Entenda melhor as cotas do PIS/PASEP

Benefícios / Governo

O fundo PIS/PASEP é pago somente uma vez ao ano, onde as datas de liberação são divulgadas pelo Governo e Caixa Econômica Federal. Para receber é preciso que o trabalhador tenha exercido suas funções em regime CLT (carteira assinada) no último ano e que receba no máximo dois salários mínimos mensalmente.

No entanto, só possui cotas no PIS/PASEP quem trabalhou em iniciativa privada, em regime CLT, como servidor público e militar a partir de 1971 a 1988.

Quem pode sacar o PIS/PASEP?

O saque pis 2020 deve ser efetuado dentro do prazo nas datas liberadas de acordo com o mês de nascimento de cada pessoa. Os critérios para saque são:

  • Aposentadoria;
  • Invalidez;
  • A partir de 60 anos de idade;
  • Dependentes;
  • Morte de cotista, caso em que o herdeiro pode efetuar o saque;
  • Doenças graves.
  • E demais critérios estabelecidos pelo governo.

O que acontece se eu não sacar o dinheiro do PIS/PASEP no prazo?

Caso passe da data limite para saque de acordo com o calendário pis anual de pagamentos, a cota é direcionada para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), sem a possibilidade de recorrer para receber, ou seja, você perde o direito.

Como é realizado o pagamento do PIS/PASEP?

Cotistas com idade a partir de 60 anos que são correntistas na Caixa Econômica Federal, tem o valor da cota transferida automaticamente na data de liberação do calendário anual, conforme o seu mês de nascimento.

No caso de cotistas com idade inferior a 59 anos, se não possuir conta na Caixa, poderá receber o valor em Lotéricas com o cartão cidadão e documento de identidade com foto ou em uma agência Caixa nos balcões de atendimento.

 Como consultar o PIS/PASEP?

Você deseja saber como consultar PIS? Esse procedimento é bem simples, confira:

A consulta do PIS/PASEP pode ser realizada pessoalmente na Lotérica ou Agência Caixa, através do seu número do PIS que está localizado no cartão cidadão ou carteira de trabalho, no entanto, para isso é preciso estar portando o cartão cidadão, documento com foto e CPF em mãos.

Se preferir pode realizar a consulta através do aplicativo Caixa ou site, nos quais basta acessá-los com o número do seu PIS ou CPF e a senha para login (primeiro realize o cadastro), logo após você poderá digitar o serviço desejado e oferecer as informações solicitadas para que possa verificar o seu extrato do PIS.

Gostou do artigos? Então compartilhe com seus amigos e ajude a divulgar o nosso site.