Bolsa de Valores 2020: saiba agora quais foram os destaques

Finanças

Apesar de tantas crises durante o ano, agravadas pela pandemia do novo coronavírus, que afetou a economia mundial e trouxe uma série de problemas para as empresas, a Bolsa de Valores do Brasil em 2020 teve diversos destaques, mesmo em meio a esse turbilhão todo.

Assim, quem investiu em ações conseguiu ganhar dinheiro. E em diversos segmentos foram registrados crescimento, incluindo empresas de energia, bancos e lojas. Dessa forma, a movimentação chamou a atenção dos investidores.

De acordo com um relatório assinado pelas corretoras Elite Investimentos, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos as ações da Magazine Luiza continuam crescendo.

Com um aumento no lucro de 5,68% em novembro, a empresa teve uma das maiores altas da Ibovespa e é umas das mais procuradas por novos acionistas.

E esse destaque ocorreu antes mesmo da pandemia. Como uma gigante no E-commerce, viu seus lucros saltarem para  R$215,9 milhões durante julho e setembro. E isso contribuiu para o bom desempenho da empresa na Bolsa de Valores 2020. 

Outros destaques na Bolsa de Valores 2020

Além do Magazine Luiza, outras empresas tiveram grande destaque na Bolsa de Valores 2020. Uma delas foi a Via Varejo, dona das Casas Bahia e Ponto Frio, que teve alta de 5,32%.

O e-commerce, impulsionado durante a quarentena, também foi uma das grandes causas para os efeitos positivos no mercado de ações.

“A empresa vem conseguindo fazer o seu dever de casa, aumentando as vendas online em 290% no segundo trimestre de 2020, em base anual] e melhorando cada vez mais o seu aplicativo/site, para recuperar o espaço perdido no passado para as concorrentes”, analisou a corretora Mirae, para o site Uol.

Já o Banco Inter teve um ganho de 1,50%, no fim de novembro, sendo valorizado em 40,04%.

O Banco Inter está listado na B3, no segmento nível 2, com ações preferenciais (BIDI4), ordinárias (BIDI3) e units (BIDI11).

As favoritas dos analistas

Analistas destacaram ao site Infomoney sobre as ações que tiveram grande destaque durante o ano de 2020, sendo recomendadas para os investidores.

Fatores como o preço do minério de ferro e aumento do dólar beneficiaram as ações da Vale e Gerdau.

Para os analistas, elas refletiram no resultado positivo na Bolsa de Valores 2020. Semelhante ao ocorrido entre os bancos Bradesco e Banco do Brasil.

Veja a seguir as ações que foram mais recomendadas no mês de novembro e como ocorreu o desempenho em 2020.

Vale (VALE3)

A Vale é apontada como a companhia preferida dos investidores. De acordo com a Elite Investimentos, o câmbio desvalorizado e a forte demanda da China, que influencia nos preços do minérios, motivaram os bons resultados de 2020.

Assim, a companhia se beneficiará com a maior produção de minério de ferro. E terá maior flexibilidade nas operações. E portanto a demanda de baixo carbono será impulsionada, beneficiando a empresa.

Banco do Brasil (BBAS3)

Analistas avaliam uma forte carteira de créditos do Banco do Brasil, que tem mais 40% do portfólio nos segmentos de agronegócio e consignado.

Isso gerou olhares mais interessados ao banco, que em meio de pagamento PIX proporciona aos clientes uma nova experiência sobre pagamentos.

Portanto, o relatório da Elite Investimentos avalia que esta é uma oportunidade para o banco atrair novos clientes, oferecendo novidades nos produtos e serviços.

Bradesco (BBDC4)

O Banco Bradesco foi o terceiro com maior destaque entre os analistas. Segundo a corretora Socopa, a recuperação local da economia possibilita que o banco tenha maiores resultados.

Os analistas avaliam que o Bradesco alcance um ROE de 20% em até 18 meses.  Outros motivos para este bom desempenho, informou as corretoras, são a retomada positiva da economia e decisões favoráveis aplicadas ao setor onde ele atua.

Petrobras (PETR4)

As ações estrearam na carteira da Necton, com a expectativa de maior rentabilidade. O BTG Pactual analisa que a Petrobras pode fazer os pagamentos de dividendos em um prazo menor do que o estabelecido anteriormente.

“PETR é a história de proposição de valor mais assimétrica dentro do universo de empresas que cobrimos”, diz a análise.

Gerdau (GGBR4)

As ações da Gerdau tiveram alta de 4,9% em outubro e, portanto, se tornaram um grande destaque, sendo recomendada pelos analistas da Ativa Investimentos.

Os mercados de construção civil, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, tiveram uma aquecida.

Assim, os analistas destacam que o setor nos países têm se adaptado à nova realidade. E empresas, como a Gerdau, se aproveitam dessa expansão. Assim, o destaque das empresas dos segmentos: do varejo, da construção, do setor financeiro e da mineração contribuiu para o bom desempenho das ações na Bolsa de Valores brasileira (Ibovespa), mesmo em meio a crise do novo coronavírus