Como limpar sofá branco? Veja dicas

Casa

O sofá branco é um móvel elegante, que combina com praticamente todos os estilos de decoração e ambiente. Por outro lado, a limpeza precisa ser um cuidado diário, já que praticamente qualquer sujeira fica aparente nele.

Esse fato desanima muitos potenciais compradores, assustando quem acabou de adquirir um móvel dessa cor e só percebeu o desafio na prática. Contudo, manter o sofá limpo não é nenhum bicho de sete cabeças.

Acontece que os sofás devem ser limpos rotineiramente, independentemente da cor do estofado. Então, os assentos brancos só nos lembram disso com mais frequência. Inclusive, os cuidados com higiene são fundamentais não só para o nosso conforto e segurança, mas também para a durabilidade do estofado.

Antes de mais nada, é preciso avaliar o material do seu sofá, pois alguns produtos podem estragá-lo. Assim, vale dar uma olhada na etiqueta, já que ela costuma conter dicas do que você pode ou não fazer na hora da limpeza.

Não deixe a poeira acumular

Um cuidado que precisa ser feito diariamente ou, no máximo, a cada dois dias, é tirar a poeira, independentemente do material do seu sofá. Essa é uma tarefa que leva apenas alguns minutos, mas faz muita diferença para que o seu estofado branco esteja sempre com boa aparência.

Para tirar a poeira, você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó, perfeito para limpar até os cantinhos. Se você não tiver um, utilize um pano seco. Esse hábito evita o surgimento de manchas e impede que a poeira fique impregnada, sendo difícil de remover.

Limpe com água e sabão

Uma vez por semana ou, pelo menos, a cada quinze dias, é importante fazer uma limpeza com água e sabão, mesmo que o seu sofá não tenha nenhuma grande sujeira aparente. Esse processo serve para prevenir que isso aconteça.

Tanto nos sofás de tecido, quanto nos móveis feitos de couro e corino, você pode fazer isso utilizando o lado macio de uma esponja, umedecido em uma solução de água com sabão ou detergente neutro, como o de coco. Preste atenção para não molhar demais! Basta que a esponja esteja úmida.

Não se esqueça de retirar o excesso com um pano seco. Se o seu sofá for de couro, tome um cuidado extra para que ele não fique molhado, pois, isso pode contribuir para o desgaste do material.

Cuide das manchas

Um dos segredos da manutenção de qualquer sofá é cuidar das manchas, mesmo as pequenas, para que elas não aumentem e se tornem impossíveis de retirar. Para a maioria, uma solução de vinagre branco e bicarbonato de sódio já é o suficiente.

Esfregue com delicadeza para não danificar o sofá, utilizando uma esponja macia. Essa mistura ainda é desinfetante e pode ser aplicada de vez em quando com esse fim.

Glicerina líquida e álcool podem ser utilizados para manchas mais difíceis, como tinta de caneta. No entanto, é necessário testar a mistura em uma pequena parte, como as costas do móvel, para ter certeza de que o material não causará nenhum dano.

Hidrate o couro

Sofás de couro precisam ser hidratados periodicamente para que o material não resseque. Há produtos específicos para fazer isso, deixando o móvel com um cheirinho ótimo. No entanto, para economizar, você pode aplicar vaselina líquida. Deixe agir por cerca de 15 minutos e retire o excesso com um pano seco.

Impermeabilize o tecido

Se o seu sofá não é feito de um material impermeável, é interessante torná-lo assim. O processo protege o seu móvel de líquidos que possam ser derramados nele. É sempre bom lembrar que, por mais que sejamos cuidadosos, acidentes acontecem.

Invista anualmente em uma limpeza profunda

Mesmo com todos os cuidados rotineiros, é bacana separar um dinheiro para fazer uma limpeza profunda, com a ajuda de uma empresa especializada, uma vez ao ano. Essa higienização tem o poder de deixar móveis usados com cara de novos, aumentando a vida útil dos estofados.

Agora que já conferiu as nossas dicas, não deixe de segui-las, deixe seus sofás muito mais limpos