Cloffice: saiba o que é, vantagens e como montar

Casa

A palavra cloffice nada mais é que a junção dos termos closet (armário de roupas) e home office (escritório em casa). Ou seja: trata-se de um espaço dentro do armário, reservado para a pessoa trabalhar em casa, em um local confortável e organizado, ocupando o mínimo espaço possível.

A grande vantagem do cloffice é que ele pode ser montado em qualquer cômodo da casa, seja no quarto, na sala ou no próprio closet. Para isso, basta prestar atenção nos modelos de guarda-roupa que existem no mercado e escolher um que possua portas ou permita a instalação, para que a estação de trabalho possa ser “guardada” no fim do expediente.

Esse conceito é perfeito para quem busca economizar espaço na decoração, afinal quanto menor a quantidade de móveis à mostra, maior será a sensação de amplitude transmitida pelo ambiente.

Como montar um cloffice?

A primeira coisa a ser feita na hora de montar um cloffice é escolher o cômodo, pois, para que o trabalho seja mais agradável, o escritório precisa ser localizado em uma área iluminada e arejada, de preferência próxima a janelas, onde há uma boa circulação de ar e iluminação natural durante o dia.

Vale lembrar que não é necessário escolher um espaço grande, pois qualquer espaço que esteja “sobrando” pode se tornar o cloffice perfeito se você usar a criatividade. Você pode montá-lo, por exemplo, ao lado do rack da sala

Após definir o espaço, é hora de decidir quais serão os móveis. Nesse caso, o ideal é mandar fazer um móvel sob medida de acordo com as medidas do ambiente, mas, caso prefira, você também pode comprar móveis como poltrona, prateleiras e escrivaninha separadamente e montá-los por conta própria.

No entanto, como dito anteriormente, se você optar por essa última forma, é interessante fazer a instalação de portas de armário para deixar o cloffice fechado quando não estiver em uso.

Dicas para um cloffice perfeito

Agora que você já conhece o conceito do cloffice, confira algumas dicas essenciais para que seu ambiente de trabalho seja o mais prático e produtivo possível.

Priorize o conforto

Como você passará horas trabalhando no cloffice, não há nada mais importante que o conforto. Portanto, para não ficar com dor nas costas ou acabar prejudicando a coluna, é essencial adquirir uma cadeira ou poltrona confortável, que possua estofado e apoio para os braços.

Capriche na decoração

Assim como em qualquer lugar da casa, a decoração também tem um papel importante no seu cloffice, pois o espaço se torna muito mais agradável e aconchegante com uma boa decoração. Nesse sentido, uma  sugestão é apostar em nichos e prateleiras para colocar enfeites, como quadros e porta-retratos.

Praticidade é tudo

Na hora de montar seu cloffice, priorize armários com portas de correr, pois, além de serem mais práticos, eles também otimizam o espaço, uma vez que não atrapalham a circulação.

Uma boa iluminação é essencial

Mesmo que você tenha seguido a dica de montar o seu cloffice próximo a uma janela, também é essencial que o local possua outros focos de luz. Sendo assim, ilumine o ambiente com lustres ou luminárias com luz de led. Afinal, uma boa iluminação no período da noite também ajuda na concentração.

Deixe tudo muito bem organizado

Não há nada melhor que trabalhar em um ambiente bem organizado, não é mesmo? Portanto, tenha o hábito de limpar a sua mesa ou escrivaninha diariamente e deixe apenas o essencial em cima dela. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a bagunça e consegue se manter focado no trabalho, além de sempre saber onde estão seus objetos.

E ai caro leito do blog, agora que já sabe tudo sobre um cloffice, não deixe de adquirir o seu!