Alimentos de época: veja safra de novembro e dezembro

Diversos

Os alimentos naturais, em geral, têm safras ao longo do ano. Ou seja, eles são vendidos, seja presencialmente ou no mercado online, de acordo com a época, variando de uma estação para outra ou até mesmo de mês em mês.

De acordo com o dicionário Oxford Languages, “safra” é: conjunto dos produtos agrícolas de um ano; colheita. Isso quer dizer que há uma variação de alimentos em cada época do ano quando falamos de produtos naturais, como frutas, verduras e legumes.

Diferentemente dos produtos mais artificiais, que podem ser produzidos em qualquer época do ano, os alimentos naturais dependem de fatores como clima, ambiente, solo, irrigação e até dos animais. Por isso, eles são divididos em safras, sendo colhidos em grande escala em diferentes momentos do ano.

É claro que é possível encontrar os produtos em qualquer mês, se procurar com calma. Mas a safra quer dizer que os produtos serão produzidos e colhidos em maior quantidade, por isso, geralmente, ficam mais acessíveis para a venda, barateando o preço final.

Além disso, os alimentos da época tendem a ter uma qualidade maior, pois são desenvolvidos de forma mais natural e orgânica, já que estão no momento exato de acordo com a natureza. Dessa forma, utilizam menos produtos artificiais durante a produção. Ou seja, os alimentos ficam mais bonitos e gostosos, sem ajuda de produtos externos.

Por que consumir alimentos da época?

Além de ser a opção mais barata, como já dissemos anteriormente, os produtos da safra são uma forma de ajudar o meio ambiente.

Estes produtos, também conhecidos como sazonais, precisam de menos interferência na hora do cultivo. Isso quer dizer que eles dependem do clima, solo e até mesmo da movimentação dos animais. Na época da safra, tudo ocorre naturalmente, sem que seja necessária a ajuda do ser humano.

Além disso, também há uma melhora nas características nutricionais de cada alimento. Como eles se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é comum que os produtos se desenvolvam com um valor nutricional maior se comparados aos alimentos fora da safra. Isso porque eles têm a possibilidade de captar mais recursos do solo, que está propício para a produção.

Alimentos da safra no momento

Como estamos no fim do ano, vale ficar de olho nos produtos que irão entrar em alta nos próximos meses, para desfrutar de todos estes benefícios. Confira a lista com alguns alimentos da safra e escolha as melhores opções para a sua rotina.

Novembro:

O mês de novembro tem uma boa variedade de frutas refrescantes, que são produzidas em alta escala por conta do clima do verão. Entre elas: abacaxi, coco verde e melancia. Já os legumes, em geral, são aqueles que contêm bastante água, como pepino e abobrinha.

É um ótimo momento para aproveitar a refrescância e ficar em dia com a saúde, consumindo frutas como sobremesa e inserindo legumes e verduras nas refeições.

  • Frutas: acerola, abacaxi, banana nanica e prata, caju, coco verde, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão e tangerina.
  • Verduras: brócolis, erva-doce, espinafre, alho-poró, almeirão e cebolinha.
  • Legumes: berinjela, abobrinha, beterraba, pepino, inhame, pimentão, tomate e cenoura.

Dezembro:

Já o último mês do ano é marcado por muita comida boa para celebrar as datas como natal e ano novo. Mas também é a época em que os gastos aumentam, justamente por conta das comemorações. Então confira os alimentos da safra para aproveitar os preços mais baixos.

  • Frutas: ameixa, abacaxi, banana nanica e prata, figo, coco verde, damasco, framboesa, kiwi, lichia, manga, pêssego, romã e uva.
  • Verduras: hortelã, erva-doce, endívias, orégano, almeirão, rúcula, salsa e salsão.
  • Legumes: cogumelo, abobrinha, pimentão, tomate, vagem macarrão e cenoura.

E ai caro leitor do blog, gostou do artigo? Então não deixe de compartilhar em suas redes sociais!