Como dormir rapidamente com ansiedade?

Saúde

Há dias em que a ansiedade não passa nem mesmo na hora de ir para cama. Isso só gera preocupação e mais ansiedade, já que você precisa de uma boa noite de sono para descansar e enfrentar o dia seguinte. A ansiedade pode ser evitada quando você está ativo e sua mente e seu corpo estão ocupados.

No entanto, durante à noite é hora de desligar tudo. E nem por isso a ansiedade vai embora. Caso a ansiedade misturada com agitação e inquietação estejam atrapalhando você, vale a pena fazer um teste TDAH adulto online para entender se você não é portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Se o teste confirmar sua suspeita, marque uma consulta com um psiquiatra para receber o diagnóstico adequadamente e iniciar seu tratamento.

Mesmo que você não tenha TDAH e sofra com ansiedade durante à noite, aprenda como dormir rapidamente mesmo com sintomas de ansiedade.

1. Expresse a ansiedade

A ansiedade pode trazer muitos pensamentos obsessivos em sua mente. Faça uma avaliação e busque pela raiz da ansiedade. Depois, procure por uma solução para o problema que está deixando você ansioso e nervoso. Com uma resolução na mente, ficará mais fácil pegar no sono.

Você também pode desviar sua mente do assunto que deixa você ansioso. Vale a pena pensar em outros temas para distrair a mente.

2. Pense em coisas boas

A imaginação e a memória podem ser aliadas no combate à ansiedade durante a noite. Basta lembrar de momentos bons que você passou, repassar todas as conquistas recentes ou até mesmo visualizar algo que faz você se sentir bem.

Não pense em metas e objetivos cumpridos que ainda não ocorreram. Isso pode aumentar a ansiedade. Pensar no futuro não é uma boa ideia.

3.     Levante da cama e faça outra atividade

Ficar rolando de um lado para o outro na cama não é nada agradável.  Por isso, levante da cama para esvaziar a mente e se distrair. Você pode fazer um lanche leve, assistir a algo na TV ou checar as redes sociais. Vale qualquer coisa para esquecer o que a mente fica trazendo de volta e para encontrar tranquilidade para dormir. Depois de uns 30 minutos, volte para a cama.

4. Aceite a incerteza

A ansiedade está ligada a um problema que você quer resolver ou uma preocupação. É preciso distrair a mente do problema na hora de dormir. Vale deixar o problema de lado, já que você não pode fazer nada durante a noite. Caso a resolução do problema não esteja sob seu controle, é uma boa hora de entregar para o futuro resolver. Tenha certeza de que você saberá lidar com as consequências e durma tranquilamente.

5. Leia um pouco ou assista TV

Ler algum livro ou assistir um pouco de TV são recomendados quando a sua ansiedade é causada pela inquietação de sua mente. É uma forma de distrair a cabeça do problema em questão e relaxar. Isso pode deixar você sonolento e pronto para uma noite de sono tranquila.