Como otimizar seu conteúdo para posicionamento SEO

Tecnologia

Quer aumentar a visibilidade do seu Site? Neste artigo ensinaremos como criar conteúdo que permita melhorar o posicionamento do seu site sem precisar contratar uma Consultoria SEO e, assim, obter mais visitas.

Novos Sites e Blogs surgem constantemente, mas poucos conseguem ocupar um lugar de destaque entre os resultados dos buscadores. Isso ocorre porque a maioria dos usuários costuma entrar na primeira página quando pesquisa,  e aqueles negócios que pertencem a um nicho com vários concorrentes não conseguem um bom Posicionamento Web por meio de palavras-chave.

Existem várias estratégias de SEO On Page e Off Page que você pode usar na hora de otimizar o posicionamento do seu site na Internet. As primeiras têm a ver com aspectos internos como o conteúdo, a URL, a estrutura da página e o HTML. Enquanto os últimos dependem de links externos obtidos ao comprar backlink, menções, compartilhamentos, etc.

Se você quer que seu site apareça entre os principais resultados orgânicos lançados pelos buscadores, é fundamental que você cuide do conteúdo dele, como? Descubra lendo este ótimo resumo sobre como otimizar conteúdo para posicionamento SEO .

Por que o conteúdo é tão importante?

O Marketing de Conteúdo permite que você analise e entenda o que seu público precisa e então ofereça de forma atrativa e relevante . Desde que o conteúdo que você oferece seja interessante e útil para o seu público, ele será mais bem posicionado pelos mecanismos de busca.

Não nos referimos apenas ao texto que as páginas possuem, mas também a infográficos, Webinars, vídeos, imagens e outras alternativas que colaboram para gerar visitas e melhorar a experiência do usuário.

Qual é o melhor conteúdo de SEO? Aquele que leva em conta a intenção de busca do usuário e se adapta às suas necessidades. A chave é aparecer não só quando seus clientes já estão determinados a comprar, mas também quando buscam informações, ou seja, quando estão na etapa anterior à decisão de compra.

Saia na frente dos seus concorrentes! O momento quente em que a pessoa quer comprar já está saturado, você obterá melhores resultados alcançando seus potenciais clientes um passo antes, ou seja, quando eles ainda estão no processo de busca de informações e ainda não sabem qual marca escolher.

O conteúdo será o seu melhor aliado, permitindo que você capture novos Leads por meio de assinatura e depois fidelize aos poucos, seja por Email Marketing ou Redes Sociais, até finalmente gerar uma comunidade.

Estratégia de conteúdo orientada para SEO

Para criar conteúdo que atraia não apenas seus clientes, mas também o Google, tente torná-lo  original, não encontrado em outros Sites, e responder aos interesses de seu público-alvo .

A inclusão de palavras- chave aumentará sua visibilidade, mas não se concentre apenas naquelas destinadas a aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, mas também em palavras relacionadas às necessidades de informação de seus usuários.

Tente responder às perguntas que os clientes têm antes da compra . Pense em possíveis objeções ou dúvidas que possam surgir em seus clientes potenciais durante o processo de decisão e certifique-se de que eles encontrem todas as informações necessárias em seu Site, para que não precisem procurá-las em outro lugar.

Concentre-se na criação de conteúdo de qualidade que construa links (ou procure uma agência para link building) e construa a autoridade da sua marca . Se você fizer conteúdo informativo e bem estruturado, você terá outros Sites para vincular a sua página, isso o ajudará a ser mais relevante e ter mais presença na Internet.

Obtenha mais conversões com o Marketing de Conteúdo

O funil de conversão em uma estratégia de conteúdo de SEO tem três etapas principais:

Atraia novos visitantes:

O primeiro passo para atrair potenciais clientes para sua página é gerar conteúdo que responda a possíveis dúvidas dos usuários. Tente fornecer informações e recomendações sobre temas relacionados aos seus produtos ou serviços.

Por exemplo, se você vende tênis de corrida, pode dar informações sobre os melhores lugares para correr na cidade ou sobre qual tipo de calçado é o mais adequado para cada superfície. Este é um conteúdo específico projetado para resolver as necessidades de seus clientes potenciais.

