Como se tornar um bom jogador de pingue-pongue

Diversos

O pingue-pongue, também conhecido como tênis de mesa aqui no Brasil, é um esporte bastante praticado, chegando a bater cerca de 300 milhões de praticantes no mundo.

Como o próprio nome já diz, o tênis de mesa é uma adaptação do tênis de quadra. A versão conta com dois jogadores, que por vezes também é praticada por 4 pessoas divididas em duas duplas, e tem como fundamento marcar pontos.

Durante o jogo, os jogadores usam raquetes que servem para golpear a bola e evitar que o adversário marque pontos. Além das raquetes, é bom usar roupas leves e um tênis esportivo para ajudar na agilidade e movimentos.

A partida é dividida em sets, quem marcar 11 pontos nos sets, obtém a vitória. Em caso de empate em 10 pontos, a regra diz que o jogador que abrir 2 pontos de vantagem vence.

História do ping pong

O pingue-pongue (tênis de mesa) foi criado na Inglaterra em meados do século XIX. No entanto, só passou a ser um esporte popularmente conhecido em 1920.

No Brasil, o pingue-pongue chegou na primeira década do século XX através de turistas ingleses.

Com o grande aumento de praticantes, em 1927 ocorreu o primeiro torneio mundial de pingue-pongue em Londres. Já em 1988 se tornou um esporte olímpico.

Atualmente, vemos jogadores de países do Extremo Oriente com grande destaque. É possível encontrar três chineses no top 3 do ranking mundial de  jogadores de pingue-pongue. Dentro do top 10 ainda se encontram o jogador japonês Tomokazu Harimoto e o taiwanês Lin Yun-Ju.

O brasileiro Hugo Calderano ocupa a quarta posição no ranking. Nas outras posições abaixo ainda encontram-se mais 2 brasileiros. Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy ocupam respectivamente as posições 53 e 60 no Ranking Mundial

Como ser um bom jogador de pingue-pongue?

Como vimos, o pingue-pongue é um esporte muito praticado, possui campeonatos e está presente até nas Olimpíadas. Além do lado competitivo, o esporte também se faz presente em áreas de lazer e entretém muitas pessoas como um hobby.

Para você que está interessado em melhorar como jogador, seja para participar do cenário competitivo ou apenas para vencer seus amigos, nós separamos 4 dicas para se aperfeiçoar no pingue-pongue.

Treine o saque

A primeira dica vai para o saque, afinal, é nesse movimento que o jogo começa e recomeça. É importante que um saque seja bem feito, pois desta forma um jogador pode colocar pressão em seu adversário durante toda a jogada.

Mantenha-se relaxado

Assim como em muitos esportes e outras áreas da vida, a tranquilidade nos faz tomar as melhores decisões. O pingue-pongue é um esporte rápido, por isso, quanto mais sereno você se mantiver, melhor serão suas ações e seu desempenho.

Observe outros jogadores

Outra dica valiosa em diferentes esportes é a observação de bons jogadores. Com isso você vai aprender técnicas, estratégias e movimentações. Dessa forma, você pode treinar também sobre como se defender em diferentes situações.

Tenha uma boa movimentação nas pernas e nas mãos

O pingue-pongue é um esporte jogado numa mesa. Apesar de ser menor que um campo de futebol e uma quadra de basquete, são necessárias agilidade e destreza dos movimentos do corpo. O movimento correto das pernas e mãos acarreta em jogadas mais bem feitas.

Treine o movimento de backhand

É natural que a maioria das pessoas sintam dificuldade em usar a parte externa da mão para rebater uma bola, por isso que esse treino é tão necessário. Um jogador que consegue aprimorar esse movimento possui muito mais recursos que um jogador comum.

Mantenha a forma física

Em qualquer outro esporte e também para a preservação da saúde, é importante manter a forma física, e no pingue-pongue não seria diferente. Visto que é considerado um esporte que exige muita agilidade dos jogadores.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar o nosso portal em suas redes sociais!