Como tirar boas fotos para redes sociais?

Tecnologia

Redes sociais são ótimas maneiras de divulgar seu trabalho, bem como manter contato com seus amigos. 

E atualmente a rede social com maior sucesso é o Instagram. Assim, para conseguir um grande número de seguidores, você precisa postar belas fotos, que vão atrair não só seguidores, mas comentários e interação. 

Portanto, tirar boas fotos para redes sociais nos dias de hoje é essencial. Assim, se você se interessou sobre o assunto, confira alguns passos para tirar boas fotos para suas redes sociais! 

Escolha bem o cenário 

Se você for tirar uma fotografia de produto, preste atenção onde o produto está posicionado. Ou seja, veja se a mesa está arrumada ou a parede ao fundo não está suja ou descascada, por exemplo. 

O mesmo vale para fotos pessoais em ambiente externo. Procure enquadrar corretamente a paisagem, atentando para os pontos mais bonitos ao fundo. 

Já se for tirar uma fotografia de alimento, lembre-se de não utilizar flash nem zoom. Aproxime-se do prato para que a fotografia fique bem enquadrada e o alimento no centro. 

Além disso, ao montar o prato, preencha-o  para que não haja muitos espaços vazios na foto. 

Preste atenção na iluminação 

Uma foto para redes sociais ficará melhor com iluminação natural, como em fotografia de arquitetura. 

Portanto, se você deseja mostrar uma casa, escolha um dia de sol, para que a foto fique bem clara e destaque a obra feita. 

Mas nem sempre isso é possível. Assim, você pode iluminação artificial, porém, tome cuidado com o excesso e sobretudo saiba que usar o flash em fotos próximas pode deixar a foto de qualidade bastante baixa. 

Quando se tira uma foto mirando diretamente uma fonte de luz, como o sol, a imagem vai aparecer escura e queimada, portanto, preste atenção para não cometer esse erro. 

Aproveite os filtros 

Filtros são ótimas maneiras de transformar suas fotos para redes sociais. Veja as diferentes opções de filtros que as redes sociais oferecem. 

Uma boa forma de começar é colocando filtros de escala de cinza, deixando sua foto em preto e branco, por exemplo.

Use aplicativos para edição 

Você sabia que existem aplicativos de edição de imagem completamente gratuitos? Dessa forma, você pode corrigir pequenas imperfeições nas fotos. 

Mas tome cuidado para não exagerar! Quando se exagera na edição da foto, muitas vezes, perde-se a naturalidade da imagem e com isso, a credibilidade também. 

Portanto, treine com esses aplicativos, sempre mantendo em mente que o essencial é manter a credibilidade da imagem. 

Insira textos nas imagens 

Imagens com textos, as quais chamam atenção para a postagem ou trazem alguma informação costumam ter mais sucesso. 

Mais uma vez, não exagere. O texto deve ser pequeno, o suficiente para chamar atenção, mas não tirar o foco total da imagem. 

Seja criativo e faça legendas interessantes também. Afinal, muitas vezes, os seguidores olharam as fotos e já seguiram em direção à legenda. Portanto, seja criativo tanto nos textos nas imagens quanto nas legendas. 

Otimize a definição da imagem 

A grande maioria dos celulares atuais possuem câmaras frontais e câmaras traseiras. Mas, muitas pessoas preferem usar as câmeras frontais para selfies. 

No entanto, câmaras frontais possuem sempre menor definição do que câmaras traseiras. Portanto, a qualidade das fotos tiradas será menor quando você usar a câmera frontal. 

O zoom também faz com que a definição da imagem fique diminuída. Em alguns casos, quando se exagera no zoom, a qualidade da imagem cai tanto que ela fica pixelizada. 

Tendo esses conceitos em mente, você conseguirá otimizar a definição da sua imagem. 

Seja original 

Por último, fotos com muitas curtidas e interações em redes sociais são as fotos mais originais. Claro que você pode se basear no que está em alta e nas hashtags mais divulgadas, mas lembre-se que ser original pode ser o grande diferencial das suas fotos. 

Seguindo essas dicas, certamente você terá muito sucesso com suas fotos em redes sociais.