Estetoscópio

Estetoscópio: como usar, tipos e dicas

Benefícios / Governo Saúde

Escolher um estetoscópio pode não ser uma tarefa fácil. Diante de tantas ofertas, qual se encaixa melhor em sua profissão e na finalidade para a qual você vai aplicá-lo? Foi para ajudar você que fizemos este artigo hoje.

Portanto, continue lendo para conhecer os tipos mais comuns de estetoscópio, para quê são usados e como escolher o mais adequado para sua profissão. 

O que é um estetoscópio?

O estetoscópio é um instrumento de uso médico ou hospitalar usado pelos profissionais da saúde para auscultar os sons emitidos pelo corpo. Os principais locais de escuta são pulmão e coração, pois seus sons são usados em diagnósticos de muitas doenças graves. 

Ele foi inventado em 1819 e era feito inicialmente de um cilindro de madeira que transmitia o som do corpo para o ouvido do médico. Com o passar dos anos sua estrutura foi se modificando até chegar aos modelos que existem atualmente.

Tipos de estetoscópio

Os principais tipos de estetoscópio são dois: acústico e eletrônico.

Estetoscópios acústicos

Os estetoscópios acústicos são muito utilizados e os mais comumente encontrados nos hospitais e clínicas. Consistem em um aparelho que transmite o som do corpo do paciente aos ouvidos do médico por meio de um tubo cheio de ar. 

Apesar de ter sua importância dentro da medicina, este estetoscópio tem uma qualidade menor de reprodução do som. A qualidade da ausculta pode ser prejudicada por diversos fatores, o que não é interessante para casos mais críticos. 

Estetoscópios eletrônicos 

A questão da qualidade do som é resolvida com o estetoscópio eletrônico, pois ele tem um maior “isolamento”, fazendo com que os sons externos não atrapalhem a ausculta, como acontece em alguns casos com o estetoscópio acústico. 

Isso acontece por conta da tecnologia usada para a transmissão do som. Alguns modelos possuem uma conexão bluetooth que reproduzem o som emitido pelo coração ou pelo pulmão em um computador ou smartphone em tempo real.

Qual estetoscópio escolher?

Essa é a dúvida de quase todo profissional na hora de começar a comprar seus instrumentos de trabalho. Sabendo disso, revisamos os 5 estetoscópios mais populares do mercado para ajudar, veja:

Estetoscópio Littmann Classic III 

Devido a sua anatomia, esse estetoscópio é bastante versátil. Ele possui uma peça torácica dupla com diafragmas ajustáveis, o que permite que seu uso seja aplicado tanto em adultos como em crianças. 

Algumas pessoas ficam relutantes com relação à compra deste aparelho por causa do seu alto custo. Mas deve-se levar em consideração que seu preço é diretamente proporcional à sua qualidade. Adquirir este produto significa ficar 5 anos sem precisar trocar de aparelho. 

Estetoscópio Amplificador Adscope 655

Dois anos atrás, esse estetoscópio foi reconhecido como o melhor da Adscope. Sua peça de tórax é exclusiva e ele amplifica até 2,5x, tornando o som muito mais perfeito para o profissional.

Além de super confortável – graças às suas molas de folha dupla – ele é um aparelho produzido em metal, o que lhe dá uma garantia vitalícia. Quem compra este produto não se arrepende e tem um aparelho de qualidade para o resto da vida.

Estetoscópio clínico profissional Adscope 615  

Estetoscópio leve e de fácil manipulação, assim se define esse modelo. Ele traz toda a qualidade da Adscope e as tecnologias da marca, como a  AFD, por exemplo. 

Portanto, ele não só é funcional como de excelente qualidade. Até alguns detalhes podem fazer a diferença, como é o caso de uma tecnologia anti-frio que deixa a avaliação mais confortável para o paciente.

Escopo Adscope 641 Sprague 

Este aparelho é perfeito para estudantes, pois é extremamente adaptável, repleto de acessórios que podem ser usados nos mais diversos pacientes. Além de todas as peças, ele tem ainda uma imensa variedade de cores, são quase 30 opções.

Estetoscópio Littmann Master Cardiology

Esse é um dos aparelhos de estetoscópio mais caros que existem, e a qualidade do som é quase inacreditável. Para se ter noção de sua potência, é possível ouvir o som do coração de um bebê na barriga da mãe ou mesmo um sopro muito fraco.

Principais usos do estetoscópio.

Além de algumas outras coisas, o estetoscópio é utilizado para alguns fins bem específicos, como:

1. Aferir pressão arterial

Ele é usado para conferir os batimentos quando a pressão é aferida por um manguito inflável. A leitura dos mostradores é feita em conjunto com os batimentos que são captados por meio do estetoscópio.

2. Identificar sons pulmonares

Através dele é possível identificar sons anormais durante a respiração, que podem ser sintomas de bloqueio de vias aéreas ou de algum problema mais importante, como inflamação pulmonar.

3. Identificar os sons cardíacos

É impossível examinar a saúde do coração sem usar primeiramente um estetoscópio. Ele é de extrema importância, fazendo com que quase todo o diagnóstico seja prejudicado em sua ausência. 

A tarefa do estetoscópio nesse caso é identificar possíveis alterações nos batimentos cardíacos – como galopes, sopros e arritmias – que podem ser sinais de doenças graves ou não. 

5. Detecção de anormalidades no fluxo sanguíneo (sopros)

O sopro é um barulho detectado pelo médico na examinação do paciente e que podem indicar o estreitamento de uma artéria ou o desvio do fluxo de sangue por um logar onde não deveria passar.

Portanto, o primeiro passo para detectá-lo é utilizando um estetoscópio para ausculta do coração e das artérias. 

Como escolher um bom estetoscópio

Algumas dicas podem ajudar você a escolher um bom produto:

  • Veja se altura do som que o produto emite é boa o suficiente;
  • Verifique a garantia e sua durabilidade;
  • Veja quão confortáveis são as olivas
  • Observe se a peça auscultatória é de boa qualidade;
  • Teste os ajustes da campânula;
  • Deve ser um aparelho leve, já que vai passar o dia todo em seu pescoço;
  • As hastes são flexíveis? Se sim, perfeito!;
  • Escolha o melhor material, como aço inoxidável e metal.

Agora que você conhece os principais tipos de estetoscópio e seus usos, é capaz de escolher com mais firmeza aquele que pode suprir suas necessidades. Lembre-se de que a qualidade do produto é primordial e ajuste suas prioridades de compra de acordo com ela.