Estética dental, o que é e quais tratamentos se encaixam

Saúde

Questões estéticas vão muito além de um rosto ou um corpo bonito. Elas abrangem também a preocupação com um sorriso branco, alinhado e harmonizado com o resto do rosto. É aí que se encaixa a estética dental

Essa estética nada mais é do que procedimentos odontológicos responsáveis por melhorar seu sorriso e, em paralelo, a sua autoestima e sua relação consigo mesmo. 

Um belo sorriso abre portas para oportunidades e também para o amor próprio, garantindo que a pessoa tenha cada vez mais segurança na vida e em si mesmo. 

Muito além de estética, esses procedimentos ajudam também no auxílio da saúde bucal, permitindo tratamentos de qualidade e também prevenindo problemas nos dentes e gengivas, como é o caso muitas vezes do uso do aparelho dental invisível.

Aqui nós iremos listar alguns procedimentos da estética dental que prometem melhorar o sorriso e também a autoestima, sendo facilmente realizados em um consultório odontológico, com um profissional qualificado. 

Vale a pena ressaltar que todos esses procedimentos devem ser analisados por um profissional antes da execução, entendendo a necessidade, as possibilidades e também os riscos. 

Qual a relação da autoestima com o sorriso?

Infelizmente nem todas as pessoas nasceram com dentes brancos e alinhados, como muitos ditam como “perfeitos”, por isso essas imperfeições podem causar incômodos. 

O ideal de felicidade e de amor próprio está muito ligado com uma boa aparência e também com uma boa estética dental. Problemas como dentes escuros, manchados, quebrados ou desalinhados contribuem com essa baixa autoestima e insegurança.

Por esse motivo, muito além do aparelho invisivel, diversos procedimentos odontológicos vieram para repará-los, garantindo sorrisos lindos e muito mais qualidade de vida aos pacientes. 

4 procedimentos estéticos odontológicos

Sendo assim, confira neste tópico quatro procedimentos estéticos da odontologia que podem devolver o seu sorriso de forma segura, rápida e o melhor: não invasiva! 

1 – Faceta dental

As facetas podem ajudar a melhorar a cor e a forma dos dentes por um determinado período por meio do procedimento de um pequeno desgaste dos dentes. A faceta colocada é como uma pequena lâmina de porcelana ou resina. 

2 – Lente de contato dental

A lente de contato dental é muito parecida com as facetas, entretanto a espessura das lâminas é extremamente mais fina e não há a necessidade do desgaste do dente para a aplicação. 

Assim como a faceta, esse procedimento é indicado para corrigir falhas na cor e também no alinhamento, além da possibilidade de fechar o diastema, aquele espaço entre um dente e outro. O resultado do procedimento é permanente e pode ser feito por qualquer pessoa. 

3 – Clareamento

O clareamento dental é um procedimento muito conhecido e realizado por várias pessoas, de diversas idades. É natural que os dentes comecem a escurecer com o passar dos anos, mas principalmente por alguns fatores como:

  • Consumo frequente de café ou demais bebidas com corante;
  • Tabagismo;
  • Predisposição genética;
  • Má higiene bucal;
  • Depósito de tártaro.

Felizmente, é possível reverter essas situações com o procedimento de clareamento. Esse procedimento nada mais é do que a aplicação do gel peróxido de hidrogênio em um consultório odontológico. 

É importante ressaltar que este gel possui alto poder clareador, facilitando o branqueamento do sorriso do paciente. 

4 – Implante 

O implante dentário nada mais é do que raízes dentárias de titânio inseridas na cavidade óssea do dente ausente. Esse procedimento é feito para substituir um ou mais dentes na arcada, devolvendo ao paciente a possibilidade de sorrir e mastigar com segurança. 

O procedimento é indicado em casos de extração, fratura, trauma ou doenças periodontais em estágio avançado, mas sempre com o diagnóstico e acompanhamento de um dentista especializado. 

De todos, esse é o mais invasivo, pois há a necessidade de uma pequena cirurgia, mas ainda assim é segura e sem muitas complicações. 

O valor de um implante dentário varia bastante, pois vai depender, principalmente, dos materiais utilizados e também dos procedimentos necessários.

Como escolher um dentista de confiança para realizar a estética dental?

Como já citado, é necessário encontrar profissionais qualificados e especializados para realizar os procedimentos, pois por mais simples e não invasivos que sejam, o resultado é responsável pela sua satisfação pessoal. 

Sendo assim, busque por bastante informação antes de marcar a consulta, avalie bem o profissional, seu histórico e também seus procedimentos já realizados, conheça a clínica em que ele atende e não caia em propostas tentadoras, afinal, o barato normalmente sai caro. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.