proprietário de uma empresa, muitas vezes você deve ter ponderado sobre as estratégias mais eficazes de geração de leads. A verdade é que a geração de leads para o e-commerce é diferente da geração de leads para outras empresas tradicionais.

Neste post, vamos entender sete excelentes estratégias de geração de leads para e-commerces.

1. Motor de Otimização de Busca

A otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) é um processo que ajuda seu site a aparecer nos resultados de pesquisa orgânica. Aparecer na primeira página de resultados aumenta suas chances de gerar mais leads. É por isso que o SEO é uma das melhores maneiras de trazer tráfego orgânico para o seu site.

É crucial seguir um processo de SEO apropriado, como o uso de palavras-chave de cauda longa e de alto volume nos metadados e no cabeçalho do site, evitando o preenchimento de palavras-chave, adicionando palavras-chave no conteúdo que você está publicando em seu site etc., para fortalecer a saúde do seu site.

2. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é conhecido por ser uma estratégia de geração de leads altamente eficaz. Várias plataformas de mídia social permitem atrair leads e redirecioná-los para suas páginas de destino quando você compartilha conteúdo de alta qualidade. 

Compartilhar conteúdo com ofertas atraentes incentiva seu público-alvo a compartilhar seu conteúdo na rede dele, o que estende o alcance da sua marca. 

Adicione ícones de mídia social aos seus e-mails e implante pop-ups de compra, além de compartilhar consistentemente seu conteúdo para trazer usuários ao seu espaço de mídia social.

A maioria das empresas B2B utiliza o LinkedIn, pois é a melhor plataforma de mídia social para gerar leads qualificados. Isso ocorre porque a maioria das empresas B2B prefere consultar o LinkedIn em vez de outros canais para obter informações antes de fazer uma compra.

3. Email marketing

O email marketing é uma maneira eficiente de gerar leads melhores e mais qualificados para o seu e-commerce. O marketing por email personalizado é considerado o método mais eficaz de geração de leads em 42% dos negócios. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa do eMarketer , 81% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar produtos apresentados a eles por e-mail.

O marketing por email personalizado com base no histórico de compras do consumidor ou em interesses específicos ajuda a impulsionar o crescimento da receita. Você pode usar as ferramentas de automação de marketing de ponta para automatizar seu email marketing.


4. Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing ajudam a automatizar tarefas demoradas e aumentar a produtividade. Eles ajudam a enviar e-mails em massa e a criar páginas de destino e formulários da web para gerar novos leads.

Além disso, o software de automação de marketing pode fornecer informações sobre as atividades da web de seus leads. Você pode acompanhar atividades como quais e-mails eles abrem, as páginas da Web que visitaram, o conteúdo que visualizaram, seu histórico de compras etc. 

As ferramentas de automação de marketing também fornecem informações importantes para impulsionar campanhas de marketing personalizadas aprimoradas. O uso de um CRM que integra ferramentas de automação, atendimento ao cliente e recursos de ativação de vendas ajudará a otimizar todas as operações comerciais.


5. Pop-ups da Web

Os pop-ups da Web, como o nome sugere, são pequenos pop-ups, que aparecem na tela enquanto você navega na Web. Eles exibem alertas personalizados para descontos, promoções e muito mais. 

Com os pop-ups com intenção de saída, você pode convencer aqueles que estão prestes a deixar o site e continuar navegando/comprando.

Os pop-ups da Web são uma ótima tática para criar suas listas de e-mail, pois você pode solicitar o endereço de e-mail do visitante em troca de oferecer um desconto. Eles apresentam uma nova maneira de atrair e interagir com seus visitantes.


6. Publicidade PPC

A publicidade paga por clique (PPC) envolve o pagamento de mecanismos de pesquisa para anunciar seus produtos e serviços em páginas relevantes da web. Os mecanismos de pesquisa como o Google cobram apenas quando alguém clica no seu anúncio. Quanto mais popular uma palavra-chave, mais lance é caro.

O PPC permite que você traga mais visitantes para suas páginas de destino por meio de mecanismos de pesquisa, publicando seu anúncio nos sites relevantes. Quando as pessoas pesquisam a palavra-chave que você licitou, seu anúncio será exibido para a consulta de pesquisa, o que aumenta as chances de alguém clicar em seu anúncio.

Como empresa de e-commerce, você pode exibir anúncios de seus produtos populares e atrair visitantes ao seu site para que eles possam navegar e, esperançosamente, fazer uma compra.


Conclusão

Os leads são essenciais para todos os negócios de e-commerce e as estratégias discutidas acima ajudam a gerar esses leads. Mas, é importante observar que essas estratégias levam tempo para funcionar de maneira eficaz.

A chave é permanecer persistente e comprometido com seus esforços para gerar melhores resultados. Com a ajuda de dados relevantes e a melhoria contínua, a geração eficaz de leads pode ser alcançada e mantida de forma sustentável.