A evolução do windows

A evolução do windows até os dias de hoje.

Tecnologia

Sempre que pensamos em sistemas operacionais, de uma maneira automática já vem em nossas cabeças o windows. Criado por Bill Gates e Paul Allen pela empresa Microsoft,  é o sistema operacional mais utilizado no mundo.

Da mesma maneira que a tecnologia, o windows vem evoluindo com o passar do tempo, e hoje em dia já possui diversos tipos de versões que facilitam e muito o trabalho do dia a dia de milhões de pessoas pelo mundo.

No decorrer desse artigo vamos mostrar como foi essa evolução, e contar para você tudo o que corresponde a criação do windows até os dias de hoje. Apesar do sucesso que obteve esse sistema, nem sempre foi assim, o windows já passou por muitos altos e baixos até se firmar no mercado, durante os seus mais de 30 anos de existência.

O início de tudo

A primeira versão do sistema operacional foi criada no ano de 1985, e teve o nome de windows 1. Quando comparado com a sua época, foi considerado totalmente inovador e consequentemente já começou a ganhar espaço no mercado da tecnologia, que nos anos 80 ainda era muito limitado.

A evolução do windows

Comparado com os sistemas operacionais de hoje em dia, o windows 1 oferecia uma número muito limitado de ferramentas. Neste primeiro software do windows, o sistema disponibiliza somente o Paint, Bloco de Notas, Windows Writer, Calculadora, arquivo para cartões e um relógio. Porém apesar dessa limitação, nessa época já era possível fazer a alternação dos programas sem precisar que sejam fechados.

Por ser um software muito inovador para aquela época, o windows 1 também foi conhecido por popularizar o uso do mouse, isso porque para a utilização do equipamento era necessário obrigatoriamente obter um mouse. 

O windows e a sua segunda versão

Quando foi lançado o windows 2 também foram lançadas novas operações, e suas principais vantagens eram na inovação de poder sobrepor várias janelas com programas abertos, além de minimizar e maximizar os programas. E foi nesse período que o Word foi criado juntamente com o Excel, que são usados constantemente até os dias de hoje.

A evolução do windows

A sua 3 versão foi lançada em 1990 e já era obrigatório o uso do disco rígido, ao invés do famoso disquete, seu sucesso foi natural assim que essa nova versão chegou ao mercado, na época foram vendidos mais de 10 milhões de cópias. Lembrando que para utilizar o Windows da forma correta, é necessário comprar a licença do Windows 10, assim você fica despreocupado com qualquer tipo de atualização.

O novo windows 3 possui 256 cores, e comparado com as versões mais antigas, o sistema oferecia um design totalmente moderno e colorido, além de muito mais agilidade em seu processamento.

Logo após o sucesso do sistema do windows 3 a Microsoft lançou o windows 3.1. Esse novo sistema deu a Microsoft a marca de ter o sistema operacional mas utilizado do planeta.

O sucesso para a Microsoft

Após alcançar um grande sucesso no mundo inteiro, a empresa entendeu a importância de sempre estar inovando em sistemas operacionais cada vez mais modernos e fáceis de utilizar, com isso no ano de 1995 a empresa lançou o Windows 95.

A evolução do windows

Essa nova versão passava a oferecer o Internet Explorer, além do menu iniciar. Também foi apresentado ao seu usuário uma versão de 32 bits, além da barra de ferramentas, alguns suportes para o usuário, e alguns outros recursos básicos que foram lançados nessa edição do windows.

Já na versão do Windows 98, algumas aptidões desse windows são usados até os dias de hoje, entre esses recursos podemos colocar em pauta as conexões USB, que é muito utilizada nos dias atuais.

Versões atuais

Na virada do milênio foi lançado o windows 2000, que oferecia recursos muito mais estáveis desse software, porém não obteve muitas novidades em relação ao último software, com a inovação apenas do suporte para hibernação, mas que foi uma versão fundamental para a criação do windows XP.

A evolução do windows

O Windows Xp obteve um grande sucesso e depois disso as novas versões nunca mais obtiveram o tamanho sucesso da versão XP. A evolução do windows foi essencial para todos, até os dias de hoje esse sistema operacional vem facilitando a vida de milhares de pessoas, seja na sua residência ou na sua empresa, o windows revolucionou esse mercado e pelo que parece vai ser eterno nos computadores.