Bons hábitos com o uso do aparelho ortodôntico

Saúde

O uso do aparelho ortodôntico é comum na maioria dos brasileiros, isso porque seu tratamento traz incríveis resultados para pessoas que sofrem com mordidas ou dentes tortos. 

Além de proporcionar um sorriso mais alinhado e simétrico, o aparelho ortodôntico permite que o paciente realize um tratamento eficaz de maneira prática, sem que sejam necessários diversos equipamentos para trazer o resultado esperado. 

Porém, assim como é importante cuidar dos dentes, se preocupar com a limpeza do seu aparelho ortodôntico é tão necessário quanto. Isso porque a falta de higiene com esse equipamento também pode trazer graves problemas para o paciente. 

Por isso, selecionamos alguns hábitos de limpeza que você pode incluir na sua rotina e garantir que seu aparelho ortodontico esteja em condições para te ajudar a ter o sorriso que sempre quis. 

O que é um aparelho ortodôntico? 

Para começo de conversa é importante entendermos o que é um aparelho ortodôntico e o que ele faz para que tantas pessoas o procurem. 

Bom, o aparelho ortodôntico, basicamente, é um molde implantado sobre os dentes do paciente e que tem como objetivo consertar problemas como a dentição e mordida torta.

Sendo assim, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, como:

Todos possuem o mesmo objetivo, que é ajudar o paciente a ter um sorriso simétrico e do jeito que sempre desejou, mas alguns modelos acabam se sobressaindo. 

É o caso do aparelho odontológico transparente, que acabam sendo mais procurados devido a sua praticidade e versatilidade durante o tratamento, que em alguns casos, pode levar até anos.

Independente de qual modelo de aparelho o paciente escolher, os cuidados com a higiene dele não podem ser diferentes, e é justamente sobre isso que iremos falar agora. 

4 hábitos de higiene para o seu aparelho ortodôntico 

Entender a importância desses hábitos com o seu aparelho é tão importante quanto pesquisar sobre aparelho transparente preço, pois são esses cuidados que irão ajudar na qualidade do seu tratamento. 

  1. Evite alimentos duros 

Pé de moleque, cocada e pirulito são alguns dos doces favoritos da maioria dos brasileiros, mas podem ser grandes vilões do seu aparelho ortodontico, isso porque esses doces e outros alimentos muito duros podem colocar seu equipamento em risco. 

O aparelho, por mais forte que pareça, também corre o perfil de quebrar assim como qualquer outro aparelho. Por isso, evite morder alimentos duros que podem não só quebrar seu aparelho, mas também fragilizar os seus dentes.

  1. Escove os dentes após cada refeição 

Muitos ainda acham que escovar os dentes e o aparelho após todas as refeições é exagero, mas quando se deparam com uma grande infecção bucal, se perguntam de onde aquilo surgiu. 

Você já deve saber que os dentes acumulam restos de alimentos entre si após as refeições, já o aparelho ortodôntico acumula ainda mais. Por isso, é extremamente importante que você escove bem os dentes após as refeições que garanta que sua boca está limpa. 

Não apenas os dentes, mas também o seu aparelho, retire todo o resto de alimento para que ele não forme placas bacterianas que possam gerar graves doenças em seus dentes. 

  1. Use sempre o fio dental 

Mesmo a escovação sendo muito importante e necessária, existem micro pedaços de alimentos que ainda se alojam dentre suas sentes e que só conseguem ser retirados com o uso do fio dental. 

Por isso, é fundamental que você sempre tenha um na bolsa e leve consigo para onde for, usando-o após as refeições para garantir que nenhuma sujeira gere um problema maior em seus dentes ou no seu aparelho. 

  1. Consulte regularmente o seu dentista 

E por fim, mas não menos importante, é crucial que você consulte um dentista ou um especialista em aparelho dentário regularmente, pelo menos de mês em mês. 

Isso garante que todo o seu tratamento seja feito da melhor maneira possível e que a qualquer sinal de anormalidade, o profissional já interfira e te diga exatamente o que fazer. 

Sem contar que essas consultas também te ajudarão a esclarecer dúvidas como o aparelho de porcelana preço e outras dicas de limpeza para o seu aparelho, assim como essas que acabam de apresentar. 

É um processo longo e difícil, às vezes você pode ficar com preguiça de realizar essas etapas ou adquirir esses hábitos, mas serão eles os personagens principais do resultados deste tratamento, um sorriso lindo e saudável. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.