Comer uvas pode fazer bem para saúde

Saúde

As uvas são uma fruta deliciosa que é usada para fazer uma das bebidas que muitas pessoas eapreciam: o vinho. No entanto, podemos não conhecer alguns dos benefícios que elas podem ter para a nossa saúde se os consumimos diariamente.

Certamente, no nosso dia-a-dia, as uvas geralmente não estão presentes, diferentemente de outras frutas, como bananas, maçãs ou laranjas. No entanto, depois de conhecer seus benefícios, convém incluí-los com mais frequência em sua dieta.

Há diversas formas de consumir uvas, inclusive, podemos acompanhar as opções em site de receitas, os quais ensinam como fazer geléia de uva, calda em panqueca americana, sucos, etc.

Conheça os benefícios de comer uvas e inclua as mesmas em sua dieta:

Benefícios da uva para saúde

Devido à importância dessa fruta, neste post, apresentamos todos os  benefícios de comer uvas para a sua saúde.

Antioxidante natural

 A uva atua como um potente antioxidante natural, ajudando a combater o envelhecimento prematuro criado pelos radicais livres. É também um agente alcalinizante, para purificar o sangue.

Propriedade diurética

A uva possui altas quantidades de potássio, baixos níveis de sódio e doses moderadas de vitamina B, para ajudar a regular as gorduras e carboidratos do corpo,  comer uvas ajuda a perder peso e manter o sistema nervoso e muscular em boas condições.

Esta fruta também é benéfica para evitar o aparecimento de doenças como hiperurricemia ou gota, litíase renal, pressão alta ou outras doenças associadas à retenção de líquidos.

Prevenção de doenças como o câncer

Comer uvas pode ajudar a impedir o desenvolvimento de células cancerígenas, já que a pele dessa fruta possui um composto chamado resveratrol que ajuda a controlar esta doença.

Ação bactericida

 As uvas contêm taninos e ácidos cafeicos, que são bactericidas potentes.

Evita a constipação

Uma das propriedades marcantes das uvas é limpar o intestino e evitar a constipação, agindo como um laxante natural, graças à pele e sementes que ela contém (0,3 g por 100 g).

Fonte de energia

As uvas são uma fonte de açúcar e carboidratos, por isso fornecem uma ótima fonte de energia extra (17 g por 100 g) em pessoas com baixos níveis de açúcar. Essa propriedade aumenta se comer as uvas na forma de passas. Obviamente, ao contrário do que se pensa, as uvas não engordam.

Reduzir o colesterol no sangue

A uva também está presente no vinho, uma bebida com grandes benefícios para a saúde: ajuda a reduzir o colesterol no sangue, melhora a circulação e evita problemas cardiovasculares.

Melhora a aparência da pele

As uvas têm propriedades naturais para melhorar nossa pele, atuando como uma poderosa loção hidratante. A polpa das uvas elimina rugas do rosto, marcas de expressão e pele seca. E o suco das uvas ajuda a tratar eczema, coceira, espinhas ou conjuntivite.

Benéfico para saúde ocular

Outro benefício das uvas é ser bom para a pressão alta e impedir a formação de cataratas, para que protejam nossa visão e ajudem a prevenir a inflamação.

Para conseguir usufruir os benefícios das uvas, devemos incluí-la com maior frequência em nossa dieta, seja um copo de vinho por dia como indicado por médicos, fruta, geléia, sucos, etc. Para maiores informações consulte um nutricionista.