Dicas para decorar apartamentos pequenos

Casa

A decoração de um apartamento pequeno pode ser até um desafio, mas não é impossível de fazer, é somente ter paciência no momento de fazer a compra de itens e peças para decoração, sem que comprometa o conforto do espaço e a área aberta para movimentação em determinados ambientes de seu apartamento. 

Com algumas dicas para decorar apartamentos pequenos, se torna possível trazer um ambiente bonito para a sua residência. 

A maioria das pessoas, atualmente, optam por casas ou apartamentos pequenos, devido a uma maior comodidade, mais prático e rápido para fazer limpeza e manutenções. Apesar de ser um apartamento possuir essas vantagens quanto a limpeza e manutenções, ainda há muitas pessoas que não sabem como decorá-los. 

Caso você queira mais dicas de decoração, recomendamos o site da Box Marque.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para decorar apartamentos pequenos. 

Dicas importantes para decorar apartamento pequeno

Antes de fazer qualquer movimento em seu apartamento, você deve medir e anotar os tamanhos de cada cômodo de seu apartamento. 

Dessa forma, é possível fazer um bom planejamento de espaço para cada móvel a ser usado com decoração. Para isso, você deve usar uma fita métrica e fazer a medição com precisão, para que coloque todos os mobiliários em cada local certo, para ter espaço de movimentação. 

Uma dica bastante útil, é utilizar uma fita branca e colar no chão, isso proporcionalmente ao tamanho do seu mobiliário. Se preferir, pode ser uma papelão cortando ao tamanho que o mobiliário irá ocupar no espaço, fazendo uma simulação do tamanho do móvel em cada cômodo. 

Assim, é possível ter um noção do espaço a ser ocupado pelo mobiliário, tornando a decoração ainda mais prática.

O principal objetivo em fazer a decoração de um apartamento pequeno, é render um espaço, deixando totalmente confortável, bonito e prática para realizar as suas tarefas diárias. Além de tudo, é fundamental procurar espaço em que os indivíduos possam se movimentar suavemente, proporcionando um local espaço e aconchegante.

Decoração adequada ao seu apartamento

Quando você for fazer uma decoração em seu apartamento, é importante verificar com atenção todos os móveis e itens a serem usados na decoração, procurando uma decoração adequada ao seu apartamento pequeno. 

Em outras palavras, na hora de pensar em uma decoração de seu apartamento, é bem importante não exagerar na decoração, se atentar a todos os detalhes no apartamento e escolher os itens com cautela.

No momento de fazer a decoração, você deve priorizar todo o conforto e espaço do apartamento. 

Por esse motivo, como mencionamos anteriormente, é importante medir todo espaço dos cômodos e ambiente do seu apartamento. Para montar e fazer a decoração de um apartamento pequeno, é importante proporcionar um perfil de desapego, ou seja, você não deve inserir uma grande quantidade de objetos sem utilidade no seu apartamento.

Com base nisso, é fundamental evitar utilizar aqueles móveis que dão a possibilidade de encher anda mais de coisas, como as prateleiras de vidros e estantes, principalmente as cadeiras que ocupam um espaço na cozinha e insere no quarto, o que deixa possível o empilhamento de roupas, deixando o cômodo ainda mais bagunçado. 

Por isso, você deve usar todos os objetos e móveis que tenham utilidade em cada cômodo do seu apartamento. 

Vale destacar que a organização é tudo em seu apartamento, nada de deixar roupas espalhadas em seu apartamento, principalmente no sofá. Em apartamento pequeno, é possível deixar todos os cômodos e ambientes organizados, já que é bem mais planejado, tornando simples e prática a organização.

Por que ambientes integrados?

Cada vez mais as pessoas estão em busca de lofts e kitnets, principalmente as pessoas que moram sozinhas e em cidades maiores. Além disso, muitos optam por esse tipo de residência, devido a uma correria diária ou por causa da localização, além de possuir menores preços. 

Em geral, os lugares pequenos são bem mais fáceis de serem encontrados, do que locais maiores. 

Por causa disso, é possível perceber que há uma boa quantidade de profissionais que são destinados a decoração e arquitetura, pensando minimamente em cada espaço a ser ocupado, proporcionando um ambiente aconchegante, bonito e confortável. 

Há diversas decorações possíveis a ser usadas em ambientes integrados, é só usar a sua criatividade e se divertir com cores e itens, mas sem exagerar.

Usar espelhos pode oferecer maior espaço

Uma dica bastante usada por diversos profissionais é usar espelhos em determinados cômodos da casa, principalmente em decoração para ambientes pequenos, já que pode oferecer um espaço maior no seu apartamento. 

Afinal, é possível perceber que, de fato, um espelho quando se usa em um local adequado, oferece um resultado impressionante. 

Em geral, os espelhos são aplicados em locais estratégicos como uma forma de causar uma impressão que o ambiente é maior. Para conseguir tal efeito, é importante aplicar espelhos que refletem um determinado cômodo. 

Normalmente, esses espelhos são bastantes usados em salas de jantar e nos quartos, sempre procurando cuidar da harmonia do ambiente. 

Outro dica que pode ser usada em ambientes pequenos, é aplicação de porta de vidros, também podem proporcionar uma impressão de maior espaço. Isso porque mesmo as portas de vidros estando fechadas é possível notar o outro lado, causando um efeito de que o ambiente é realmente maior. 

Para quem busca tornar o seu apartamento pequeno um ambiente bastante aconchegante e causar uma impressão de maior espaço, é fundamental usar portas de vidros e espelhos. Lembrando de ter buscar locais estratégicos para causar um bom efeito, caso não encontre pontos bons para inserir o espelho, podem causar um efeito contrário.

Como a iluminação pode transformar o ambiente integrado

Além de móveis, espelhos e portas de vidros, a iluminação é outro fator que pode valorizar o espaço em seu apartamento. Inclusive, as cores das luzes podem ampliar o ambiente e proporcionar um ambiente mais aconchegante. 

Com base nisso, a luz branca é semelhante a uma luz natural e devem estar relacionados aos ambientes para trabalho, como os banheiros, escritórios, cozinhas e lavanderias. Já a luz amarela é destinada para ambientes mais quentes, tornando o local mais aconchegante, como quartos e salas de estar.