Quer saber como usar a máquina de lavar? Confira dicas

Casa

Todo mundo já realizou algo pela primeira vez e ficou ansioso, não é mesmo? Usar um eletrodoméstico potente e importante, como a máquina de lavar, pode dar um friozinho na barriga nos marinheiros de primeira viagem.

É normal ter receio de colocar muita roupa, errar a quantidade de sabão, imaginar a máquina pulando pela casa, manchar ou estragar alguma peça muito querida, além de dúvidas sobre a real necessidade de separar os itens brancos dos coloridos, por exemplo.

Para ajudar nesse processo, criamos este texto com o passo a passo do uso do eletrodoméstico. Não vai ser nem preciso ligar para a mãe ou para a sogra para esclarecer aquela dúvida cruel!

Passo 1: ligar

Isto parece bobo, mas não é. Antes de pensar em lavar a roupa, é preciso garantir que ela esteja conectada na tomada, com a tensão correta. Máquinas que usam água quente ou secam as peças, por exemplo, não têm plugues comuns. Então, é preciso checar se a tomada é de 20 amperes para encaixar direitinho e garantir a segurança do uso.

Passo 2: separar

Qual é a quantidade de roupa que você vai lavar? O máximo que ela deve ocupar é 60% da capacidade do tambor da sua lavadora. Separe as peças claras das coloridas para evitar que elas acabem manchadas. Também é legal colocar os itens mais delicados, como tricô e seda, em saquinhos especiais.

Esses saquinhos também são bem úteis para as roupas miúdas, como as meias de bebês, por exemplo. Aproveite-os para proteger e organizar as lingeries na máquina. A roupa de banho também deve ser lavada separadamente, já que as toalhas, por serem mais felpudas, tendem a soltar pelinhos que são bastante inconvenientes e grudam nas outras peças.

Passo 3: distribuir

Para quem tem máquinas com abertura superior, fica uma dica importante: tente distribuir as roupas uniformemente ao longo do tambor para equilibrar o peso. As lavadoras com abertura frontal não têm essa mesma necessidade, mas, geralmente, têm capacidade menor.

Passo 4: adicionar os produtos

Após colocar a roupa no eletrodoméstico, é chegado o momento de dimensionar a quantidade de produtos de limpeza que serão usados na lavagem. Essa indicação varia de acordo com a quantidade de peça que será higienizada e o tipo de produto que será usado.

Para uma máquina cheia, usando sabão em pó, por exemplo, é indicado até uma xícara do produto. Por ser mais concentrado, o sabão líquido deve ser usado em menor quantidade. Algumas máquinas têm a medida indicada no próprio dispenser.

O amaciante também ajuda a deixar a roupa cheirosa, mas deve ser usado com cuidado. O excesso deixa a roupa dura e engomada. Uma medida da tampa é mais que suficiente para deixar todas as peças cheirosas e macias, como pregam as propagandas. Atenção: alguns sabões líquidos já vêm com o amaciante na fórmula!

Passo 5: lavar

Agora é a hora de programar a lavagem. Quão suja estão as roupas? Se estiverem muito imundas, com manchas e crostas, então vale a pena investir no ciclo longo. Se você quer remover suor e poeira apenas das roupas do dia a dia, o ciclo rápido dá conta tranquilamente.

Para roupas de cama e panos de prato, o ciclo moderado pode ser a pedida ideal, deixando tudo limpinho e cheiroso. Máquina ligada, botões apertados, é hora de deixar o equipamento trabalhar. Você pode sair, fazer outra atividade e confiar que estará tudo certo com suas peças.

Passo 6: secar

Depois que a lavadora parar de centrifugar as peças, ela vai desligar automaticamente, e aí é chegado o momento de pôr os trajes para secar. Você pode fazer isso pendurando os itens no varal ou, se for o caso, programar a máquina para realizar a secagem também, de acordo com os tipos de tecido ou estrutura dos fios.

Gostou do artigo? Agora que você já conferiu o passo a passo do nosso site vai ser muito mais fácil deixar suas roupas branquinhas!