giro de estoque

Dicas para aumentar o giro de estoque de sua empresa

Main

Quem tem um negócio sabe o quanto a gestão do estoque pode ser complexa, na verdade, é uma dor de cabeça para muitos empresários. 

A gestão de estoque vai desde a escolha do estoque e a forma de organizá-lo até o levantamento periódico do inventário. Por isso, contar com um bom sistema de gestão de estoque, de giro de estoque de sua empresa, pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

Ou seja, uma má gestão, com a falta de controle de estoque vai dificultar o conhecimento exato da produção, o giro de estoque de sua empresa e, logo, do abastecimento de produtos. 

giro de estoque
giro de estoque

A importância da gestão de estoque 

Embora prever os itens que serão vendidos a cada mês e saber quando comprá-los seja uma das principais. E mais difíceis tarefas de uma gestão de estoque, sua importância vai muito além disso, e é o que mostraremos abaixo:

Diagnóstico

Para aumentar o giro de estoque de sua empresa, e evitar que alguns produtos fiquem parados, e acabem gerando perdas. É preciso, primeiramente, analisar quais os produtos possuem mais saída. Os que estão em baixa e os que estão em excesso no estoque. 

Claro, quando o assunto é aumentar o giro de estoque de sua empresa, deve ser dada a prioridade de reposição a itens que correspondam a 80% do faturamento.

Para que seja determinado o estoque mínimo de um item, observe quanto tempo o mesmo demora para chegar e em que prazo costuma ser vendido.

Atender às demandas 

É fundamental analisar o fluxo de vendas, o giro de estoque de sua empresa, pois um estoque bem planejado permite que a empresa cumpra a demanda.

Continuidade das operações

Uma boa gestão permite a continuidade das operações, a reposição de um estoque de matérias-primas, para que as operações sigam sem problemas.

Bons fornecedores

A boa gestão de estoque facilita conhecer bons fornecedores, com disponibilidade de produtos, flexibilidade de entregas e cumprimento de prazos.

Mais economia 

Uma boa administração permite que a empresa possa adquirir mercadorias em larga escala com antecedência, podendo negociar preços.

Preço

Apesar de parecer lógico, colocar seu produto a um preço compatível com o mercado ainda é muito subestimado. Porém, acredite, se o preço não for compatível com o mercado, o produto vai encalhar. 

Vale a dica, mais vale ter a coragem de vender abaixo do preço do custo do que permanecer com algum item com prazo de validade. Ou seja, os que não estejam tendo uma boa aceitação. 

Levantamento

Procure de tempos em tempos, a cada seis meses, por exemplo, revisar o estoque. Pois pode acontecer de algum fornecedor ter aumentado o tempo de entrega ou a empresa pode estar entrando numa época de vendas baixas.

Tenha sempre em mente que a economia muda, os clientes mudam, tudo é dinâmico, é preciso estar atento para tentar casar a oferta com a demanda.

Por isso é importante manter o giro de estoque sem atualizado.

Ferramenta de Gestão de Giro de Estoque

Em se tratando de aumentar o giro de estoque de sua empresa, hoje em dia já é possível contar com uma ajuda e tanto nesse sentido. Na verdade, ferramentas que realizam toda essa parte de gestão de estoque, entre outras funções.

Elas permitem um controle maior e mais seguro de toda a mercadoria, de uma forma simples e bem prática.

Entre as muitas ferramentas existentes no mercado, podemos citar da RTEK, que oferece análises técnicas e diagnósticos. Auxiliando você na elaboração e implantação das melhores soluções para o seu negócio.

Como é o caso de ter um sistema para gestão de giro de estoque.