Como organizar as finanças do seu consultório no mundo pós crise?

Finanças

Em tempos de crise econômica ter um bom plano financeiro é crucial para o futuro da sua clínica.

Além de passarmos por uma crise econômica, passamos por uma pandemia, também temos um número muito alto de desempregados, a inflação está cada vez mais alta e os juros astronômicos. Justamente por isso é crucial manter o controle sobre a suas finanças colocando tudo na ponta do lápis para entender o tamanho dos seus gastos.

Mesmo que você mantenha uma planilha enxuta gastando somente as necessidades básicas, hoje em dia não é fácil para ninguém manter um negócio, mas essa pode ser a oportunidade que te faltava para aprender a organizar, sair do vermelho e conseguir determinar o futuro do seu dinheiro. 

Neste artigo separamos 10 passos para que você consiga organizar as suas finanças mesmo no momento de crise em que vivemos.

Entenda como você gasta o seu dinheiro.

Ter um diagnóstico financeiro pode ser o ponto principal para entender melhor sua situação.     

Anote diariamente os seus gastos separando todos os tipos de despesas incluindo desde as pequenas e menos importantes até as mais importantes e indispensáveis no seu negócio, como, por exemplo: peças extras para pacientes que usam aparelho dental transparente.

Conheça a sua situação econômica

É muito comum a maioria das pessoas não saber o quanto ganham, e o primeiro passo é tomar consciência disso, não considere toda sua renda bruta e sim a líquida, após serem feito os descontos, entenda com o que valor está sendo utilizado e quais os resultados essa aplicação tem trazido para o seu consultório.

Tenha total controle do seus gastos e dívidas

Pode parecer estranho, mas diante dessa pandemia e tantos problemas que ocorrem no nosso dia a dia podemos acabar esquecendo de fazer um levantamento das nossas dívidas. Não se esqueça de considerar o seu saldo devedor, a quantidade de parcelas que você paga e principalmente os juros que estão sendo aplicados.

Priorize sempre os essenciais, que serão indispensáveis para que os seus serviços continuem sendo aplicados, como, por exemplo: aluguel, energia, água e os produtos de higiene e prevenção que você usa para atender em seu consultório ao realizar procedimentos como a montagem de implantes dentários.

Pense no futuro do seu consultório

Não se esqueça de estabelecer metas, sonhos e tudo que deseja realizar, pense em tudo que você gostaria de conquistar, não só em tempos de crise, mas para que qualquer negócio dê certo, é fundamental ter um objetivo bem claro e definido.

Você pode ter metas grandes, como ser um dos profissionais mais renomados na aplicação do procedimento de lente de contato dental, por exemplo, ou metas pequenas como conseguir apenas se livrar de dívidas.

Todas essas metas e objetivos que você venha a traçar, tente sempre colocar um tempo para que ele seja realizado.

Assim, enquanto o tempo for passando, você conseguirá calcular o quão perto está dos objetivos, e entender assim o tamanho da sua evolução.

Considere a melhor forma para pagamentos em sua situação

Todos nós sabemos que o cartão de crédito em excesso pode trazer grandes

problemas, porém em alguns casos ele é necessário para pagamento de compras maiores e de produtos mais cruciais em grande volume para a clínica. Por isso, utilize ele sempre de acordo com sua capacidade para pagar.

De modo geral, tanto no pagamento à vista quanto na opção de pagamento a prazo pense sobre o impacto que esses valores terão em sua renda, faça uma análise para ver se compensa realizar o pagamento a vista e se esse valor não irá fazer falta em um momento de emergência, assim também como se realmente vale a pena comprometer uma parte da sua renda por alguns meses realizando o pagamento de juros ao escolher a opção do parcelamento. 

Fuja do consumismo

Ao abrir um negócio sabemos que teremos que abrir mão de grande parte das coisas que gostamos em nossa vida pessoal. Por isso antes de comprar qualquer produto pense preciso mesmo desse produto? Preciso desse serviço? Se eu não comprar agora o que irá acontecer?

Lembre das estratégias de marketing que você aplica e seus conteúdos? Como quanto custa um implante dentário? Elas têm o objetivo atrair e fazer os seus clientes sentirem a importância dos seus produtos pela sua propaganda, outros vendedores também utilizam a mesma tática e você poderá acabar caindo nelas.

Ao olhar para o mercado de forma mais analítica você conseguirá evitar o consumo desenfreado que pode levar ao comprometimento da sua saúde financeira, não se esqueça que todo cuidado é pouco nesse momento de crise e quanto mais você puder evitar gastar de forma compulsiva, mais você terá capital para investir em seu negócio.

Por fim ter um negócio próprio não é uma matéria fácil em curto prazo, você pode até investir em poupança para futuramente investir em modalidades adequadas para realização do seu sonho.

Não se esqueça que para um negócio ir bem, é importante ter uma estratégia e um objetivo, e colocando essas dicas em prática, ficará muito mais fácil de manter e crescer o seu empreendimento, mesmo em um momento atípico como o que estamos vivendo.