Como começou as plataformas de streaming no mundo e no Brasil

Tecnologia

As plataformas de streaming mudaram consideravelmente a vida das pessoas. No passado era muito comum as pessoas saírem à noite para comprar Pizza, ou outro tipo de alimento e passar em uma locadora de filmes para escolher algo interessante.

Mas o avanço tecnológico tornou tudo mais prático. Hoje você tem acesso a milhares de filmes sem precisar sair de casa, e até pedir uma refeição ficou mais prático através de aplicativos de entrega.

A internet mudou consideravelmente a maneira como as pessoas se relacionam com produtos e serviços, e as inovações tecnológicas conquistam pessoas de todas as idades, e se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas.

Muitas pessoas hoje fazem uso dos aplicativos de streaming, o que pode parecer surpreendente para alguns já que no passado essas plataformas surgiram tímidas e pareciam pouco promissoras.

Neste artigo vamos entender como as plataformas de streaming surgiram e como elas foram conquistando espaço no Brasil e no mundo. Mas antes vamos entender o que é a tecnologia de streaming e para que ela pode ser usada.

Streaming o que é

A tecnologia de streaming nada mais é do que uma tecnologia de compartilhamento de informações em tempo real. Esta tecnologia utiliza a rede mundial de computadores para facilitar a transmissão de dados de forma prática.

Esse serviço funciona da seguinte maneira, alguns dados são armazenados em grandes servidores de computador que são conhecidos popularmente como nuvem, e esses servidores possibilitam o acesso a esses dados em tempo real sem ser necessário realizar um download.

No passado, se você queria assistir um vídeo ou ouvir uma música através do computador era necessário realizar um download do arquivo para poder desfrutar do conteúdo. Entretanto, com o avanço das tecnologias da comunicação esse processo se tornou muito mais simples.

Se você é assinante de uma das plataformas de streaming, seja de vídeo ou de música, você tem acesso ao conteúdo de forma rápida e prática. Basta ter acesso à internet para conseguir acessar a estas plataformas e aproveitar os serviços.

Até mesmo por meio de dispositivos móveis é possível acessar esses arquivos e aproveitar os serviços de streaming em tempo real. Mas isso só é possível por conta de diversos avanços tecnológicos consecutivos.

Agora que já entendemos o que é o serviço de streaming, vamos entender a história das plataformas de streaming ao redor do mundo.

Como surgiram no mundo

O serviço de streaming moderno tem início muito antes do que as pessoas imaginam. Esses serviços começaram a se popularizar nos Estados Unidos, ainda na década de noventa, através de plataformas de distribuição de músicas.

Acontece que até aquela época, a capacidade de processamento de informações dos computadores era muito limitada, assim como a quantidade de dados que eram transmitidos através da internet.

Por muito tempo, a internet discada foi um grande obstáculo para o desenvolvimento da tecnologia de streaming, de maneira que esse obstáculo só começou a ser superado com o surgimento da internet de banda larga.

O avanço da capacidade de transmissão de informações através da internet, acompanhou o avanço das tecnologias de processamento de informações dos computadores. 

Agora equipados com processadores mais rápidos, os computadores estavam preparados para interagir com essas tecnologias.

Em 2006 essa tecnologia começou a ganhar mais visibilidade e aplicação nos Estados Unidos e outros países norte americanos, mas foi apenas em 2007, que a tecnologia começou a se tornar popular em outros países.

Uma das principais plataformas que usam essa tecnologia e é considerada por muitos como uma pioneira no serviço de streaming é o Netflix, que oferece serviço de compartilhamento de vídeos.

Como chegou no Brasil

No Brasil esta tecnologia começou a se popularizar por volta de 2011, quando surgiram alguns sites que ofereciam o serviço de streaming de vídeos e filmes através de redes sociais.

Entretanto, muitos dos sites que ofereciam esses serviços não tinham as licenças necessárias para a exibição de filmes, de maneira que foram descontinuados por conta da natureza ilegal.

No mesmo ano o Netflix chegou ao Brasil e a outros países da América Latina, entretanto a sua influência ainda era bem tímida e poucas pessoas conheciam este serviço.

Com o passar do tempo a tecnologia começou a se popularizar, e hoje já existem serviços de streaming que são oferecidos por grupos nacionais, como Globo Play e outros serviços de streaming de vídeo.

Não podemos esquecer também que por volta de 2016, os aplicativos de streaming de música começaram a ganhar mais visibilidade. De maneira que hoje muitas pessoas usam essas plataformas em busca não apenas de músicas, mas de informações.

Junto com o serviço de streaming de áudio, o serviço de podcast também começou a ganhar destaque, diante da estabilidade das informações e da qualidade das matérias.

Espero que nosso artigo tenha te ajudado a entender como começaram as plataformas de streaming no mundo e no Brasil. Caso tenha dúvidas, basta deixar nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!