Inbound Marketing para novos empreendedores: como alavancar seus negócios

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O Inbound Marketing consiste em um conjunto de estratégias com a intenção de atrair, converter e encantar clientes, afastando-se do conceito tradicional de propaganda, em que os anúncios são exibidos de maneira invasiva e sensacionalista (Outbound Marketing).

Também chamado de Marketing de Atração, essa estratégia é um prato cheio para os novos empreendedores, pois ela é capaz de acompanhar os novos hábitos de consumo do público atual, ao mesmo tempo em que é protagonista do Marketing Digital.

Com as modernas ferramentas online, os empreendedores podem investir no Inbound Marketing e conquistar ótimos resultados a curto prazo, além de usufruir de técnicas gratuitas ou com preço muito mais baixo do que no marketing tradicional.

Além disso, todo mundo pode aplicar as técnicas de divulgação do Inbound. Por exemplo, se um professor quiser oferecer aula de teclado, há possibilidades de anunciar o serviço através de redes sociais, sites ou blogs.

No artigo de hoje, conheça mais sobre o Inbound Marketing para novos empreendedores e saiba como alavancar seus negócios com a estratégia. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como principal estratégia a criação e compartilhamento de conteúdo relevante voltado a um público-alvo específico, com o intuito de conquistar a permissão da audiência para comunicar algo.

Essa ação cria um relacionamento saudável com os potenciais clientes.

Ou seja, ao invés de uma propaganda massiva, como um comercial de televisão, sobre uma chave catraca, o Inbound Marketing pode criar um artigo no blog que trata sobre o componente, suas aplicações e vantagens.

Resumidamente, ao invés de interromper o público, a estratégia atrai por meio de materiais ricos, informativos e interessantes.

Como consequência, os clientes vêm até a empresa, porque são atraídos pela mensagem, Dessa forma, fica muito mais fácil apresentar as possíveis soluções e fidelizá-los.

Apesar de não ser restrito à internet, o Inbound Marketing ganhou notoriedade nos ambientes digitais, muito por conta da própria dinâmica das redes. 

Afinal, quando as pessoas procuram por ponte rolante no Google, por exemplo, elas querem obter mais informações sobre o equipamento e não obter uma enxurrada de propagandas.

Entre as principais características do Inbound Marketing, destacam-se:

  • Comunicação aberta entre a marca e o cliente;
  • Compartilhamento de conteúdo de forma contínua;
  • Construção de um relacionamento de confiança;
  • Oferecimento de conteúdo direcionado ao público-alvo.

De acordo com uma pesquisa da iMedia Connection, cerca de 60% dos consumidores afirma ter uma visão mais positiva sobre a marca depois de consumir conteúdo sobre a mesma. 

Isso porque as pessoas sentem mais confiança em empresas que demonstram autoridade sobre o nicho de atuação.

Por esse motivo, 59% dos profissionais de marketing afirmam que o Inbound produz leads (potenciais clientes) de qualidade, o que é ótimo para alavancar os negócios e converter em vendas para a empresa.

Como aplicar o Inbound no seu empreendimento?

O Inbound Marketing é bastante democrático e os empreendimentos dos mais diferentes ramos podem usar a estratégia para alcançar o sucesso.

O primeiro passo é investir na produção de conteúdo, com a elaboração de materiais informativos e ricos a respeito do seu produto ou serviço. 

Assim, se a sua empresa trabalha com a venda de banheiro químico, elabore uma estratégia com o compartilhamento de artigos, vídeos entre outros formatos que possam oferecer conhecimento à audiência.

Além disso, um dos métodos mais eficientes do Inbound Marketing é o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca.

Ele consiste na aplicação de certas técnicas para melhorar a classificação do seu conteúdo nos buscadores, especialmente o Google.

Entre as ações, destacam-se o uso de palavras-chave (termos mais pesquisados pelos usuários), criação de conteúdo interessante, oferecer boa experiência de leitura ao público e proporcionar a navegabilidade em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

Importante ressaltar que há várias técnicas e estratégias dentro do Inbound

No entanto, para alcançar o sucesso, é preciso conhecer as características dos seus potenciais clientes, identificando suas necessidades e preferências.

Afinal, só depois de conhecer o público-alvo, é possível produzir conteúdos direcionados e assertivos, com grandes chances de conversão em vendas.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais eficientes de divulgação e promoção da marca na atualidade. 

Concentrado no ambiente online, o método abre muitas portas para os novos empreendedores que querem obter reconhecimento no mercado, mesmo com pouco dinheiro para investimento em projetos de marketing.

Assim, por meio da produção de conteúdo de qualidade, é possível alcançar potenciais clientes e promover a marca para uma grande audiência, acompanhando os novos comportamentos dos consumidores atuais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.