Melhores maneiras de incentivar crianças a lerem mais!

Diversos

Diversos estudos comprovam que a prática de ler tende a ajudar o desenvolvimento do cérebro e, consequentemente, um melhor desenvolvimento acadêmico. Portanto, estimular as crianças a tomarem gosto pelos livros é uma missão muito importante dos pais e dos educadores.

E como convencer as crianças a largarem os joguinhos e a TV para abrir um livro? A leitura tende a ajudar adultos e crianças a criar laços afetivos, porém às vezes é difícil criar esse hábito. Por conta disso, reunimos algumas dicas neste artigo com o objetivo de estimular a leitura dos pequenos.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Seja um exemplo

Atualmente, quase 75% dos brasileiros adultos não leram nenhum livro em 2021, segundo algumas pesquisas. Como a leitura é um ato cultural, é importante que todos os adultos desenvolvam o hábito da leitura para que a criança também aprenda a desenvolver.

Desligue a televisão

A grande maioria dos brasileiros gosta de assistir televisão durante o seu tempo livre. 

O problema é que com os eletrodomésticos ligados fica muito difícil de conseguir ler. Com a TV desligada você irá gerar um espaço vazio físico e psíquico para a leitura. Especialmente quando você deseja ter um tempo de relaxamento com os seus filhos.

Momento de leitura

Use os momentos em família para atualizar a leitura. Você pode escolher um bom livro, e debater sobre o tema com o seu filho.

É muito importante ser o exemplo dentro de casa, pois assim as crianças continuarão lendo quando ela estiver sozinha. Não que ela deva ler o livro para todos os lugares, mas é muito interessante dar exemplos dessa ação.

Você pode criar uma espécie de clube do livro, em que vocês vão escolher um título e assim vão compartilhar as suas impressões. Jamais tenha medo de dizer que você não gostou de um livro e as razões para isso. Pois assim, a criança pode compreender que existem diversos tipos de obras, e sempre que desejado ela poderá trocar de livro.

Varie os tipos de texto

Uma excelente dica é sempre oferecer diferentes tipos de texto. Apesar de gerar uma certa insegurança, não existem problemas em deixar que as crianças leiam conteúdo destinado a diferentes faixas etárias, porém sempre tome cuidado com o conteúdo do livro.

Sempre respeite o gosto do leitor

É fundamental sempre respeitar o gosto das crianças. Sempre estimule a leitura de diversos títulos, portanto tente oferecer diversas opções.

Leitura demais jamais vai machucar. O fundamental é sempre ter contato com a leitura. Na hora de oferecer novos livros, é muito importante conhecer a criança. Observe-a, investigue sobre seus interesses.

Uma dica para melhorar o seu ensino, é fazer um Curso Online de pedagogia, com o curso você entenderá mais sobre o mundo das crianças

Tenha calma

Não existe necessidade de cobrar que a criança termine um livro em um único dia. Assim como os adultos, as crianças têm os seus próprios tempos de ler.

Outra preocupação é jamais forçar que a criança leia tudo sozinha. É possível alternar a leitura entre você, com o objetivo que seja mais prazeroso, porém tome cuidado em evitar um tom professoral e não ficar somente bombardeando a criança de perguntas como “entendeu?”, “o que isso quer dizer?”, busquem debater com as crianças, para que ela comece a criar um senso crítico.

Frequente livrarias, bibliotecas e bienais

Sempre procure frequentar livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da sua cidade. Pois, em geral, será possível aproveitar toda a programação que é voltada para a leitura, como, por exemplo: encontros com autores, debates e contações de histórias.

Cantinho da leitura

Busque criar um ambiente confortável com o objetivo de estimular a leitura, no qual a criança terá acesso aos livros sempre quando quiser, com uma excelente iluminação.

Estude a época retratada

Diversas vezes as crianças não entendem o porquê da leitura. Explorar a época em que o livro foi escrito ou o tempo que foi o autor que escreveu o livro pode gerar grande interesse das crianças. Pois, quanto mais informações você tiver sobre um determinado livro, mais a criança ficará interessada pela história.

Alie com outras diversões

Sempre associe a leitura com passeios. Se o livro fala sobre animais, o que acha de ir a um zoológico? Se ele fala sobre o Universo, você pode ir ao planetário da sua cidade ou observar as estrelas à noite. Os filmes e peças de teatro também serão excelentes maneiras para gerar interesse aos livros em que foram baseados. Os textos teatrais também são uma excelente opção.

Use o tablet para ler, ele não é só para joguinhos

Criar uma biblioteca virtual em seu tablet, pois assim você poderá estimular muito mais a leitura. Para algumas crianças, a leitura poderá ser até mais rápida por conta das cores e da luminosidade.

É válido ressaltar que com o tablet ou o celular, a perda de atenção poderá ser muito alta.

Use sempre a tecnologia ao seu favor

Muitos sitesde editoras e Cursos Online disponibilizam atividades lúdicas sobre diferentes assuntos. Fazendo com que você possa ampliar as suas atividades e o interesse pela leitura. Também indicamos que você procure por canais do Youtube sobre literatura.

Jamais deixe isso se tornar uma obrigação

Se tudo isso for feito certo, não tem risco. Porém, é muito importante tomar alguns cuidados para não fazer com que a leitura seja mais uma incumbência.

A leitura deverá ser algo muito divertido para as crianças para que se torne um hábito diário dentro da vida delas.

Depois de ler sobre  as melhores maneiras de incentivar as crianças a lerem mais, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu aqui no blog, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.