COMO FAÇO O CARTÃO DO SUS

Benefícios / Governo

Cartão Nacional de Saúde mais conhecido como Cartão SUS é uma ferramenta criada pelo Governo para organizar e registrar todos os atendimentos médicos no país realizados através do Sistema Único de Saúde.

Todos os atendimentos médicos e hospitalares realizados através desta rede pública, agora são registrados em uma espécie de prontuário eletrônico do cidadão.

Nele consta a data de atendimento, a unidade de saúde e por que foi atendido para manter um histórico médico adequado e organizado.   


A ideia inicial foi unificar uma série de bases de informações já existentes com a criação de uma base dados única e disponível em todo o país.

Existe uma meta ousada que até este ano todos os brasileiros já possuam o seu Identificador Nacional de Saúde do SUS, mas ainda está em andamento e a previsão é muito otimista.

COMO FAÇO O CARTÃO DO SUS

Realizar o seu cadastramento para fazer parte desta nova ferramenta que é o Cartão SUS é muito fácil e obrigatório também para atendimento na rede pública como postos e pronto socorro.

Mas não se esqueça que o cadastro é totalmente gratuito, bem como a utilização do seu serviço de identificação em qualquer unidade de saúde.

Para conseguir o seu, você deve se dirigir a uma unidade de atendimento de saúde próxima ao seu local de residência portando os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • PIS (Caso possua)

Com estes documentos em mãos o seu cadastro será realizado pelo atendente através do sistema disponibilizado pela secretaria de saúde chamado CADWEB.

Após este cadastro ele será impresso e você receberá ele em poucos instantes podendo assim ser atendimento de forma rápida e contando com a segurança de ter todas as suas consultas registradas.

Você pode obter mais informações também através do site do datasus http://datasus.saude.gov.br ou ligando no telefone 136 opção 8

Veja o vídeo abaixo onde demonstramos como você pode conseguir o seu cartão do sus de maneira fácil e rápida sem nenhuma complicação.

Aproveite a oportunidade para cuidar da sua saúde e desfrutar dos recursos que a população pode ter acesso sem pagar nada.

Afinal de contas tudo isso já é pago em forma de impostos que são cobrados dos brasileiros diariamente e nem percebemos.

Se você já possui o seu e quer consultar detalhes sobre seu cadastro ou até mesmo sobre suas consultas marcadas você pode fazer isso lendo o nosso artigo que ensina como consultar o seu cadastro.

Através desta ferramenta não só os seus dados pessoais e de cadastro poderão ser consultados como também todo o seu histórico de atendimento juto a saúde pública da sua cidade ou estado.

QUANTO CUSTA PARA TER O CARTÃO SUS?

Não existe custo algum para a emissão, ele é totalmente gratuito e pode ser emitido facilmente através dos passos que informamos acima.

Caso alguém queira tentar vender um para você, não aceite pois sua emissão é totalmente gratuita assim como a emissão sua segunda via.

Esta e outras facilidades só o identificador de pacientes médicos do sistema único de saúde é capaz de fazer, tudo isso tem por trás uma tecnologia incrível e de última geração que visa ajudar os hospitais que são mantidos pelo ministério da saúde do país.

Ele facilita não só a marcação de exames mas também na hora de solicitar remédios gratuitos através da distribuição em postos de saúde ou farmácias do povo.