Como a Inteligência Artificial está revolucionando o Marketing nas empresas

Você pode até não perceber mas a IA (Inteligência Artificial) já está presente no nosso dia-a-dia. Ela está presente no reconhecimento de voz dos smartphones, com as assistentes virtuais, onde podemos pedir para realizar uma tarefa como uma pesquisa ou até mesmo uma ligação, por exemplo.

Não só nos celulares, mas nas TVs, E-mail e indústrias. Nesse artigo você vai conferir como a IA está revolucionando o marketing nas empresas. Acompanhe nosso artigo:

O que é Inteligência Artificial?

Para começar, vamos entender o que é Inteligência Artificial. A IA pode ser definida de forma resumida como a ciência que se propõe a criar dispositivos que sejam parecidos com nós humanos, tanto na capacidade pensar, quanto na capacidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

Como a Inteligência Artificial está revolucionando o Marketing nas empresas?

Bom, agora que você já conhece o que é IA, vamos ver mais exemplos de como ela já está impactando no nosso dia-a-dia:

  • Atendimento aos clientes: 

Os chatbots, que são robôs virtuais capazes de conversar com as pessoas em um chat. Os chatbots podem ser usados para tirar dúvidas, captar informações do cliente.

  • Entender o consumidor: 

A IA consegue analisar comportamentos ajudando as empresas a criarem estratégias de marketing e vendas para uma abordagem personalizada.

  • E-mail: 

O seu email, hoje, já é capaz de conseguir reconhecer o que é spam e enviar para o lixo. 

Ele consegue reconhecer por meio de características específicas e o uso de determinadas palavras. 

Para conseguir driblar isso, as empresas são forçadas a usar estratégias de marketing de conteúdo, não deixando assim a propaganda caindo no lugar errado.

  • TV: 

Da Netflix ao Youtube, as plataformas de vídeos e até redes sociais já consegue identificar o que o usuário gosta de ver e recomendar na página inicial. 

Não é preciso ser um especialista para saber que isso significa mais dados na hora de segmentar os anúncios.

  • Reconhecimento de imagens: 

Os dados estão sendo usados até mesmo em textos e imagens. 

Um bom exemplo que prova isso é o Google Lens, aplicativo que permite a busca de informações pela câmera misturando IA e realidade aumentada. 

Esse sistema ajuda os consumidores a procurar em um clique ofertas e informações sobre o produto.

  • Reconhecimento de linguagem natural: 

A Inteligência  Artificial pode ajudar as empresas a identificar oportunidades e crises analisando comentários das redes sociais.

  • Fazer previsões:

A IA ajuda as empresas a melhorar a experiência do cliente fazendo previsões. 

Analisando os dados com base no período histórico é possível prever o comportamento do consumidor. 

Já existem casos reais de empresas que utilizam esses dados para antecipar volume de chamadas podendo garantir um bom atendimento, fidelizando os clientes.

  • Redução do tempo de carregamento: 

Quem tem um site, sabe da importância que é do site carregar um segundo a menos.

Acontece que a IA também pode ajudar nisso com as páginas AMP que são otimizadas para celulares. Isso é importantíssimo para que o conteúdo seja exibido nas primeiras posições do Google.

  • Propaganda digital: 

Uma das áreas mais bem sucedidas que a IA está presente é a de publicidade digital. Plataformas de anúncios como o Google já utilizam Machine Learning (Aprendizado de Máquina) para mostrar anúncios aos usuários que fazem ação desejada pelos anunciantes. 

Elas conseguem fazer isso analisando dados dos usuários, como o que eles mais gostam, informações demográficas dentre outros aspectos usados para aprender e detectar quem realmente pode ser um cliente potencial.

  • Geração de conteúdo: 

A IA está ajudando certas áreas gerando notícias para sites corporativos com base em dados e informações.

  •  Buscas online: 

Como mencionado no início do artigo, o jeito em que as pessoas fazem buscas online mudou e hoje já é possível pedir por voz para que assistentes virtuais pesquisem algo. 

Isso vai obrigar os profissionais de marketing a criarem conteúdo otimizados para essas buscas.

Qual a vantagem de usar a Inteligência Artificial no Marketing?

Para finalizar o nosso artigo vamos listar algumas das muitas vantagens de se usar a IA no Marketing das empresas, confira::

  • Mais eficiente: 

Segundo o especialista Isael Oliveira, o Marketing se beneficia da Inteligência Artificial pois as empresas tendem a ter uma estratégia mais eficiente, o que como consequência gera mais vendas, à medida que menos dinheiro é gasto em anúncios, obtendo um ROI (retorno sobre o investimento) maior.

  • Economia de tempo: 

A IA ajuda os negócios a economizar tempo gasto em pesquisas que são feitas hoje para encontrar os melhores métodos de cada setor, conselhos e mais. 

Com isso sobra mais tempo para desenvolver novos negócios e estratégias

  • Menos erros: 

A IA ajuda os negócios a não jogar dinheiro fora com Marketing ao fazer análise de dados. Errando menos, sobra mais dinheiro.

  • Possibilita grandes avanços: 

A Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) oferecem a possibilidade das empresas trabalharem em áreas que pareciam impossíveis ou os pontos não se conectam. 

A IA consegue isso prevendo um defeito antes mesmo dele acontecer, tudo isso com base em seus algoritmos matemáticos e estatísticos.

E então, conhecia todas essas funcionalidades que a IA pode trazer para o mundo do Marketing Digital?

Compartilhe abaixo sua opinião sobre a revolução da IA junto ao marketing 🙂