Imigração

Imigração: riscos, benefícios, motivos e muito mais

Benefícios / Governo

Desde a antiguidade, os humanos sempre utilizaram a imigração e isso é uma das principais características dos seres humanos, já que, o nosso corpo urge por mudanças, já que, desde quando éramos primatas já vivíamos como imigrantes.

Atualmente, essas mudanças estão associadas a problemas com política, religião, entre outros fatores que fazem as pessoas precisarem mudar de um local para outro.

Abaixo, vamos falar sobre tudo que envolve o processo imigratório: seus riscos, motivos e muito mais.

O que é imigração?

Imigração é o nome que se dá ao movimento de pessoas de um país ou estado para outro.

A pessoa que sai de uma nação e busca outra para trabalhar ou fixar residência é chamada imigrante e ela pode ter decidido se mudar por diversos motivos.

Principais motivos para imigração

Podemos citar muitos motivos que fazem com que as pessoas queiram mudar, mas vamos falar dos principais:

  • Guerras: o conflito entre as pessoas é chamado de guerra e essa tragédia pode ser interna, chamada de civil ou externa, quando o país entra em disputa com outros países por vários motivos. Nos dois casos, pessoas comuns que não querem fazer parte desse tipo de problema político, migram para outros Estados que não estejam envolvidos na guerra, buscando melhorias para sua família.
  • Tragédias da natureza: outro problema que faz com que diversas pessoas decidam partir para outro país buscando moradia são as tragédias naturais como terremotos, enchentes, furacões e até vulcões em erupção. Esses problemas destroem toda a infraestrutura de um país e, para evitar que isso aconteça de novo, as pessoas migram antes para países mais seguros.
  • Causas pessoais: além das tragédias citadas, os humanos podem decidir mudar por causas próprias, seja para estudar em alguma universidade estrangeira, seja para trabalhar em alguma empresa internacional, esses imigrantes partem em busca de novas oportunidades em outro Estado.

Riscos da imigração

Quando se fala em imigração parece até que esse é um processo simples, afinal, migramos desde sempre, então deveria ser comum decidir mudar-se de um país para o outro, mas não é bem assim.

Imigrar traz riscos que podem ser resolvidos rapidamente ou que nunca sejam superados.

Vamos falar sobre alguns:

  • Acidentes: pessoas que saem de seus países por causa de problemas como guerras e tragédias da natureza costumam fazer isso às pressas, sem planejamento nenhum. E, nesses casos, é comum acontecer acidentes no trajeto, seja por mar, seja por terra, afinal, muitas vezes, os condutores dos botes ou caminhões nem mesmo são profissionais e estão fazendo isso para fugirem de uma nação com problemas.
  • Proibição da entrada em países: apesar de sermos todos originados de seres humanos que migraram, ainda hoje encontramos países que fecham as portas para imigrantes, como no caso dos Estados Unidos que tem políticas voltadas contra a imigração. Nesses casos, o imigrante desloca-se até o país de destino em busca de moradia e acaba sendo deportado de volta para o país de origem cheio de problemas.

Benefícios da imigração

Citando o último caso do tópico acima, podemos afirmar que essa prática de proibição da entrada de estrangeiros é, no mínimo, contraditória, pois países que impedem imigrantes são compostos por pessoas que imigraram no passado.

E isso traz muitos benefícios para uma nação, pois, os imigrantes trazem consigo a cultura e o conhecimento que adquiriram no país de origem.

Isso agrega muito para uma nação que recebe essas pessoas, pois, um médico formado em outra nação já teve seus custos de formação, portanto, esse profissional formado já traz o conhecimento sem precisar onerar os cofres públicos para sua formação.

Origens e destinos de imigrantes

Os imigrantes podem sair de qualquer país ou estado e ir para outro, mas existem algumas origens e destinos que são mais conhecidos.

Por isso, organizamos uma lista que aponta quais são os 7 países mais cobiçados e quais são os mais deixados para trás por imigrantes:

  1. Estados Unidos;
  2. Alemanha;
  3. Turquia
  4. Reino Unido
  5. Espanha
  6. Canadá
  7. França 

Vimos que os países acima são todos integrantes da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico que reúne os melhores países para se morar.

Abaixo, veremos que os países sofrem muito com conflitos e tragédias e, por isso, essa lista mostrará países mais pobres:

  1. Afeganistão
  2. Síria
  3. Iraque
  4. Venezuela
  5. El Salvador
  6. Honduras
  7. Guatemala
  8. Paquistão

Imigrantes no Brasil

O Brasil é um país multicultural por causa do constante movimento de pessoas oriundas de outros países para cá e vice-versa, afinal, somos também um país que emigra muito.

Mas, falando sobre os imigrantes que mais buscam moradia por aqui, podemos citar os venezuelanos que, atualmente, têm sofrido com a ditadura e  os bolivianos, que sempre buscaram nosso país em busca de melhores condições de vida.

Mas, a verdade é que somos uma nação que sempre recebeu imigrantes desde 1500, quando os portugueses traziam africanos e esse aumento tornou-se ainda maior a partir do século 19, quando os europeus vieram em peso para buscar melhores condições de vida.

Hoje em dia, como vimos, seria mais provável uma imigração brasileira para esses países do que o contrário.