Bebê agasalhado dormindo

Como vestir um recém-nascido: quantas peças de roupa usar?

Benefícios / Governo Diversos Saúde

Quando pensamos em como vestir um recém nascido, na maioria das vezes, nos concentramos em manter os bebês aquecidos, pois é difícil para eles regularem sua temperatura logo que nascem. Porém, é igualmente importante ajudar a mantê-los frescos quando necessário também .

Os bebês vêm de um local muito quente e confortável no útero da mãe. Imagine sair de uma piscina aquecida e, em seguida, o ar frio bater em você, é uma mudança dramática. Quando você vê parteiras e enfermeiras colocando um cobertor quente sobre o bebê e colocando uma touca assim que o bebê nasce, é para ajudá-las a aquecer o mais rápido possível.

Quando saímos com ele da maternidade continuamos com a intenção de protegê-lo do frio e mantê-lo bem aquecido. Mas, até mesmo a experiência de vestir-se pode ser incômoda para o bebê.

Muitos recém-nascidos consideram a experiência de vestir e despir-se perturbadora. Quanto mais rápido e calmo você for, menos estresse para você e para ele.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar na hora da muda de roupas:

  • Certifique-se de que o ambiente esteja quente o suficiente e coloque o bebê em uma superfície macia.
  • Coloque uma fralda em seu bebê para o caso de ele urinar ou defecar.. 
  • Estique a gola de uma camiseta e, apoiando a cabeça do bebê, coloque a camiseta por trás. Tenha cuidado para não tocar no rosto do seu bebê ao puxar a parte da frente sobre sua cabeça – bebês pequenos podem ficar muito chateados com roupas arranhando seus rostos.
  • Faça o inverso ao se despir, mais uma vez tentando não deixar a roupa tocar o rosto do bebê.
  • Delicadamente, coloque os braços do bebê nos orifícios dos braços.
  • Se você estiver vestindo seu bebê com um macacão, desabotoe ou abra o zíper e coloque-o por cima. Coloque os braços e as pernas nos buracos e feche o zíper ou os fechos de pressão.
  • Certifique-se de que as pernas e os braços do bebê estejam vestidos se ele estiver saindo ao sol – mas é melhor mantê-lo longe do sol direto, se possível.

Porque usar várias peças de roupa? 

Os bebês recém-nascidos precisam ser mantidos aquecidos, pois sentem mais frio que um adulto. Como um parâmetro para você, vista seu bebê com o mesmo número de camadas que você está vestindo, mais uma camada extra para aquecê-lo.

Embora seja importante manter os recém-nascidos aquecidos, é igualmente importante que o seu bebê não superaqueça. Portanto, evite embrulhar seu bebê em cobertores. Musselina leve e envoltórios de algodão funcionam bem porque são menos propensos a superaquecer seu bebê.

Como saber se meu bebê está confortável?

O bebê vestido de forma inadequada pode sentir frio ou calor, ficando desconfortável. Como a comunicação entre você e ele ainda não é clara o suficiente, alguns sinais precisam ser interpretados para saber se ele está bem ou não.

Quando você o leva para passear ao ar livre, pode perceber que as extremidades do seu corpo ficam frias, como pés e nariz. Isso nem sempre significa que ele está com frio. Essas partes recebem menos circulação e ficam frias mesmo.

Portanto, use outras áreas para identificar se a temperatura está ideal. Toque a barriga, as costas ou peito do bebÊ. Se a pele estiver fria, adicione mais uma camada de roupa. 

Se você acha que seu bebê pode estar com muito calor, sinta sua nuca. Se sentir a pele muito quente e suada, pode ser necessário retirar alguma peça ou afastá-lo um pouco de sua pele. Certifique-se de que não é uma febre que está deixando sua pele muito quente.

Veja como acertar na escolha das roupas do recém-nascido

Ao escolher roupas para seu bebê, verifique se:

  • é feito de fibras naturais como algodão e lã, para ajudar a manter a temperatura corporal uniforme
  • é fácil de colocar e tirar
  • é lavável à máquina
  • há muito espaço em botinhas, meias e leggings, porque os pés dos bebês crescem rapidamente
  • parece confortável e tem espaço suficiente para o seu bebê crescer
  • não há cordões ou laços em volta do pescoço 
  • tem um ajuste confortável .

5 peças de roupa que não não podem faltar

  • Macacão – Seu recém-nascido vai usar essas peças inteiras o tempo todo, então compre vários. Uma dica é ter seis ou mais disponíveis. Precisam ser feitos de 100% algodão e com zíper que vai até as perninhas, pois é mais fácil colocar e tirar as pernas do bebê para trocar as fraldas.
  • Body – É bom ter muitos bodies para o seu recém-nascido São clássicos, com estampas fofas e botões de pressão na virilha para facilitar a troca de fraldas. Os decotes expansíveis tornam mais fácil colocá-los sobre a cabeça do seu bebê. 
  • Calça – A calça poderá ser usada com o body – seja de manga longa ou de manga curta – facilitando a adaptação à temperatura e a troca de roupa. Caso a temperatura suba, você pode tirar essa peça e deixar apenas o body. 
  • Meias – os pezinhos miúdos do seu bebê precisam ficar protegidos e aquecidos. Para isso, nada melhor do que um par de meias de algodão. Você pode precisar de muitos pares, pois é isso que ele vai vestir nos pés diariamente por alguns meses. 
  • Casaco – Algumas pessoas acreditam que o casaco só deve ser comprado por quem vai ter bebê no inverno, mas isso não é verdade. Todo bebê precisa de um casaquinho, pois poderá ser necessário em alguma ocasião onde não seja possível deixá-lo enrolado em um cobertor. 

Ele pode ser substituído por um body de manga comprida ou por um macacão, mas é sempre bom poder contar com um em algumas situações específicas.