Ar condicionado está pingando água? Entenda os motivos!

Casa

Ar condicionado pingando água? Entenda as causas!

Ter um ar condicionado em casa é uma conquista para o bem estar de seus moradores. O conforto térmico proporcionado por este aparelho é tanto que pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, desempenho profissional e até mesmo o humor durante o dia.

Para tantos benefícios, a boa instalação, manutenção preventiva e cuidados rotineiros são essenciais. Ao contrário do que muitos imaginam, não é comum que ar condicionado apresentem algumas falhas, mesmo que pequenas. 

É o caso do vazamento de água, que muitas pessoas percebem um gotejamento vindo do aparelho, mas acham que é algo normal e que logo passará. É uma situação recorrente e casa esteja acontecendo com o seu, temos uma dica: chame um profissional. 

Isso porque, este pode ser um sinal de algo mais grave e o que poderia ser fácil de resolver, se torna mais complexo e custoso. É claro, quem investe em ar condicionado deseja seu bom funcionamento por bastante tempo – e não um aparelho que  suja o ambiente e não o climatize como deveria.

As causas podem ser diversas e quanto mais rápido procurar por assistência, mais fácil será seu conserto. Portanto, neste conteúdo, explicaremos o que pode ocasionar este vazamento, como arrumá-lo e alguns métodos para que essa situação não volte acontecer. 

Causas do vazamento de água no ar condicionado 

Nessa situação, muitas pessoas até deixam de usar o ar-condicionado e todo o investimento da compra acaba não valendo a pena. Outras colocam um balde embaixo para conter o vazamento, o que é um incômodo no dia a dia. 

Mas como acontece? É uma goteira contínua e a intensidade pode variar conforme a gravidade da falha. Essa situação pode ser evitada, então conheça as possíveis causas para estar atento e deixar seu aparelho funcionando bem por mais tempo. 

Má instalação

Então, a primeira alternativa que  pode estar causando o vazamento é a má instalação, principalmente se esta falha acontecer logo nos primeiros dias de uso. 

Neste caso, não precisa se preocupar achando que o ar condicionado veio com defeito, na grande maioria dos casos, é somente uma questão de erro humano na hora de instalá-lo. A boa notícia é que rapidamente dá para resolver esse probleminha. 

Para te ajudar a tentar identificar o que foi mal colocado, os principais erros são o uso de tubulação com diâmetro menor do que o sugerido pelo fabricante, mangueiras com baixa qualidade,  posicionamento torto da evaporadora e sobrecarga da tubulação ao interligar diversos equipamentos juntos. 

O que fazer? Basta ligar para a empresa que comprou o ar condicionado ou técnico que fez a instalação e contar o que está acontecendo. Após uma análise mais técnica sobre o problema, o profissional instalará novamente da forma correta ou trocará algumas peças, como a mangueira. 

Problemas com o dreno do ar condicionado 

Outra situação que pode estar acontecendo é o entupimento do dreno ou sua inclinação, peça do ar-condicionado que é responsável por remover a água produzida pelo aparelho. 

Ou seja, é uma parte bastante importante dessa máquina, já que retira a umidade do ambiente e faz a condensação – passando a água do vapor para o líquido. O que pode estar acontecendo é o bloqueio desta peça com sujeiras, por exemplo. 

Se estiver desnivelada também apresenta alguns problemas, sendo um deles o vazamento de água. Para resolver essa questão, a limpeza do ar condicionado é fundamental e se mesmo feito isso o problema continuar, é recomendado que chame um profissional.

Vedação mal feita do ar

Outro problema, sendo este um pouco mais técnico, mas também referente ao trabalho humano e não a qualidade do aparelho, é o vazamento de ar. Isso porque, a vedação do ar-condicionado é uma peça chave para seu bom funcionamento. 

Se não tiver sido feita de maneira correta, o ar quente pode estar vazando, o que faz com que a umidade do ar entre em condensação ao ter contato com o ar frio. Dessa forma, muita umidade ficará acumulada na parte de baixo do aparelho, proporcionando o vazamento de água.

Neste caso, recomendamos que chame um técnico para que faça essa vedação apropriada ou ajuste o que estiver possibilitando este problema. 

Falta de manutenção preventiva do ar condicionado

Fator de extrema importância, mas que muitos donos de ar condicionado deixam de lado, a manutenção preventiva visa prevenir falhas e caso precise, consertá-las para que não virem um problema ainda maior. 

Certas medidas preventivas podem ser feitas por você mesmo durante o dia a dia, mas algumas exigem a presença de um profissional, porque são muitas peças delicadas e complexas que se mal manuseadas podem piorar a situação. 

Mas, quando falamos em manutenção preventiva, não é sobre consertos e trocas do aparelho. São pequenos ajustes para prolongar sua vida útil e, em sua maioria, são medidas fáceis. 

Algumas ações que você pode fazer na rotina de cuidados com o ar condicionado são a limpeza do filtro e peças internas, higienização da mangueira e da bandeja de drenagem.  

Já o técnico pode te auxiliar a verificar o encaixe das aletas, revisar o contatos dos cabos elétricos no compressor e o sensor de temperatura, ajustar os parafusos do gabinete, bobinas e compressores. 

Essas são algumas das soluções mais técnicas recomendadas para serem feitas por profissionais especializados.