Estilo provençal em sala de estar: sofisticação e requinte

Casa

Nada como uma clássica decoração para a sala de estar, não é mesmo? Estamos falando de elegância, refinamento e perfeição: é isso que o estilo provençal oferece para o seu lar. Uma poltrona sofisticada e móveis mais antigos, quando aliados a tons claros, são a escolha perfeita para o ambiente.

Ao contrário do que muitos imaginam, a decoração de uma casa não serve apenas para impressionar as visitas: ela é essencial para os moradores. Uma boa decoração pode alterar o nosso humor, trazer aconchego para a nossa casa e afetar de forma positiva o nosso bem-estar mental, incluindo a autoestima.

Então, se você gosta da estética clássica, que tal fazer uma mudança no seu lar e adaptá-la para o estilo francês, que tem conquistado muitas pessoas? Mostraremos que não é tão difícil quanto parece. Basta seguir as nossas dicas e logo a sua sala vai te transportar direto para a França.

Abaixo, conheça mais sobre o estilo provençal e descubra de que você precisa para transformar a sua sala de estar.

O que é o estilo provençal?

A decoração provençal é um estilo que teve sua origem na cidade de Provença, no sul da França, e que começou em meados do século XVI. Se tornou popular quando os camponeses começaram a alterar suas casas para que se parecessem com as dos nobres.

Os nobres, por sua vez, tinham a casa decorada com cores suaves e românticas, papéis de parede com estampas florais e de listras, além de modelos de móveis antigos e rústicos.

Agora que você já sabe onde surgiu esse estilo, você deve ter em mente que ele é pautado no romantismo. Ele aposta em um ambiente delicado, com certo excesso de feminilidade. Mas quais as principais características?

Móveis rústicos

Como surgiu há muitos anos, o estilo provençal esbanja os móveis antigos e rústicos. O lado bom é que você consegue achar esse tipo de móvel em diversos antiquários por preços mais em conta, te ajudando a economizar para continuar a sua reforma.

Cores claras

A leveza e a feminilidade, como falamos acima, são toques-chave para a decoração provençal. Portanto, as cores utilizadas não podem ser fortes e escuras, dando prioridade especialmente para os tons pastéis. Eles dão a sensação de suavidade e delicadeza.

Geralmente, o branco é utilizado como base — mas não se apegue a ele. Também são bem-vindos os tons claros de rosa, azul, verde, amarelo, lilás e muitos outros. Aventure-se também dando cor aos seus móveis.

Flores

As flores são uma parte muito importante nesse estilo de decoração. Isso porque, como explicamos acima, ele nasceu em uma região camponesa. Portanto, um elemento de decoração comum eram as flores, que cercavam as casas e eram de fácil acesso.

Seja com a imagem delas em quadros, estampas nos papéis de parede ou até mesmo nos sofás e tecidos, as flores devem estar presentes.

Como transformar a minha sala de estar no estilo provençal?

Sabendo de todas essas dicas, é hora de aplicá-las na sua sala de estar. Pense em todos os elementos que a compõem e se divirta com as possibilidades que você encontrar.

​​Você pode apostar em móveis de madeira ou pintados, mas sempre em tons claros. Outro ponto importante é manter o aspecto romântico, optando por sofás e mesas de centro mais claras ou com estampas.

Além disso, a dica do nosso portal é que não se esqueça dos enfeites florais. Seja com a própria flor espalhada pela casa, nos papéis de parede, nas cortinas ou almofadas, elas devem estar presentes. Para finalizar, dê um toque com um lustre. Ele é um elemento especial no estilo provençal e combina bem com a sala de estar.