Horas Complementares

Dicas para conseguir certificados e comprovar suas horas complementares

Diversos

Não é de hoje que alunos de faculdades costumam deixar as horas complementares para os últimos meses do curso, o que pode acabar sendo bem complicado. 

Mas, felizmente, hoje já é possível contar com uma infinidade de palestras, atividades culturais livres e, principalmente, cursos online gratuitos, facilitando muito na hora de conseguir as horas complementares.

Por isso, é fundamental procurar se organizar para conseguir, sem nenhum esforço todas as horas complementares que precisa.

Vale lembrar aqui que a finalidade das horas complementares é enriquecer o aprendizado do aluno, não só com atividades internas na universidade mas, também, com experiências realizadas fora da sala de aula.

Como conseguir horas complementares de forma prática e rápida

E aí, não sabe nem por onde começar para correr atrás de suas horas complementares? Então, fique tranquilo que daremos algumas dicas abaixo de como conseguir suas horas complementares de uma forma bem prática e rápida:

Eventos internos 

Sem dúvida, uma das formas mais simples de conseguir as horas complementares é procurando participar, o máximo possível, de atividades oferecidas pela própria faculdade.

Infelizmente, muitos estudantes ignoram esse fato, mas essas atividades internas também valem como horas complementares. Dentre essas atividades podemos incluir: palestras, participação de exercícios em sala de aula, TCC, adquirindo experiência geral e etc… 

Por isso, anote todas as suas horas complementares guardando todos os comprovantes desde o primeiro ano do curso.

Atividades de lazer 

E saiba que algumas atividades de lazer também podem ser consideradas horas complementares, dentre elas peças de teatro, exposições culturais e até alguns filmes, desde que tenha a ver, claro, com o curso prestado.

Mas, que fique bem claro, vai depender muito do curso, – se tiver relação com a arte – peças teatrais e exposição são muito bem-vindas como horas complementares, nesse sentido, valendo para estudantes de design, arquitetura, comunicação social, artes gráficas e outros.

Intercâmbio

Até mesmo o intercâmbio pode ser usado para preencher as horas complementares, também, claro, utilizando de forma relacionada ao curso. Por exemplo, no caso de um curso de arquitetura, museologia, dentre outros, a dica é aproveitar o intercâmbio para visitar museus e parques locais, aproveitando a viagem para construção do portfólio e preenchimento das horas complementares.

Escolha pacotes de viagens rápidas para não atrapalhar as aulas, lembrando que algumas instituições disponibilizam bolsas para estudantes e recém-formados em arquitetura e outros cursos, com duração apenas de uma semana.

Assim, a dica é apostar nos pacotes para estudantes que incluem inglês e exercícios de arquitetura, ou outros cursos, tendo, portanto uma dupla certificação, somando horas complementares.

É uma experiência fantástica que não só conta como horas complementares como deveria ser obrigatória e possível para todos os estudantes. 

Horas Complementares
Horas Complementares

Cursos online 

E, claro, como não poderia faltar nessa lista, uma boa forma de conseguir horas complementares é através de cursos online, aliás, cada vez mais em alta no mundo inteiro. 

O site Cursos grátis online já é bem famoso por seus cursos em diversas áreas, e todos com certificado ao final do curso, ou seja, podem ser usados como horas complementares.

Veja alguns cursos oferecidos pelo Cursos Grátis online aqui:  

Como conseguir certificado para horas complementares?

Então, vale saber que para um curso online servir como horas complementares,é fundamental que ele ofereça certificado ao final,  por isso, antes de se matricular em um curso gratuito, verifique se ele emite o certificado para horas complementares.

Lembrando que o site cursos grátis online oferece certificado.

Por fim, se organize e separe numa pasta todos os documentos que comprovem a participação em cursos, eventos, feiras e peças.