importância da Ergonomia

O que é o NR 17 e qual a importância da Ergonomia para empresas

Diversos

As vezes uma ação simples como levantar uma caixa do chão, pode ser trágica para nossa saúde, comprometendo a coluna e oferecendo riscos que trazem problemas a longo prazo, sem contar afastamento do trabalho por exemplo. 

Por isso a Nr 17 é tão necessária. Ela consiste em normas regulamentadas de Ergonomia, ou seja, conceito que oferece parâmetros de qualidade de trabalho, como a forma correta de sentar-se, o tipo de cadeira e mesa e até a forma como pegar uma caixa, por exemplo. 

Confira o que é a NR 17, qual sua importância dentro das empresas e dicas simples de Ergonomia que valem para o dia a dia em qualquer lugar e dão mais saúde e qualidade de vida, além de melhor produtividade. 

O que é Ergonomia 

A Ergonomia é otimização das condições de trabalho, que visam métodos e normas ocupacionais para relação do ser humano com máquinas e afins. A Ergonomia estabelece maneiras corretas de sentar, se movimentar e usar aparelhos, produtos e serviços, de modo a não comprometer a saúde mental e principalmente física. 

O jeito como nos abaixamos para pegar um objeto ou a forma como sentamos em uma cadeira, além da maneira como permanecemos nela, são pontos relevantes para uma boa ergonomia, já que qualquer maneira falha, pode trazer riscos a saúde como um todo. 

NR17 

Todos os anos, milhares de profissionais são afastados de suas funções por comprometimento da saúde, por causa de uma ergonomia falha. Por exemplo, uma cadeira rígida em que um profissional fique sentado trabalhando por horas, pode ser a causa de dores nas costas e consequentemente afastamento de trabalho, gerando mais custos e menos lucro a empresa.  

A NR 17 foi criada para assegurar que todas empresas sigam o mínimo de critérios básicos de ergonomia, garantindo a boa saúde de seus profissionais, além de dar aos trabalhadores, os melhores métodos de cuidado e segurança para evitar doenças ocupacionais. 

A NR 17 regulamenta a ergonomia no local de trabalho e visa 3 pontos básicos para que o profissional trabalhe com qualidade: 

  • Diminuição de lesões– A empresa que segue a NR17, providencia mesas e cadeiras confortáveis, em uma altura padronizada e com várias facilidades como armários com rodinhas, além de cadeiras almofadadas e nichos de altura média. Tudo isso evita que os funcionários façam grandes esforços para pegar objetos ou trazer problemas para a coluna; 
  • Conforto- O conforto é fundamental para um profissional se sentir mais disposto para qualquer tarefa. Por isso ter uma cadeira mais macia, com descanso de braços e pernas, pode ajudar a evitar dores nas pernas e manter a curvatura da coluna mais ereta; 
  • Mais produtividade- Profissionais mais saudáveis geram mais produtividade e uma empresa mais fluida e lucrativa. 

Portanto, quanto mais uma empresa segue essas 3 regras, melhor são os trabalhadores que terão mais disposição e saúde para trabalhos que são realizados em pé, por longos períodos, levantamento de cargas ou mesmo monotonia e principalmente a LER (Lesão por esforço repetitivo). 

Ergonomia para empresas 

A NR 17 é fundamental para qualquer empresa, seja ela micro ou um grande negócio. Empresas que não seguem as normas da NR17, podem ser autuadas em uma fiscalização e receber multas e advertências, como a regularização do local em x tempo.  

A NR 17 é a única maneira de manter a saúde dos funcionários em dia e trás mais benefícios para qualquer negócio a médio e longo prazo. 

Saiba mais sobre Ergonomia 

Para empresários que desejam conhecer melhor a NR17 ou profissionais da área de normas e fiscalização, a EW Cursos oferece o curso online NR17, com dicas e todas a regulamentação do setor atualizado, capacitando o profissional e o melhor, com certificado reconhecido em todo Brasil.