Como escolher o melhor fornecedor de produtos odontológicos

Finanças

Para o bom funcionamento de um consultório, é preciso que um conjunto de coisas estejam em ordem, como ter uma equipe preparada, ter um ambiente agradável, utilizar ferramentas para atrair mais pacientes, etc .

No entanto, de nada vai adiantar se não tiver os equipamentos e materiais para atendê-los. Por isso, a escolha do fornecedor torna-se tão importante nesse momento, pois ter bons equipamentos podem ser um fator de grande impacto no momento de um tratamento ou procedimento.

Sendo assim, todo dentista precisa ter uma atenção especial para fechar negócio com uma loja de confiança.

Além disso, existem pontos que devem ser considerados no momento de escolher o produtos. É fundamental oferecer produtos de excelência, para que o seu paciente saia mais satisfeito.

Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo recheado de informações que devem ser consideradas no momento de fechar negócio com um fornecedor.

Confira agora!

Por que escolher bons produtos?

Você já deve saber que, não é possível realizar um procedimento ortodôntico sem os produtos necessários. Certo?

E por mais difícil ou cansativo que seja, escolher o fornecedor e os produtos certos são fundamentais para seu negócio. Ele pode determinar o sucesso ou não da sua clínica.

Além disso, quando você tem os produtos e ferramentas certas, é possível otimizar o tempo de sua consulta e dessa maneira aumentar o número de consultas diárias.

Por isso, se você que sua clínica tenham mais visibilidade e esteja em constante crescimento, é preciso oferecer o Melhor.

Encontrar um bom fornecedor hoje, pode ocupar desgaste nos futuros. Pois, uma vez que você já conhece um bom fornecedor, fica fácil ser um cliente fidelizado.

Tenha em mente que, assim como o seu paciente pergunta por quanto custa um implante dentário?, por exemplo, no mínimos umas 3 vezes antes de fechar negócio. Você também pode não encontrar um fornecedor rapidamente, justamente pelo tempo de avaliação.

Mas, afinal, como escolher os melhores fornecedores?

Antes de sair pesquisando por inúmeros fornecedores, você deve levar em consideração alguns pontos.

Não basta apenas ir na internet e pesquisar por produtos de um tratamento de lente nos dentes ou clareamento dental com moldeira, por exemplo.

É preciso fazer uma pesquisa estratégia, inclusive, existem outras maneiras de encontrar um bom fornecedor.

Pesquise quem são os líderes no mercado

Quando pesquisamos na internet, por exemplo, vão aparecer diversas opções. 

No entanto, é preciso certificar quem são os líderes de mercado, ou seja, quais são as melhores marcas de mercado.

Peça indicação 

Uma boa maneira de encontrar bons fornecedores, é  por meio de indicação. Considere conversar com colegas de profissão, principalmente, aqueles que já estão há bastante tempo no mercado.

Afinal, nada melhor que ter indicação de quem tem propriedade no assunto. 

Essa é uma boa maneira de conhecer novas marcas, e saber a opiniões de quem já utilizou. Além disso, quem sabe até conseguir um desconto com o fornecedor por ser indicado. Seria ótimo, não é mesmo?

Sabemos que a internet é ótimo meio de pesquisa, mas a pesquisa boca a boca continua sendo uma excelente maneira de avaliar fornecedores.

O que considerar em relação aos produtos?

Custo Benefício

Feito isso, está na hora de levar em conta os produtos. Um dos pontos para fechar com um fornecedor ou não, são os produtos que ele oferece. Certo?

Afinal, do que adianta o fornecedor ser simpático, rápido e não ter bons produtos?

Para isso, basta você fazer uma lista com, todas as marcas que você pesquisou tanto pela internet quanto com seus colegas. Considere todas elas no momento da avaliação, no entanto, certifique-se de que está comprando o produto certo.

Vale mencionar, que nesse momento a idéia é encontrar as marcas selecionadas com menor preço. Optar por um produto parecido por conta do preço, nem sempre é vantajoso.

Avalie se comprando em maior quantidade é possível ter um preço mais acessível. Mesmo que o preço seja mais alto a curto prazo, a longo prazo será mais vantajoso. 

Basta ter um bom planejamento financeiro para isso.O segredo está no momento de negociar com o fornecedor.

Considere a reposição dos produtos

Outro ponto que deve ser considerado, é a disponibilidade dos produtos. O produto que você deseja comprar está sempre disponível, é de fácil acesso?

É importante avaliar esse ponto, pois, quando o produto acabar você possa repor sem dificuldades. 

Pois, fica chato estar com uma agenda cheia para fazer um tratamento como, implante dental, por exemplo, e não conseguir repor o material,  gastar mais tempo com novas cotações e avaliações de outros materiais. Não acha?

Fique atento aos prazos de entrega

É extremamente importante se atentar ao prazo de entrega. É um fator que impactará na gestão do seu consultório, para que você possa realizar os pedidos com um intervalo adequado.

Além disso, considere a distância e o trajeto, pois qualquer problema na mercadoria, é preciso que a troca ou devolução não enfrente grandes dificuldades.

Por isso, vale considerar esses ponto antes de fechar negócio. Lembre-se que, o seu fornecedor pode impactar positivamente ou não, a rotina da sua clínica.

Conhecer para comprar!

Podemos resumir todas as informações acimas em um única palavra Conhecer.

Mesmo que vocÊ tenha recebido indicações ou conheça algumas coisas sobre o fornecedor, é indicado que faça uma pesquisa ainda mais detalhada. Observe o histórico desse fornecedor, se há processos ou reclamações públicas.

Quanto mais informações você tiver, menos dores de cabeça terá no futuro!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.