Diversos estilo de bandena

Bandana: a moda que voltou

Diversos

Quando o assunto é moda, muitas tendências vêm e vão com o passar dos anos ou meses. Recentemente, uma moda que retornou com tudo foram as bandanas. Esse apetrecho que pode ser usado no pescoço, na cabeça ou na cara é conhecido por ser algo da década passada, mas saiba que esse estilo acessório está fazendo cada vez mais presença nos looks de muitas pessoas, podendo ser unisex e agradar tanto homens quanto mulheres.

O que é bandana

A bandana é um acessório originado na Índia, daí vem seu nome que, em hindi, significa “amarrar” e vem da palavra bandhana. Durante o Velho Oeste dos Estados Unidos, entre meados de 1880 até 1914, era possível encontrar muitos vaqueiros que utilizavam a bandana como forma de manter o suor e os mosquitos longe da cara, em alguns casos isso era um meio de proteção de identidade para malfeitores. 

Já nos dias mais recentes de 1970, as bandanas ganharam popularidade entre punks, fãs de rock, gangues e até criminosos, que continuam usando elas para esconder sua identidade. Pensando na moda de 2021, porém, é possível ver um grande retorno das bandanas na vida de muitas pessoas que se ligam para o estilo de seus looks.

A bandana é um pano que pode ser feito dos mais diversos materiais, pode ter cores diferentes e também estampas diferentes. Muitas das bandanas coloridas têm significados diferentes, muitas vezes tendo significados em meios punk e de rockeiros.

Famosos que usam bandanas

Muitos famosos também apostam nessa moda que sempre vai e volta. Podemos ver as musas do BBB 21, Carla Diaz e Camila de Lucas fazendo adorno dessas bandanas em seus looks dentro e fora do programa. É possível encontrar vários famosos usando esse acessório ao redor do pescoço, cabeça ou até mesmo como proteção na cara.

Lembrando que as bandanas são unisex, por isso é possível também encontrar famosos do sexo masculino, como Justin Bieber e Harry Styles, dois dos ícones do pop que repopulariozou o uso das bandanas entre homens, ou famosos da velha guarda como Axel Rose, Bon Jovi ou Cazuza que já faziam o uso da bandana em sua época.

Se até os famosos não dispensam o uso das bandanas em seus looks ultimamente e também desde sempre, você pode apostar nessa moda que retornou recentemente para elevar seus looks de uma nova forma que você nunca antes tentou. Entenda mais sobre como você pode usar bandanas em seu dia-a-dia ou em eventos e momentos especiais.

Formas de uso de bandanas

Existem os mais diversos usos para uma bandana, já que ela pode ser usada não apenas no pescoço ou na cara, mas também na cabeça. Ou seja, existe uma forma perfeita para cada um se sentir mais confortável usando esse acessório tão popular. Se você quer implementar o uso desse pano em seus looks, se ligue em algumas dicas essenciais de formas de uso de bandanas e arrase no seu próximo look.

Com looks casuais

Os looks casuais são aqueles para ir até o trabalho, ficar em casa, enfim fazer as atividades do dia-a-dia. Por isso, o mais recomendado é a bandana usada no cabelo ou pescoço, é possível usar bandanas com estampas casuais e simples que combinem com o resto de sua roupa. Por exemplo, combine uma bandana com estampa de flores cinzas e cor preta junto de sua roupa preta e branca para elevar seu look.

Para praticar esportes

O uso das bandanas durante a prática de esportes pode ter muitas finalidades, como manter insetos longe de você ao praticar esportes ao ar livre, proteger o couro cabeludo da sujeira ou dos constantes raios de sol e também ajudando evitar o suor em excesso, auxiliando em sua retenção. Existem também ciclistas e corredores que decidem usar as bandanas como forma de esquentar seu pescoço ou cara durante os dias mais frios.

Acessório de cabelo

Por conta de seu formato tubular, é possível usar a bandana como forma de gorro na cabeça ou como forma de amarrar o cabelo. Muitas famosas usam a bandana como forma de prender seu cabelo de forma adorável e cheia de estilo. Colocar uma bandana no cabelo pode também ajudar na proteção do couro cabeludo durante atividades ao ar livre.

Na praia

Nossa última dica é utilizar bandanas ao ir até a praia. É possível colocar a bandana ao redor do pescoço, para prender o cabelo e evitar que ele molhe muito na água do mar, como gorro e outras formas diversas. 

Mesmo indo até a praia, não significa que você precise largar a mão do estilo no seu look de férias de verão. Aposte no uso da bandana e aproveite essa moda que voltou para poder ficar por muito tempo, afinal é tão versátil e prática de usar no dia-a-dia.