Android TV: como usar o sistema na sua televisão?

Casa

A tecnologia vem alçando voos cada vez mais altos e a Google é uma das principais marcas do setor, inovando com seus dispositivos, aplicativos e funcionalidades. Um exemplo disso é sua plataforma Android TV, desenvolvida para o usuário que deseja instalar apps da Play Store em seu televisor.

Com o aumento do streaming, a televisão mantém seu posto de eletrodoméstico mais usado nas casas brasileiras, sendo que a maioria dos consumidores utiliza as smart TVs para consumir conteúdo.

Já os modelos com Android TV possibilitam o uso de aplicativos do Google, centralizando as informações do usuário em uma mesma conta. Mas, como a plataforma funciona? E como ela pode melhorar a sua televisão? Confira abaixo mais informações sobre o sistema Android TV e conheça suas vantagens.

O que é o Android TV?

Transferir a experiência do usuário com seu smartphone para a televisão é um dos principais objetivos do Android TV. O sistema promete mais interatividade e facilidade na navegação, principalmente para os adeptos de aplicativos e recursos de entretenimento.

Com a plataforma você consegue instalar apps da Google Play direto em sua smart TV, personalizar o conteúdo para se adequar às suas configurações e utilizar diferentes comandos, como o controle por voz.

A interface de fácil usabilidade faz com que o Android TV seja um recurso acessível, mesmo para os usuários que não têm tanta familiaridade com a tecnologia.

Principais funcionalidades

Ter seus aplicativos favoritos na tela da sua televisão proporciona mais comodidade e praticidade para a sua rotina. Em poucos cliques você pode acessar todos os seus conteúdos, navegando entre diferentes opções de serviços, como apps de filmes e séries, notícias, esportes, entre outros.

O Chromecast integrado é uma importante vantagem do sistema, facilitando o uso dos recursos da plataforma em televisores comuns. Após realizar o setup inicial pelo smartphone, é possível espelhar a tela do seu dispositivo na televisão, como celular, tablet ou notebook.

Além disso, o Android TV oferece acesso ao Google Assistente, possibilitando que você controle sua televisão por comando de voz. Assim, você não precisa se preocupar se o controle desaparecer entre as almofadas do sofá ou, até mesmo, ficar sem bateria.

Com o Android TV seu televisor se mantém conectado a outros dispositivos, sem a necessidade de cabos, com um assistente eficiente e prático, auxiliando o uso em diferentes momentos do dia.

Ao contrário de outros serviços encontrados no mercado, a plataforma possui uma interface intuitiva e moderna. Os usuários conseguem navegar por suas categorias e guias de maneira simples e rápida, encontrando rapidamente o conteúdo de sua preferência.

O sistema passa por atualizações constantemente, oferecendo ao usuário comandos mais práticos e eficientes. No último ano a empresa fez anúncios importantes, como mais facilidade na digitação, modo automático de baixa latência, avanços na biblioteca, emulador com suporte para Play Store e ações com código PIN.

Televisores compatíveis

Devido a sua praticidade e eficiência, o Android TV conquistou o mercado e atualmente está presente em diferentes modelos e marcas de televisores. A navegação simples e compatível com milhares de aplicativos disponíveis na Google Play é um dos principais motivos para o sucesso.

Em seus primeiros anos, o serviço era compatível apenas com televisores da Sony, mas outras empresas resolveram investir na plataforma e, hoje, o Android TV pode ser encontrado em aparelhos das maiores fabricantes do mundo.

Philco, TCL, Sony e Philips estão entre as marcas que aderiram ao sistema da Google em seus televisores. Mas, com um aumento significativo no número de usuários mensais, provavelmente em pouco tempo teremos outras gigantes da tecnologia cedendo espaço em seus dispositivos para a implementação do Android TV.

TV Box com Android

Caso sua televisão não seja smart, você pode optar por instalar uma TV Box com sistema Android em seu aparelho. Assim, você tem todas as funcionalidades e praticidades do serviço do Google no televisor da sua casa, proporcionando diferentes opções de entretenimento para toda a família.

Agora que já leu o artigo do nosso blog, não deixe de utilizar a Android TV!