Como montar seu próprio atelier em casa?

Casa

A criação de peças, como pinturas em tela ou em tecido, costura de roupas e acessórios, de modo totalmente artesanal, é uma prática que une criatividade a um trabalho, em sua maioria, manual.

Seja como hobbie ou como forma de ter sua própria renda, as atividades artísticas exigem algumas adaptações em casa, como ter um atelier. Para tanto, a palavra de ordem é organização, o que implica na compra de alguns móveis, objetos e acessórios para manter as coisas no seu devido lugar — se tais itens tiverem cupom de desconto, melhor ainda.

Vamos conhecer alguns segredos para se ter um atelier de artesanato em sua casa, com o conforto e a praticidade que todo artesão merece.

Primeiros passos para se ter um atelier em casa

Antes de sair comprando itens e móveis por aí, é interessante analisar o espaço que você tem disponível para a criação do seu atelier. Não adianta, por exemplo, investir numa mesa grande se ela não vai caber no cômodo escolhido, tampouco comprar um armário sem as proporções adequadas.

De modo geral, é preciso analisar qual ambiente você tem disponível. Pode ser um canto da sala, um quartinho não utilizado, um espaço na garagem, o sótão ou ainda uma área separada da sua lavanderia, por exemplo. O importante é que seja um lugar que tenha, preferencialmente, iluminação natural e pouco trânsito de pessoas.

Afinal de contas, qualquer tipo de trabalho exige o mínimo de concentração para ser exercido em sua plenitude. Em se tratando de um trabalho manual e criativo, isso não poderia ser diferente. Portanto, escolha um espaço tranquilo para ser o seu atelier.

A próxima etapa é adequar o espaço às suas necessidades. São indispensáveis, por exemplo, uma mesa ou uma bancada e uma cadeira confortável, já que este será o lugar onde você vai ficar sentado(a) por várias horas seguidas.

Invista em tudo aquilo que lhe oferecer mais conforto. Se vai usar computador ou notebook, use um mousepad acolchoado para não machucar o punho. Use uma almofada fina nas costas para ter mais apoio. Fique sempre em uma postura ereta e, caso os pés fiquem pendentes ao você se sentar, coloque algum apoio na parte de baixo.

E, é claro, mantenha uma rotina de organização diária. Separe os objetos de acordo com o uso ou com a necessidade para aquele tipo de peça que você está fazendo. Ter uma lixeira para descartar o resto de materiais, como linhas, fitas, papéis e retalhos também é imprescindível em qualquer atelier.

A limpeza do espaço também não pode ser negligenciada. Passar uma vassoura diariamente é necessário para não acumular poeira, fios e outros restos de materiais que podem se espalhar facilmente. Ainda, separe um dia na semana para dar uma faxina geral e, a cada quinze dias, faça uma limpeza mais minuciosa.

Iluminação

Trabalhar com algo que exija muito da sua visão, como é o caso dos trabalhos manuais e de artesanatos, faz com que uma boa iluminação seja muito mais necessária, seja dia ou noite. O interessante é tentar aproveitar ao máximo a luz natural, colocando o atelier próximo a janelas.

Como nem sempre isso é possível, ou mesmo quando a luz natural não é suficiente, o melhor é colocar lâmpadas de luz branca, bem como direcioná-las para a mesa onde você vai criar as suas peças. Uma boa luminária também pode ajudar, principalmente à noite.

Mesa

Se tem um item que é imprescindível em qualquer tipo de atelier é uma boa mesa. Ela precisa ser uma peça livre para ser usada especificamente neste ambiente porque pode acabar ganhando respingos de tinta e manchas de caneta que, em alguns casos, não saem.

Por isso, além de não ser indicado usar a mesma mesa para outras atividades (como mesa de jantar ou de estudos), outra dica é colocar um vidro sobre ela, garantindo uma melhor limpeza. Uma sugestão para substituir a mesa, porém, é optar por uma bancada com apoio na parede ou cavaletes.

Nichos, prateleiras e caixas organizadoras

No quesito organização, caixas, nichos e prateleiras são ótimas opções para deixar cada coisa em seu devido lugar. Em se tratando das caixas, vale a pena optar por modelos com cores diferentes, para te ajudar a localizar onde está cada tipo de item, ou ainda por peças transparentes, facilitando a visualização do que está dentro.

Os nichos e as prateleiras, por sua vez, também ajudam a organizar tudo, mas de uma forma bem mais aparente. Caso seja necessário, alguns móveis, como armário e gaveteiro, com rodinhas também podem ser adicionados ao seu atelier em casa.

Gostou de mais uma das nossas dicas para casa? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário!