Como lavar corretamente um estofado?

Casa

A limpeza do estofado é muito importante para conservá-lo e para evitar problemas para a saúde, já que o acúmulo de sujeira e ácaros pode trazer consequências ruins.

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa, pois é nele que descansamos depois de um dia de trabalho e onde temos nossos momentos de lazer. Se ele for bem cuidado, pode durar anos ou até décadas.

Pensando nisso, vamos explicar a importância de manter o sofá limpo, dar algumas dicas para lavá-lo e mostrar o que pode acontecer se ele não for lavado corretamente.

Importância de manter o sofá limpo

É importante limpar o sofá a cada 6 meses, mas para famílias com crianças ou animais de estimação, é importante rever esse prazo para evitar que o móvel fique encardido.

Esse cuidado vai muito além da estética do móvel, sendo que um de seus objetivos é cuidar da saúde e evitar sintomas de alergia, como:

  • Olhos lacrimejando;
  • Nariz entupido;
  • Coceiras;
  • Eczemas.

Para se ter uma ideia da importância da limpeza do sofá, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas respiratórios, geralmente, estão associados à falta de higiene em casa.

A limpeza no cotidiano é importante, mas é fundamental contratar uma empresa de higienização de sofás esporadicamente para garantir a total higienização do móvel. 

Como higienizar de forma correta seu sofá

Para manter o estofado sempre limpo, é necessário se atentar a alguns detalhes, pois, além de garantir a higiene do móvel, você proporciona mais durabilidade para ele. Sendo assim, dentre os cuidados estão:

Lavar a seco

Algumas empresas oferecem a lavagem a seco, mas ela também pode ser feita em casa, com bicarbonato de sódio e aspirador de pó. 

Aplique o bicarbonato no sofá e deixe agir por 15 minutos. Depois, passe o aspirador.

As empresas de limpeza de tapetes ao domicílio e higienização de sofá também podem fazer a lavagem com álcool. 

O produto é pulverizado no móvel, e logo em seguida utiliza-se uma escova macia para esfregar.

Limpeza úmida

Esse tipo de lavagem é recomendada para sofás de algodão, veludo e linho, sendo utilizados produtos específicos diluídos em água.

Umedeça o pano ou uma esponja no líquido e passe por toda a extensão do estofado. 

Caso o móvel tenha muitas manchas, repita esse procedimento até que elas sejam eliminadas. Ao final, utilize um pano seco para remover o excesso de umidade.

Higienização com água

É importante tomar cuidado com a higienização de estofados com água, pois se ela não for completamente removida, pode danificar o móvel.

Utilize 5 litros de água, uma escova macia, um aspirador de líquido, um produto adequado e pulverizador.

Primeiro, é necessário aspirar o sofá, misture o produto de limpeza na água e coloque a mistura no pulverizador, depois espalhe o produto em toda a extensão do móvel.

Com a escova, esfregue todo o sofá, e após isso, aspire bem a água, pois o excesso de umidade pode prejudicar o seu sofá. Repita o procedimento até que a água saia completamente limpa.

Independentemente de qual tipo de limpeza de estofados você prefere, recomenda-se contratar uma empresa especializada, a cada 6 meses.

Isso é importante porque se você aplicar um produto de maneira errada, pode prejudicar a estética do móvel e manchá-lo.

Esse cuidado é ainda mais importante na lavagem com água, pois é essencial retirar totalmente a umidade e secar bem o sofá para evitar o mau cheiro e a formação de fungos.

Além disso, se a mobília estiver há muito tempo sem higienização, podem ser necessárias algumas técnicas, produtos e equipamentos que você não tem em casa.

Uma limpeza mal feita pode prejudicar o seu sofá, reduzindo o seu tempo de vida útil e colocando em risco a saúde da sua família, pois além de não retirar totalmente a sujeira, pode agravar a situação por conta da umidade.

Considerações finais

O sofá é um móvel importante, pois ele traz mais conforto, praticidade e beleza aos ambientes. 

Entretanto, com o passar do tempo, acumula poeira e sujeira que precisam ser removidas.

Como vimos ao longo deste artigo, existem várias maneiras de limpar o sofá, mas esse procedimento deve ser feito do jeito certo para não prejudicar o móvel e garantir a saúde de todos.