Cartão clonado

Cartão virtual pode ser clonado?

Diversos Finanças

Fazer compras online é extremamente simples, além de ser muito mais prático. Tanto que, nos últimos anos, o número de lojas virtuais e compradores virtuais cresceu de forma significativa.

E com o crescente avanço da tecnologia e da era digital, é esperado que este crescimento seja ainda maior com o passar dos anos, ou seja, é algo que estará sempre em ascensão. 

Mas quando falamos em comprar virtuais não estamos nos referindo às compras que necessitam da impressão de boletos e pagamentos em lotéricas ou lojas físicas, estamos falando de algo muito mais prático e simples do que isso: pagar através da internet com o cartão de débito ou crédito. 

Essa é uma prática costumeira do século XXI e cada vez mais pessoas estão aderindo a ela, não somente pela praticidade e otimização de tempo, mas também por conta dos muitos descontos que as compras através da internet concedem para os consumidores, principalmente para os que são novatos no mundo das comprar online. 

Contudo, será que é totalmente seguro fazer compras pela internet e colocar os dados do cartão físico em lojas virtuais? A verdade é que fazer isso envolve muitos riscos, tanto que muitas pessoas acabam tendo seus cartões clonados por cibercriminosos que aproveitam a situação para fazer compras no cartão dessas pessoas. 

Com o intuito de diminuir a incidência desse tipo de crime, alguns bancos e provedoras de cartões criaram os cartões virtuais, os quais possuem data de validade, código de segurança e número totalmente diferentes dos que estão no cartão físico do comprador. 

Todavia, será que os cartões virtuais podem ser considerados 100% seguros? Pensando em tirar essa dúvida e explicar melhor como esses tipos de cartões virtuais funcionam, preparamos este artigo completo sobre este assunto. Então, se essa é uma dúvida sua, continue lendo e resolva agora mesmo todos os seus questionamentos a este respeito.

Qual é o risco de usar cartões físicos em compras online?

O uso de cartões físicos em lojas virtuais não é recomendado por diversos motivos, mas o principal deles é que quando você coloca todos os dados do seu cartão para realizar uma compra online, nunca é preciso fazer o uso de senhas, o que deixa o seu cartão de crédito/débito muito vulnerável a ataques de hackers e demais criminosos cibernéticos.

Além disso, mais de um hacker pode realizar a clonagem do seu cartão de crédito quando você o utiliza na internet, principalmente se você está acostumado a fazer muitas compras pela internet. Então, o uso do cartão virtual, além de ser muito mais prático, pode proporcionar muito mais segurança para você e seus dados. 

Além disso, um cartão virtual pode ser gerado a qualquer hora e a qualquer momento, não exigindo nenhum tipo de burocracia, e você pode utilizá-lo na hora que desejar.

Como usar um cartão virtual na internet?

Utilizar um cartão virtual é extremamente simples, mas primeiro você precisa conferir com a sua instituição bancária se ela disponibiliza o uso de cartões virtuais. Se a resposta for sim, você verá agora mesmo um passo a passo de como é simples fazer o uso do seu cartão virtual para realizar uma compra online:

  • Entre no app da instituição bancária que você utiliza e vá até a seção “cartão virtual”;
  • Siga as orientações do app do sistema bancário que utiliza e gere seu cartão virtual;
  • Agora, assim que você estiver na seção de pagamento da compra que está realizando, basta digitar todos os dados do cartão virtual e pronto, a sua compra é processada normalmente como qualquer outra. 

Vale lembrar que os cartões virtuais podem ser utilizados apenas para compras realizadas através da internet, não sendo válidos em lojas físicas.

Cartões virtuais são totalmente seguros?

Por mais que possa parecer que os cartões virtuais são 100% seguros, a verdade é que eles também podem ser clonados, apesar de ser muito mais difícil de acontecer. Além disso, caso o seu cartão virtual seja clonado, realizar o cancelamento dele é muito mais simples do que cancelar um cartão físico. 

O que fazer se tiver meu cartão clonado?

Agora, se você esteve utilizando o seu cartão físico na internet e ele foi clonado, vamos te ensinar exatamente o que você precisa fazer para solucionar este incômodo problema. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Primeiro você precisa cancelar ou bloquear o seu cartão de forma imediata, para isso, basta entrar em contato com o seu banco;
  • Depois, o ideal é fazer um boletim de ocorrência, pois isso pode te ajudar a conseguir um respaldo de todas as compras que não foram feitas por você de maneira muito mais rápida;
  • Por fim, caso você julgue necessário, você pode procurar por um advogado penalista, ou seja, um advogado de crimes cibernéticos para ver quais são as medidas cabíveis que você pode tomar.