Dress code para advogados: veja o que vestir

Diversos

Algumas profissões exigem um grau de formalidade superior ao das outras, como é o caso de quem trabalha no meio jurídico. Advogados, juízes e funcionários públicos precisam estar atentos ao dress code para transmitir credibilidade.

Escolher as roupas para trabalhar nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, o Brasil é um país com clima tropical e as temperaturas são altas em uma parte considerável do ano. A boa notícia é que já existem roupas tecnológicas masculinas com alto nível de respirabilidade que tornam esses dias mais agradáveis.

A seguir, veja quais são as principais peças do guarda-roupa de um advogado e como combiná-las com praticidade na rotina.

Roupas indicadas para advogados

Você já ouviu o ditado que diz “a primeira imagem é a que fica”? Apresentar-se com uma roupa adequada às suas funções é uma maneira de transmitir credibilidade e confiança no dia a dia de trabalho. Por isso, separamos as peças curingas que devem fazer parte do armário dos advogados. Confira abaixo.

Camisa social

A camisa social é um item básico para o advogado e provavelmente será usada diariamente. Por isso, é importante ter um leque de opções: peças lisas, estampadas, com cores sóbrias e vivas. Desse modo, fica mais fácil variar os looks e criar composições adequadas aos mais diferentes ambientes.

Costume

O costume é composto pelo conjunto de calça e paletó. Junto com a camisa social, essas três peças são usadas com frequência pelos advogados. É possível dispensar o paletó e ficar apenas com a camisa no escritório. No entanto, é indicado usar as três peças em reuniões e audiências.

Terno

O terno é um conjunto de três peças: calça social, paletó e colete. Ele é indicado para os profissionais que buscam uma aparência mais sofisticada, sendo uma excelente opção para os dias de inverno.

Camiseta interna

Muitos advogados utilizam uma camiseta básica por baixo das camisas sociais. Contudo, já existem opções mais eficientes, como as camisetas internas de alta respirabilidade. Elas absorvem e evaporam o suor rapidamente, evitando manchas constrangedoras na camisa. Por isso, são excelentes aliadas no verão.

Gravata

Não são todos os profissionais que gostam de usar gravata diariamente. No entanto, elas deixam o visual mais formal e criam um aspecto de credibilidade. Portanto, essa peça é muito indicada para os looks dos advogados, principalmente nos compromissos fora do escritório.

Modelagem das peças

Mais do que adquirir diversas roupas sociais, é necessário escolher peças de qualidade e com corte adequado. Afinal, essas características vão fazer toda a diferença no visual.

Dê preferência às peças bem ajustadas ao corpo, evitando modelagens justas ou muito largas. No verão, ternos ou costumes de lã fria são os mais indicados, já que mantêm uma temperatura corporal agradável, ao contrário das peças de fibras sintéticas, como o poliéster.

Cartela de cores

Outro ponto que merece atenção é a cartela de cores. Para quem prefere o visual clássico, ternos e costumes pretos, cinzas e azul marinho são excelentes opções. Além da tradicional camisa branca, é possível apostar em peças com tons pastéis, que trazem cor de maneira discreta para o look.

Além disso, saiba que as estampas devem ser usadas com cautela, prezando sempre pelo equilíbrio da composição. Portanto, se a camisa for estampada, dê preferência a uma gravata lisa. O inverso também é válido.

Acessórios fazem a diferença

Além das roupas, os acessórios têm papel fundamental no resultado final das composições. Sapatos de couro preto e marrom são curingas no guarda-roupa e combinam com a maioria das peças. Lembre-se de mantê-los engraxados e em bom estado, porque os colegas e os clientes podem reparar.

O cinto também é um grande aliado dos advogados, já que ajusta o caimento da calça, oferecendo mais segurança ao longo do dia. Para finalizar, a dica do nosso portal é acrescentar um relógio que combine com as outras peças do look.