Aumente as conversões:

Crie conteúdo que ajude o usuário a tomar a decisão final e realizar a compra. Deve ser um conteúdo que evite perdas, ou seja, que esclareça aquelas dúvidas recorrentes que as pessoas costumam ter antes de agir, evitando que saiam do seu Site para buscar mais informações em outros lugares da web.

Criar comunidade:

Depois de fazer as vendas, você já terá cumprido um dos objetivos, mas o próximo é fidelizar. Lembre-se que é muito mais difícil conseguir que um novo cliente faça uma compra do que conquistar a fidelidade de um antigo para que ele continue comprando. Faça com que seus usuários continuem a escolher você.                                                                          

Fatores para melhorar o posicionamento do seu conteúdo 

Essas 10 dicas servirão de guia para construir sua própria estratégia de conteúdo:

1) Defina sua Buyer Persona

Como eles são e o que motiva seus clientes em potencial? Você não conseguirá atrair novos clientes se não souber como eles são.  Portanto, imagine seu cliente ideal, pense nele como um indivíduo, identifique como seriam seus sentimentos, o que o incomoda, o que ele precisa e o que o move.

Entender o que está acontecendo na cabeça de seus clientes ajudará você a descobrir como orientá-los a tomar a decisão de compra . Uma boa maneira de começar é determinar suas características demográficas, como idade, sexo, nível econômico, estado civil, nível educacional etc.

Lembre-se de que o usuário é o único e autêntico rei, é ele quem finalmente decide se deseja compartilhar seu conteúdo ou realizar a compra. É muito importante conhecê-lo e proporcionar-lhe uma experiência ideal, mantê-lo feliz e responder à sua intenção de pesquisa.

Se o conteúdo não deixar o rei feliz, ele não será classificado . Mas como você pode conhecer seu público? Existem excelentes ferramentas para conseguir isso:

  • Facebook Audience Insight : Ideal para saber que tipo de público tem mais probabilidade de interagir com sua página.
  • Google Ads : Para conhecer as palavras-chave que os usuários usam para realizar suas pesquisas.
  • Google Analytics : mostra quais dispositivos seus visitantes usam, de quais navegadores eles acessam seu site, em quais países estão, de que gênero são etc.
  • Google Trends : Dependendo do país em que as pessoas são mais propensas a interagir em determinados tópicos, através desta ferramenta você poderá saber.
  • SEMrush : Uma das mais usadas pelas agências de seo. Permite que você foque seu conteúdo para tornar seu negócio mais lucrativo.

Dica: certifique-se de que 70% do conteúdo deve ser pensado para o usuário, os 30% restantes devem ser voltados para destacar os benefícios e proporcionar rentabilidade para o negócio.

2) Leve em consideração como seus clientes procuram por você

Este ponto gira em torno da análise de tendências nas buscas do seu alvo. Faça observações para entender o comportamento dos usuários , quais são as palavras-chave que eles mais utilizam na busca? Você pode tentar ferramentas como SEMrush ou Keywordtool que fornecem informações muito detalhadas sobre esse fator.

3) Reconheça as necessidades ou dúvidas de seus clientes potenciais

Analise fóruns relacionados aos seus produtos ou serviços, contemple as perguntas e respostas do público, fique atento às suas críticas e avaliações. Desta forma, poderá gerar tutoriais e conteúdos informativos que respondam a essas necessidades reais.

Isso, por sua vez, ajudará você a identificar quais informações eles estão solicitando e quais requisitos eles têm antes de tomar uma decisão de compra. Seguindo esses princípios do Inbound Marketing você poderá alcançar seus clientes sem ser intrusivo.

O conteúdo é a maneira perfeita de vincular suas páginas de produtos. Isso dará mais visibilidade ao seu negócio e evitará o abandono do carrinho.

4) Estude o que sua concorrência está fazendo

A ideia não é que você copie seus concorrentes, mas que você os supere. Oferece conteúdo de maior qualidade criando uma estratégia de Marketing muito mais poderosa do que o resto.

