Além do churrasco: pratos que harmonizam bem com cerveja

Diversos

Você sabe o que é harmonização? De forma simples, podemos definir como a arte de combinar comidas e bebidas, de forma que elas não se sobreponham e ajudem a ressaltar determinadas características, como o aroma e o sabor. A ideia é que os dois elementos, juntos, fiquem melhores do que se fossem consumidos sozinhos.

Essa já é uma preocupação comum entre os amantes de vinho, e também deveria ser entre os cervejeiros de plantão. O prato certo também faz a diferença na hora de apreciar cerveja e considerar isso pode mudar — para muito melhor — a sua experiência.

Os profissionais especializados em harmonização seguem várias regras, mas, de forma simples, você também pode fazer isso, prestando atenção em algumas premissas:

  1. Cervejas intensas devem ser harmonizadas com pratos de sabor marcante, enquanto cervejas suaves devem ser combinadas com receitas também mais leves.
  2. As combinações podem ser feitas por semelhança ou por contraste. No primeiro caso, a ideia é juntar sabores e aromas que se parecem, como uma cerveja escura e um prato com chocolate. No segundo caso, a ideia é unir elementos contrários, como amargo e doce ou picante e refrescante.

Só com essas duas regras já conseguimos entender que não é por um prato combinar com cerveja, que ele combina com qualquer uma. Nem toda cerveja combina com churrasco, por exemplo. Cervejas mais leves, como as de trigo, não harmonizam tanto com o sabor forte da carne.

A boa notícia é que existe uma cerveja certa para praticamente qualquer prato e o único jeito de descobrir a sua combinação favorita é experimentando. Para te ajudar a começar essa aventura, separamos algumas dicas de cervejas e pratos que foram feitos um para o outro.

Pilsen combina com petiscos leves

A cerveja Pilsen é a mais consumida no Brasil, justamente por ter sabor leve e refrescante. Ela harmoniza perfeitamente com alguns dos petiscos de boteco mais tradicionais, como pastéis (desde que o recheio não seja muito forte), batata ou mandioca fritas.

Esse tipo de cerveja também combina bem com tábuas de frios, com queijos, azeitona e palmito, por exemplo. Castanhas, nozes e amêndoas também funcionam com uma Pilsen gelada.

Lager combina com carne branca e queijos

Assim como a Pilsen, as cervejas tipo Lager são refrescantes, mas possuem um pouco mais de amargor. Esse sabor leve, mas já com características marcantes, vai bem com carnes brancas, como peixe e aves. Saladas e queijos suaves também ficam perfeitos com essa bebida.

Weiss com comida mexicana e de boteco

A cerveja de trigo tem um sabor leve e marcante, o que faz com que ela não se harmonize facilmente com qualquer alimento. No entanto, ela vai muito bem com petiscos típicos do México, como tacos, nachos e chilli. Voltando ao Brasil, linguiças, salames e quibes também podem ir bem com a Weiss.

India Pale Ale combina com carnes vermelhas

Esse tipo de cerveja é mais encorpada e, com variações, tem algum nível de amargor e notas adocicadas. Esse sabor marcante combina bem com outros sabores mais fortes, como é o caso das carnes vermelhas. Por isso, a India Pale Ale é a cerveja perfeita para acompanhar grelhados, assados e hambúrgueres. 

Stout combina com sobremesas

Isso mesmo! Quem disse que cerveja não combina com sobremesa? O sabor torrado dessa cerveja escura lembra o café ou o chocolate e, por isso, tem tudo a ver com alguns doces, especialmente aqueles com esses ingredientes como base. Brownies e tortas levemente amargas combinam perfeitamente.