Como usar as redes sociais para se relacionar com seus clientes

Tecnologia

As redes sociais ganharam muita importância nos últimos anos no cotidiano das pessoas e das empresas. Essas plataformas influenciam a vida de seus usuários de muitas maneiras.

A partir disso, as marcas começaram a entender a necessidade de estar presente nelas, e hoje as redes sociais fazem parte de suas principais estratégias de Marketing Digital.

Trata-se de algo que todas as organizações devem compreender. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre como as marcas podem usar as rede sociais para se relacionar com seus clientes, divulgar o que vendem e compartilhar conteúdos. Acompanhe!

A relevância das redes sociais

Antes de qualquer coisa, é necessário compreender a importância das redes sociais para os negócios. E dentre as principais razões, temos:

1 – Melhorar o relacionamento com os clientes

As redes sociais estreitam o relacionamento entre marcas e consumidores. 

Isso influencia na decisão de compra do cliente e também na maneira como ele vai se referir à empresa, ou seja, a famosa propaganda boca a boca.

Por isso, uma fabricante de refrigerador industrial, por exemplo, pode investir nessa comunicação mais rápida e direta, que também permite o atendimento ao cliente de maneira personalizada.

2 – Posicionamento

O posicionamento de uma empresa na web também melhora muito com o uso das redes sociais. Tudo isso também ocorre de acordo com a maneira como a marca se comunica e reage dentro dessas plataformas.

Além disso, as redes sociais também trazem vantagens, como:

  • Consolidação da marca;
  • Mais engajamento;
  • Prospecção de clientes;
  • Fidelização de clientes.

No entanto, para que a empresa consiga ter acesso a todos esses benefícios, é necessário saber como usar essas plataformas.

Dicas para usar as redes sociais

As principais redes sociais usadas no Brasil e no mundo são Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Cada uma concentra um tipo de público diferenciado, portanto, nem sempre quem se interesse por assoalho de madeira estará presente em todas elas.

Independentemente disso, o relacionamento com os consumidores deve ser bem trabalhado, e a empresa pode fazer isso por meio de ações como:

1 – Ser atencioso

Os clientes expressam sua satisfação ou insatisfação com as marcas nessas plataformas. 

Isso ressalta a necessidade de ser atencioso e responder educadamente comentários e mensagens dos usuários.

Pessoas ignoradas pelas empresas acabam partindo para a concorrência. Por isso, tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos, devem ser atendidos de maneira cordial e receber a devida atenção.

2 – Ser criativo

Se uma escola que oferece aula de violão para iniciantes der respostas diferenciadas e de acordo com o comentário ou mensagem do cliente, ela vai se destacar e ficar à frente de boa parte das marcas.

Isso porque é comum vermos respostas automáticas que nada resolvem a dúvida ou solicitação do consumidor. 

Mensagens personalizadas e que até utilizem outros formatos, como vídeos e imagens, conquistam os consumidores e destacam a empresa.

Para divulgar produtos e serviços, as organizações também podem usar as redes sociais da seguinte maneira:

Promovendo conteúdos compartilháveis

Os conteúdos publicados precisam ser relevantes e engajadores, pois é isso que transforma os clientes em “fãs” de uma marca.

Dessa forma, a empresa não deve focar-se apenas em promover anúncios e links de vendas, mas também em conteúdos informativos que eduquem e esclareça as dúvidas do público.

Por exemplo, uma fabricante de mangueira de led pode apostar em imagens com frases motivacionais, dicas de como usar seus produtos e novidades sobre seu mercado de atuação.

Outro fator relacionado a esses conteúdos está na sua relevância. 

Os consumidores buscam informações sobre o que desejam comprar antes de fechar negócio. Sendo assim, é importante investir em Marketing de Conteúdo.

Esse tipo de marketing tem como objetivo entregar aos consumidores conteúdos de valor, que enriqueçam seus conhecimentos a respeito de algum assunto relacionado ao que a marca vende no mercado.  

É isso o que aumenta a autoridade de uma empresa perante os consumidores e à concorrência. 

Para veiculá-los, a marca deve investir em um blog e compartilhar o link dos conteúdos nos feeds das redes sociais que utiliza, com certa frequência.

Conclusão

As redes sociais são indispensáveis para as estratégias de qualquer empresa, uma vez que ela concentra seu público e o aproxima das marcas.

É uma maneira inigualável de estar perto do cotidiano das pessoas e entender o seu comportamento de consumo, suas dúvidas, necessidades e desejos.

Com isso, as marcas conseguem oferecer exatamente aquilo que o seu público-alvo precisa, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.