Como fazer para vender mais com seu e-commerce?

Finanças

Trabalhar com e-commerce é uma tendência global. Afinal, a cada dia que passa as pessoas confiam mais nas lojas virtuais, graças aos sistemas de segurança. A população mundial está muito digitalizada.

Manter um e-commerce, porém, não é uma tarefa fácil. São vários desafios que você precisa lidar, e vender mais nem sempre é algo simples. Contudo, existem diversas maneiras de se fazer isso.

Quando o assunto é vendas pela Web, falamos em Marketing Digital. Então, nada mais justo do que usar algumas ferramentas e métodos dessa área, não é verdade? 

Neste post, vamos mostrar algumas maneiras pelas quais você pode expandir o seu negócio.

Boa leitura!

Estude quem é seu cliente ideal

O famoso “cliente ideal” é uma representação perfeita das pessoas que vão adorar conhecer e usar seus produtos. Ou seja, trata-se de um modelo de cliente para o qual seus produtos foram desenhados.

Só para exemplificar, vamos supor que você venda ZMA em sua loja virtual, assim como demais suplementos para atletas. Dessa forma, podemos pensar que o cliente ideal são homens e mulheres, que praticam atividade física e estão preocupados com a aparência.

Agora podemos montar uma persona: Augusto, 34 anos, casado e pai de 2 filhos. Ao ir a praia, ficou com vergonha de tirar a camisa, e agora pretende cuidar mais do corpo. Acredita que a suplementação é uma ótima maneira de ficar sarado rápido.

Vale notar que o cliente ideal deve ser atualizado de acordo com dados coletados. A idade de 34 anos, por exemplo, pode se mostrar imprecisa; talvez 25 anos seja mais exata.

É um trabalho bastante complexo, mas que rende ótimos frutos!

Tenha estratégia de redes sociais para seu e-commerce

As redes sociais são perfeitas para expandir e-commerces. É muito fácil conseguir visualizações em suas publicações, ainda mais quando feitas de maneira adequada.

Tenha em mente que as pessoas vão compartilhar informações úteis e interessantes. Ou seja, se fizer apenas postagens sobre ofertas, com certeza não vai conseguir um bom alcance.

Por outro lado, informações úteis para sua persona chamam a atenção dela. 

O Augusto, por exemplo, certamente vai adorar receber dicas de treino em seu Instagram. Da mesma forma, dicas fitness vão ser bem recebidas por ele.

Invista em e-mail marketing 

Na era do Instagram, Facebook e WhatsApp, temos a  impressão de que os e-mails desapareceram, não é verdade? Porém, essa sensação é falsa: uma boa parcela do planeta checa e-mails diariamente.

Conseguir um e-mail é uma tarefa difícil. É como pedir o número de celular de outra pessoa: exige relacionamento, confiança e segurança da parte de quem pede.

Após conseguir um e-mail, você pode enviar vários conteúdos interessantes, como ofertas, materiais de interesse para a persona e até lembretes para pagar boletos. Esse último é vital para e-commerce, assim como o lembrete de compra – quando o usuário escolhe os produtos mas não clica em comprar.

Tome cuidado com spam!

Tenha anúncios de seu e-commerce na internet

Os anúncios patrocinados são ferramentas muito poderosas para qualquer empreendedor digital. Com eles, você consegue selecionar o público de interesse para você, aumentando a eficiência da estratégia.

É possível manter anúncio em todas as redes sociais. Até o Google oferece esse tipo de serviço, ranqueando seu e-commerce acima dos demais – pelo preço certo, é claro.

Antes de colocar um anúncio para funcionar, leia as políticas de uso dessas ferramentas. As redes sociais costumam analisar com muito rigor o material que será apresentado, e qualquer elemento fora do aceitável é penalizado.

SEO é uma estratégia muito poderosa

O SEO é um conjunto de ações que visa melhorar o posicionamento de sites na página de resultados no Google. Assim, ajuda a aumentar o tráfego orgânico de seu site, ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios.

Uma característica interessante do SEO é seu poder cumulativo. Em geral, os materiais otimizados continuam ranqueando por vários anos; se mais material for criado ao longo do tempo, pode ocorrer uma curva exponencial de tráfego em seu site.

Procure fidelizar seus clientes

É fundamental para qualquer e-commerce fidelizar clientes. Isso gera renda recorrente, algo muito próximo da renda fixa, um padrão excelente para qualquer negócio.

A fidelização deve acontecer por várias vias: você pode produzir materiais interessantes para sua persona, como vídeos instrutivos, e-books e blog posts, como também criar relacionamento através do contato direto, com lives e chat. 

O marketing de afiliados pode ser uma boa opção

Por fim, muitas plataformas de e-commerce permitem que a loja virtual trabalhe com marketing de afiliados.

Em resumo, você abre espaço para autônomos divulgarem seus produtos na internet. Se algum deles conseguir uma venda, parte do valor da compra vai para a pessoa que fez a venda.

Existem empresas sérias que trabalham apenas com divulgação de produtos. Com certeza elas vão aumentar bastante suas vendas no fim do mês – ainda mais se a comissão for alta.

Gostou destas dicas sobre e-commerce? Compartilhe em suas redes sociais!