  • Estude as 100 Webs já posicionadas com suas palavras-chave.
  • Quais são as palavras-chave exclusivas em cada domínio? O que um tem que o outro não tem?
  • Analise pesquisas orgânicas e inorgânicas relacionadas ao seu setor.

Observe o crescimento de sua concorrência, você pode usar o XOVI  como ferramenta para saber como cada uma dessas páginas da Web evolui. Descubra em que época do ano eles têm mais visibilidade, quais palavras-chave usam, quanto conteúdo está bem posicionado, entre outros fatores relevantes.

5) Quantas palavras seu artigo deve ter?

Está na moda dizer que o conteúdo com melhor classificação é o mais longo, mas, na verdade, o que é melhor classificado é o que o usuário mais gosta . Qual é o número máximo ou mínimo de palavras para um conteúdo? Não existe uma resposta única, depende do tipo de artigo.

Por exemplo, se são informações que exigem certa urgência para os leitores, como: “Melhores empresas de criação de sites“, é conveniente que sejam concisas, pois a pessoa provavelmente está procurando uma solução rápida.

É bom incluir vídeos e imagens que ilustrem o tema e o tornem mais dinâmico. Lembre-se: o conteúdo deve ser compatível com dispositivos móveis.

Quebre seus textos, que os parágrafos não tenham mais de três ou no máximo quatro linhas.

Facilite a digitalização de conteúdo com negrito que destaca o mais importante, adicione legendas e linhas pontilhadas para melhorar a experiência do usuário.

6) Crie URLs amigáveis ​​para palavras-chave

Estruture suas URLs de forma que contenham a palavra-chave principal sem serem quilométricas, tente não ter mais de três níveis. Não se esqueça de remover os acentos.

7) Não tenha medo de linkar, é fundamental contribuir para o SEO

O link interno:

  • Mantém o usuário por mais tempo em seu site.
  • Ajuda a distribuir a força pelas páginas.
  • Direcione o tráfego para outras páginas.
  • Promover vendas e vendas cruzadas .

O link externo:

  • Link apenas para conteúdo relacionado.
  • Tenha cuidado com textos âncora.
  • Não vincule mais de duas vezes ao mesmo site.

8) Evite conteúdo duplicado

Cada página e URL do seu site deve ter mais de 70% de conteúdo original para ter uma classificação melhor. Existe uma ótima ferramenta chamada Smallseotools com a qual você pode detectar se a mesma estrutura do seu texto se repete em outros sites.

Cuidado com as categorias e as páginas do autor, elas costumam gerar pouco texto ou conteúdo duplicado porque geralmente está em outros Blogs.

9) Melhore o CTR do conteúdo.

CTR é o número de vezes que alguém clica no link do seu conteúdo a cada 1.000 vezes que ele aparece no Google. Você pode fazê-lo crescer otimizando os snipetts , ou seja, os blocos de texto que são exibidos após uma pesquisa, são descrições curtas compostas por:

  • Meta Description : Normalmente com 140 caracteres, complementa a apresentação do seu conteúdo e aumenta radicalmente a atração do título.
  • Url amigável : Que não tenha mais de 115 caracteres.
  • Título : Pode ter no máximo 60 caracteres. Tente torná-los muito atraentes porque é a primeira coisa que o usuário vai ler.

Dica:  um bom título melhora quase 70% do tráfego e posicionamento do seu conteúdo. Sempre que puder, coloque a palavra-chave à esquerda, mas lembre-se de que o principal é que ela apresente seu conteúdo de forma clara e que contenha um CTA ou Call to Action .

10) Aumente a visibilidade do seu conteúdo

Tente se tornar uma referência, aumente sua autoridade na Internet compartilhando seu conteúdo. Se você criar posts que gerem engajamento, você terá outras páginas para vincular ao seu Site. Analise quais são os conteúdos mais virais e os temas do momento para desenvolvê-los em seu Blog.

Por outro lado, tenha em mente o tempo que seus usuários estão conectados para compartilhar seu conteúdo, use as análises fornecidas pelas Redes Sociais e Email Marketing para alcançar mais pessoas .Visite também: https://webtrends.net.br/especialista-em-seo/