Entenda como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Finanças

O empréstimo consignado é uma das opções de crédito com as taxas mais baixas e baratas. Por esse motivo, pode ser de grande ajuda na realização de planos e pagamentos. O grande diferencial do mesmo está em suas parcelas, as quais podem ser descontadas diretamente na aposentadoria ou salário, evitando atrasos e cobranças de juros altos.

Entenda aqui como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.

Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas INSS

Como mencionado, as taxas de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas são muito baixas, uma vez que o risco da credora não receber o pagamento é menor, já que o valor da parcela é descontado de forma direta quando o benefício cai na conta.

Como saber se tenho direito a realizar o empréstimo consignado INSS?

Para ter direito ao empréstimo consignado é necessário ocupar o cargo de servidor público ou setor privado, pensionista, aposentado e quem recebe o BPC (Benefício Prestação Continuada).

Qual o valor máximo do empréstimo consignado?

O valor máximo do empréstimo é calculado de acordo com a porcentagem de 35% sobre a renda mensal, ou seja, o valor solicitado não pode ultrapassar esse percentual, a fim de não comprometer a renda mensal do beneficiário.

Sendo que 30% é direcionado ao empréstimo e os outros 5% ao cartão de crédito consignado.

Quais as taxas de juros

As taxas de juros do empréstimo consignado INSS são inferiores aos realizados por credoras comuns. O valor é de 2,08% a cada mês para empréstimo e de 3% no cartão de crédito consignado, para aposentados e pensionistas.

No caso dos servidores públicos não aposentados, a diferença do valor é ainda menor: 2,05% por mês para empréstimos, mas no cartão de crédito o valor é maior, sendo 5%.

Prazo de pagamento do empréstimo consignado INSS

Assim como os demais empréstimos oferecidos por credores, há um prazo de pagamento que deve ser atendido, o qual varia de 12 a 72 meses, de acordo com a política da instituição financeira que contratou o empréstimo.

Uma das maiores vantagens de realizar um empréstimo consignado ou obter o cartão de crédito consignado é que, devido a garantia de recebimento, não são exigidas muitas burocracias para concessão dos mesmos, já que o dinheiro cai em conta.

Após a contratação do mesmo, você poderá realizar consultas sobre a realização dos pagamentos e extratos do empréstimo consignado no site ou aplicativo Meu INSS. Você conhece todos os tipos de extratos do INSS? Não? Então aprenda neste guia do site sobre o Meu INSS.

E ai caro leitor, gostou de mais um dos nossos artigos? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos!