Como usar estratégias de Inbound Marketing para indústria

O Inbound Marketing tornou-se uma das estratégias mais eficientes para divulgação na internet, muito por conta da sua capacidade de atração do público por meio de conteúdo relevante, algo que acompanha as novas tendências do consumidor atual.

Mas engana-se quem pensa que o método de atração do Inbound é válido somente para lojas e comércios. 

Ao contrário, a estratégia é uma grande aliada dos empreendimentos B2B (Business to Business), como as indústrias, visto que o setor precisa se destacar no mercado, diante da ampla concorrência.

De acordo com a pesquisa State of Inbound, realizada pela HubSpot, cerca de 75% das empresas B2B de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem estratégica dos clientes. 

O maior desafio, contudo, é a geração de leads (potenciais clientes) qualificados, isto é, com grande propensão à fechar negócio.

Por isso, é importante traçar um planejamento de Inbound Marketing para indústrias, já que vender um compressor de ar direto, um equipamento amplamente usado em fábricas, é algo que vai além da produção de conteúdo. 

É preciso conhecer o público-alvo e tratar das especificações do maquinário, pois a audiência B2B é igualmente qualificada.

Mas, como usar estratégias de Inbound Marketing para indústria?

O artigo de hoje pretende responder a esta pergunta, trazendo algumas exemplificações para os negócios B2B em campanhas personalizadas para geração de leads e conversão de vendas. Acompanhe a leitura!

Primeiro, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração”, é uma estratégia que visa conquistar o público-alvo por meio da oferta de conteúdo relevante. 

Ou seja, ao invés de uma propaganda invasiva e interruptiva, a técnica oferece um material informativo, que chama a atenção da audiência por compartilhar assuntos de interesse.

Assim, no caso da indústria, pode-se produzir um blog post com as especificações de como conseguir um laudo cautelar de veículos de transporte pesado por exemplo. 

É um assunto de relevância aos negócios e que muitas pessoas têm dúvidas.

Desse modo, a audiência pode se informar através do blog post e, ao mesmo tempo, construir uma relação de confiança com a marca, pois ela tende a acreditar mais nas empresas que têm autoridade sobre a temática.

Além disso, o Inbound Marketing possibilita um canal aberto de comunicação, com possibilidades de diálogo e interação, algo que não ocorre no marketing tradicional (Outbound Marketing).

Conheça algumas estratégias de Inbound Marketing para indústrias

O Inbound Marketing é extremamente amplo, tendo um grande leque de técnicas e estratégias capazes de gerar leads. Abaixo, separamos algumas dos principais métodos, com foco na produção de conteúdo especializado. Confira!

1 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto ações que visam melhorar a classificação dentro dos buscadores, principalmente no Google. 

Visto que grande parte das pesquisas parte deste site, estar entre os primeiros resultados é a chance para aumentar o número de visitantes no seu conteúdo.

A principal técnica é o emprego de palavras-chave, que são os termos mais buscados pelos usuários. Nos negócios B2B, pode-se usar, por exemplo, coifa industrial para produzir um artigo sobre o equipamento.


Além disso, o SEO também leva em consideração:

  • A produção de conteúdos interessantes e de qualidade;
  • A boa experiência de navegabilidade do leitor;
  • A linkagem de outros conteúdos dentro do material;
  • A disponibilidade do material em dispositivos móveis.

De acordo com o próprio Google, 71% dos pesquisadores B2B iniciam sua busca com uma pesquisa genérica e, em média, fazer 12 buscas antes de se engajar no site de uma marca específica. 

Por isso, o SEO é uma das estratégias de Inbound mais assertivas para indústria.

2 – Redes sociais

As redes sociais também são ótimas plataformas para indústrias. Hoje em dia, é possível encontrar praticamente tudo por lá, desde uma caixa acústica até serviços específicos para o segmento B2B.

Por esse motivo, vale a pena investir na produção de conteúdo relevante para esses canais, respeitando as especificações de cada rede.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficientes para a captação de leads e aumento de vendas, tanto para comércios em geral, quanto para os negócios B2B, ou seja, as indústrias.

Engana-se quem pensa que a técnica é restrita às lojas. Ao contrário, é possível encontrar várias ações ótimas para quem precisa compartilhar conteúdo qualificado, como é o caso do segmento industrial.

Assim, com planejamento e iniciativas corretas, o Inbound Marketing pode ser o diferencial que faltava para alcançar o sucesso e conquistar o reconhecimento no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.