5 passos para aprender a andar de bike de uma vez por todas!

Diversos

Muitas pessoas vivem com o sonho de andar de bicicleta, mas por medo ou até mesmo falta de equilíbrio, não conseguem ficar sobre as duas rodas. Para aprender a andar de bike, porém, são necessários apenas cinco passos incríveis.

Quando se é criança, a sensação de tirar as rodinhas da bike e andar livremente é incomparável. Parece que ela espera por esse momento e se acha grande por andar sem rodinhas. Porém, não tem problema nenhum se você é um adulto e ainda não viveu isso.

Com essas dicas que separamos, em breve você estará pedalando por aí e vivendo uma vida com a liberdade que a bike pode trazer. Continue a leitura para saber mais!

Vá para um lugar plano

O primeiro passo para aprender a andar de bike é encontrar um lugar plano para isso. Muitas pessoas que estão aprendendo fazem isso em qualquer lugar, mas a verdade é que é mais difícil você tentar se equilibrar em uma rua um pouco mais íngreme.

Por conta disso, a melhor opção é escolher um lugar plano para entender como funciona a bicicleta em relação ao equilíbrio. Pode ser no parque, na rua ou em uma garagem, desde que seja um espaço tranquilo e espaçoso, sem o tráfego intenso de veículos e pessoas.

Peça ajuda de quem já pedala

Não tenha vergonha de procurar ajuda nessa etapa. Nem sempre é possível aprender a pedalar por si só, pois é uma tarefa que exige muito até dos adultos. É importante ter a orientação e o apoio de quem já tem uma experiência com pedaladas.

Escolha chamar uma pessoa que já anda de bike há um certo tempo, pois essa pessoa já tem mais noção do que você deve fazer para se equilibrar e segurar no guidão da maneira correta.

Coloque uma marcha intermediária

Em fase de aprendizagem, a melhor opção é deixar a marcha da bicicleta intermediária, sem ficar mudando, ou optar por uma que não tem marcha. Quando você não mexe nos ajustes da marcha, se concentra apenas no equilíbrio e aprendizado de andar de bike. Os próximos passos você aprende com o tempo depois.

Não deixe a marcha da bicicleta nem muito pesada, nem muito leve; sem pensar em mudar durante o aprendizado. Lembre-se: a troca de marcha é algo que se aprende depois.

Devagar no início

Muitas pessoas perdem a vontade de aprender a andar de bicicleta, pois, em uma primeira oportunidade, acabam pegando uma velocidade maior e caem. De fato, qualquer queda com uma bicicleta faz com que a pessoa pegue um certo trauma e acha que nunca vai conseguir aprender, mas não é bem assim.

Quedas fazem parte do processo e podem, sim, acontecer. A melhor forma de evitar isso é indo devagar nessa fase de aprendizado. Você ainda está pegando a noção do equilíbrio, portanto, não tenha pressa de aprender.

Mantenha as mãos no freio sempre!

Segurança é o principal quando se está aprendendo a andar de bike, ou seja, além de aprender a pedalar, simultaneamente, você aprende a usar o freio da bike para poder parar.

Por conta disso, suas mãos devem sempre estar nos freios, posicionadas com os dedos indicador e médio nos manetes de freio. Além disso, você e a pessoa que está te ensinando a andar de bicicleta devem checar se está tudo funcionando para que não ocorra nenhuma eventualidade.

De fato, é bem simples aprender a andar de bike: basta ter uma pessoa que passe confiança na hora de ensinar, uma bike que seja da sua altura e força de vontade.  Além de ser uma rotina nova de exercícios, incluir a bike no seu dia a dia, pode fazer com que você tenha mais liberdade!

Gostou do artigo? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário para os leitores do nosso portal!