Toalhas cheirosas

Como manter suas toalhas sempre cheirosas?

Casa Saúde

As toalhas são itens de uso diário fundamentais na rotina de cuidados e higienização de nossos corpos. E por estarem em contato com a pele com frequência, exigem cuidados e atenção especiais.

Isso porque, após cada uso, a umidade e a transferência de microorganismos, fluidos corporais, células mortas, formam um terreno fértil para o desenvolvimento e a proliferação de fungos, bactérias, ácaros e mofo que com o passar dos dias fazem a toalha liberar mau odores, ficar encardida e diminuir sua capacidade de absorção.

Obviamente ninguém quer e gosta da sensação de se enxugar em uma toalha suja e mal cheirosa. O pequeno prazer da vida cotidiana, é sair de um banho gostoso e relaxante e se enrolar em uma toalha fofinha, limpa e com cheiro bom, não há sensação melhor.

Se você quer aprender como manter suas toalhas sempre novas e com aquele cheiro agradável de limpeza, continue lendo este artigo. Reunimos aqui dicas valiosas para você cuidar bem delas.

Por que pode ser difícil manter toalhas de banho e rosto cheirosas?

Manter as toalhas sempre cheirosas pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente quando se tem mau hábitos, como nunca estender as toalhas, jogando-as emboladas em qualquer lugar, ou seu uso ultrapassa todos os prazos do bom senso – há pessoas que usam a mesma toalha por semanas.

O resultado disso, são toalhas muito sujas, e que com o passar do tempo começam a ficar parecendo mais uma lixa, áspera ao toque. Além disso, os resíduos que se prendem às fibras da toalhas acondicionadas incorretamente, aliadas a uma lavagem mal realizada contribuem de forma definitiva para um círculo vicioso que levam a perda da vida útil e dano nas peças. 

Mantenha suas toalhas sempre cheirosas

Existem algumas medidas chave para manter suas toalhas sempre cheirosas, e neste tópico falaremos sobre isso. Você aprenderá de uma vez por todas as práticas mais eficientes para que sua toalha não acabe sendo confundida com panos de chão. Fique atento.

Permita a secagem completa após o uso 

Falamos na introdução deste artigo sobre o que acontece quando usamos uma toalha. Após o uso, com ela encharcada, o ambiente se torna favorável para o crescimento de todo tipo de organismos, como fungos, ácaros e bactérias.

Por esse motivo, entre um uso e outro, é fundamental que suas toalhas estejam completamente secas. 

É preciso estendê-las em um ambiente bastante ventilado, e esta ação simples impede a formação de maus odores, o desenvolvimento de seres indesejados  e principalmente que eles migrem para o seu corpo e possam causar incômodos ou doenças.

Estenda ou use a secadora 

Após terminar a lavagem, evite deixar suas toalhas dentro da máquina, não esqueça que o ambiente úmido é o ambiente ideal para a formação de mofo, e suas toalhas podem começar a cheirar mal se demorar para estendê-las.

Lembre-se sempre de não colocá-las diretamente sobre o sol, pois o calor pode ressecar as fibras, prefira a secagem na sombra e em locais arejados.

Se você tiver secadora, ela é o equipamento ideal para deixar as toalhas ainda mais macias, pois além de ajudar a manter as fibras saudáveis, permite que as toalhas saiam prontas para uso.

Utilize vinagre na lavagem 

A lavagem é um ponto central no processo de limpeza e desinfecção de suas toalhas, e deve ser feita criteriosamente. Excesso de sabão, por exemplo, prejudica as fibras, ressecando as toalhas e deixando-as duras, siga sempre as recomendações de lavagem presente nas embalagens para não errar.

Outro erro muito comum, é o uso de amaciantes, que ao invés de amaciar, como o nome sugere, fazem com que a toalha se torne impermeável e perca sua função primordial que é enxugar. 

A melhor coisa que você pode fazer é abolir o uso de amaciante nas toalhas e substituí-los por vinagre branco, que proporciona maciez, sem trazer efeitos negativos – suas toalhas não ficarão com cheiro de vinagre depois de secas.

O vinagre é uma opção barata e natural, cujos efeitos são superiores ao de qualquer amaciante.  

Realize o enxágue duplo 

Para toalhas mais macias e sem resquícios de odores desagradáveis, é ideal que você sempre realize o enxágue duplo. Desta forma, todos os resíduos de produtos e qualquer sujeira será removida por completo.

Faça uso de água perfumadas

As águas perfumadas são produtos que vem a cada dia ganhando popularidade entre as pessoas. Trata-se de um líquido produzido para perfumar roupas, toalhas e lençóis, que ajudam a mantê-las livre de maus odores, por ter em sua composição químicos que dificultam a proliferação de germes.

Se você gosta do perfume suave e do cheiro de limpeza nas toalhas, o que faz muita gente não querer abrir mão do uso de amaciantes, a solução eficaz é borrifar água perfumada, que além de trazer aromas agradáveis, ajuda a manter as toalhas macias por mais tempo.

O uso de sachês perfumados com ervas aromáticas ou óleos essenciais, guardados junto com as toalhas, também são uma ótima alternativa.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender porque suas toalhas ficam mal cheirosas e tenham sido úteis para que você consiga resolver esse problema. Quais dessas práticas você já fazia uso antes? Conta pra gente!